sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Os excessos de Natal- como sobreviver?


Dezembro é um mês de festas, por excelência. Não basta termos o Natal e a Passagem do Ano e ainda existem 1001 convívios, jantares de Natal, reuniões familiares, pastelarias cheias de tentações e um frio desgraçado que desmotiva a prática do exercício físico. Parecem ingredientes propícios a uns kilos a mais, no início de Janeiro, certo?

De acordo com alguns estudos, se não houver cuidado com a nossa saúde, podemos engordar entre 2 a 4kg só neste período. Mas não é só engordar, é o excesso de açúcar que vai andar no nosso corpo e as gorduras nada saudáveis.

Como prevenir isto? É necessário hibernar e recusar alguns convites? Depende, sinceramente. Eu, por exemplo, tinha/tenho 5 jantares natalícios em menos de uma semana, sendo que em 4 deles é impossível escolher a ementa (já está pré-estabelecida). Ok, três recusei ir: o do ginásio e dois do serviço. Paciência, além do preço, são os grupos ou que me identifico menos ou quem não preciso de estar no jantar porque convivo imenso ao longo do ano. Os outros, vou gerir da melhor forma, de modo equilibrado e sem stress. Querem algumas dicas?


  • Nada de saltar refeições, muito menos o pequeno-almoço. O controlo sobre as tentações será bem maior. Podemos reduzir algumas quantidades mas nada de ser restritivo pois chegamos com mais fome à refeição de festa.
  • Comer legumes/sopa/fonte de proteína antes do jantar. Uma sopa bem quente com um pouco de queijo fresco magro será algo que nos conforta, saudável e que vai impedir que nos atiremos às iguarias como se não houvesse amanhã.
  • Manter a hidratação é fundamental. Se optarmos por chás, não descurar o chá verde/chás drenantes, bem quentes: ajudam a depurar o organismo e deixam-nos "cheios".
  • Praticar exercício físico. Uma corrida ao início do dia, um treino intenso de hiit, um bom treino de musculação: pôr o corpo a funcionar. No final dos almoços pesados, uma boa caminhada para aproveitar o sol, arrumar a mesa/cozinha, dar um passeio, brincar com os pequeninos, jogar wiii. Mexer!
  • Preencher os pratos com legumes/saladas: o volume vai deixar-nos saciados e impedir que consigamos enfardar muito mais.
  • Optar pelo que mais gostamos: não há necessidade de não comer nada. Apenas seleccionar ou reduzir nas doses: em vez de comermos uma fatia de bolo-rei, outra de tarte, um sonho, uma azevia, uma taça de arroz doce mais uma fatia dourada, cortar meia fatia de bolo rei, provar a tarte, tirar uma colher de arroz doce do parceiro, dividir os fritos. 
  • Está-nos mesmo a apetecer aquilo ou é só goludice? Pensar sempre nisto quando nos vamos servir de algo menos bom.
  • Estão a ver as caixas de bombons que não param de nos aparecer à frente? Pois, ou ignorem ou tentem comer aquele que mais tem a ver convosco. Têm o ano todo para ir comendo! 
  • Comer bem devagar, conversar, apreciar o espírito, em vez de estarmos sempre a levar os alimentos à boca.
Têm mais dicas que queiram partilhar?

1 comentário:

  1. Acho que bate uma certa ansiedade e saímos devorando todas as comidas tipicas desta época. Esquecemos que todas elas, podemos comer o ano todo praticamente...
    Controle das quantidades e escolha de um tipo de cada é essencial para nossa barriga não ficar parecida com a do Papai Noel! rs
    Beijooo
    Ca

    ResponderEliminar