quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Estamos a comer hidratos de carbono suficientes?

Li um artigo interessante na Sport Life de Novembro que ainda não tinha tido hipótese de partilhar e que falava sobre o facto de que agora, com as dietas protéicas, os hidratos de carbono têm-se assumido como vilões, principalmente em dietas para perda de peso. No entanto, os HC são essenciais na nossa alimentação, são a nossa fonte de energia. Os valores em percentagem de consumo diário devem situar-se entre is 45 e os 65% daquilo que ingerimos.
Os sintomas de que podemos não estar a consumir os hidratos suficientes são:
  • Mau hálito: quando a alimentação é baixa em HC, obtém-se energia a partir das gorduras de reserva por um processo denominado como cetose. Este processo liberta cetonas e são estas as responsáveis pelo mau hálito.
  • Falta de energia no treino: se não conseguimos progredir nos nossos treinos ou nos custa treinar mais do que uma hora quando antes não havia problema, é provável que os músculos não tenham glicogénio suficiente.
  • O cérebro está lentificado: a glucose é a fonte de energia do cérebro e quando não há nas quantidades necessárias, perdemos memória e temos sono.
  • Andamos chateados/com mau humor/rezingões: Um regime alimentar baixo em HC conduzem a baixos níveis de neurotransmissores associados à felicidade e ao bem-estar.
  • Obstipação: Se não comemos HC suficientes, também não ingerimos fibra suficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário