Li um pequeno artigo numa conta do Instagram sobre erros relativos à musculação. Quando praticamos musculação, e falo pelo que leio e experiencio, os nossos objectivos têm de passar por: definição, alteração da massa magra/gorda, aumento da força, aumento da resistência muscular.
Eis então alguns erros frequentes:
- Treinar durante muito tempo: a musculação, ao contrário de certos desportos mais convencionais, como o atletismo ou futebol, requer um treino mais intenso e menos frequente: menos é mais e o descanso é essencial.
- Não treinar o corpo todo: se só treinarmos pernas, por exemplo, o resto do corpo fica desproporcional. Deve haver um condicionamento e manutenção geral.
- Treinar bem mas descompensar com a alimentação: o nosso regime alimentar representa 70% na construção muscular. Atenção aos pré e pós-treinos, à ceia, às dietas low carb (os hidratos de carbono são essenciais) e à ideia errada de "se eu treino, eu posso abusar".
- Técnica pobre: não interessa levantar grandes cargas se a técnica nos está a causar dano! Atenção à postura, ao número de repetições e à velocidade. Por exemplo, em treinos de hipertrofia, os movimentos devem ser lentos e contidos, com o máximo de carga.
- Desistir logo: nota-se bem a sazonalidade nos ginásios. Em Setembro, em Janeiro e antes das férias do Verão é ver proliferar pessoas cheias de vontade. Nos meses seguintes é vê-los desistir. O processo de construção muscular é lento, por vezes desmotivante e monótono mas é incrível assistir aos resultados se estivermos a fazer tudo bem!
- Uso de suplementos: antes de começarem a comprar protéina, bcaa's, creatina, informem-se, leiam, questionem. Nenhum suplemento faz milagres mas quando bem empregues, podem colmatar algumas lacunas.
Baseado em: @treinadorwagner_oficial
Sem comentários:
Enviar um comentário