quarta-feira, 10 de julho de 2013

[10.07] Dias de greve e cheguei aos 10 km!

Os Enfermeiros, tal como muitas outras pessoas em diversas profissões, atravessam uma fase complicada. Além de sermos pouco reconhecidos e de acharmos que os nossos cuidados se centram nos bastidores (o que é totalmente falso), sendo o médico sempre a personagem principal e secundária, simultaneamente; além de não termos fins-de-semana nem feriados e de vermos as nossas horas complementares (que são essas) reduzidas a metade; além de não termos subsídio de turnos (têm noção do que é andar sempre a trocar de turno e fazer noites?); além de engolirmos comida e andarmos sempre com o horário do mês a fazer trocas; além de ter ficado sem a bonificação dos 25 dias de férias anuais; além do desgaste físico e emocional; ainda nos querem colocar as 40h semanais! Really? São mais ou menos 20h ao fim do mês, o que perfaz 3 turnos e qualquer coisa e vai roubar imensos postos de trabalho. Não é justo. Ontem e hoje fiz greve. Assegurei os cuidados mínimos, sem saber bem o que é isso quando se tratam vidas. Se vai levar a algum lado? Pois. Queria muito mas não sei. O que sei é que cada vez me exigem mais e me dão menos (menos dinheiro ao fim do mês, menos valor, menos compreensão).
Mas falando de coisas boas, hoje corri os meus primeiros 10km! Foi tão boa a sensação! Soube mesmo bem porque estava muito mais fresco e sentia o meu corpo a desafiar-me!

P.A: Papas de aveia com canela + iogurte magro + cereais de milho + banana

Treino: 10km corrida (55min) + 2,5km de caminhada rápida + 10min de abdominais

Almoço: wrap com legumes salteados + tomate com orégãos + omelete no microondas sem gordura com delícias do mar + chá verde frio + laranja

Lanche: pêssego + pão com queijinho light

Jantar: salada de alface e pepino + dois carapaus pequenos assados em papelotes + 4 ameixas pequenas



2 comentários:

  1. Olá Vi!
    Tenho mais ou menos noção do que sofrem os enfermeiros em Portugal, pois a minha mãe é médica e vai-me contando essas e outras histórias dos muitos que já partiram para países mais atractivos como a Noruega, Inglaterra ou a Suiça. Vejo a greve como uma atitude positiva de indignação, mas é como disseste: os resultados demoram...e isto se aparecerem.
    Falando de outros assuntos, parabéns pelos teus 10 km! Será que a vontade veio da revolta? Ou será do teu pequeno-almoço, que me pareceu mais rico em hidratos que o costume? Seja o que for, é uma ótima marca :) Parabéns por mais um objectivo concretizado.
    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. a situação dos enfermeiros é de facto muito complicada...tenho muitos amigos nessa profissão, a maior parte, fora de Portugal!

    10km :D caramba!!! Parabéns :D!

    ResponderEliminar