quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Aditivos, qual o perigo?

Os aditivos alimentares estão presentes em milhares de alimentos: quase tudo o que seja transformado/processado tem estas substâncias. Os aditivos  englobam os intensificadores de sabor (proteína vegetal hidrolisada, extrato de levedura, monoglutamato de sódio), adoçantes artificiais (como o aspartame), conservantes (como os nitratos e sulfitos), corantes e estabilizadores e correctores de acidez.

A questão do uso destes aditivos é que como existem em tantos alimentos, saber ao certo a dose máxima segura por dia que podemos ingerir, é quase impossível. Além disso, as pessoas com menos peso (crianças inlcuídas), são as mais vulneráveis pois a dosagem baseia-se no peso e sabemos que as crianças são um alvo fácil das gomas, rebuçados. pastilhas, etc.

Mas quais são os perigos mesmo? Há estudos que concluem que determinados aditivos podem provocar hiperactividade, nauseas, vómitos, enxaquecas, depressão, alterações de humor, tonturas, perda de memória, dores de cabeça e de barriga, diarreia, levar ao aparecimento de demências e mesmo de cancros. O problema é que só há relativamente pouco tempo se começou a ter em conta o perigo dos aditivos e ainda não há muitas conclusões consistentes.

Eu, por exemplo, era uma consumidora compulsiva de pastilhas elásticas. E consumo gelatinas light, por vezes bebo uma coca-cola zero, ingiro 1x por semana vinho tinto, como fiambres e queijinhos light/ de barrar, bem como congelados. No decurso, tenho conseguido evitar as pastilhas (e custa tanto!!!), deixei de ingerir iogurtes magros e cereais de pequeno-almoço. Mas sei (e todos sabemos) que estou (estamos) muito longe de deixar de consumir aditivos. É quase impossível.


Assim, deixo algumas dicas:

  • Variar a alimentação;
  • Optar por alimentos frescos e simples, o menos manipulados industrialmente possível;
  • Preferir preparar as refeições, em vez de usar os alimentos industrializados (pedir no talho para fazerem os hambúrgueres em vez de comprar congelados, p.ex.);
  • Reduzir/balançar o consumo de bolachas, iogurtes e produtos lácteos magros/light, gomas, refrigerantes, gelados, mousses e pudins pré-preparados, pão embalado, congelados, gelatinas, lasanhas, pizzas, batatas fritas, enlatados, molhos, comida pré-feita, etc...

Bibliografia
Revista Prevenir de Novembro'15

1 comentário:

  1. Eu uso produtos frescos de base... mas deixar o meu iogurte magro, vai ser algo difícil de fazer.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar