terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CrossFit. Porquê?

Eu já oiço falar do Crossfit há alguns meses, quer pelos blogues, quer pelas redes sociais. Com o passar do tempo, fui subscrevendo alguns canais no youtube, um deles, o "Dicas do Salgueiro" que, apesar de me fazer rir imensas vezes, tem sido bom para uns treininhos em casa e, claro, para conhecer melhor o que é o Crossfit. 
Em Outubro, abriu na minha terra uma Box credenciada de Crossfit. As boxes são locais que reúnem condições de espaço e equipamento necessários à prática do Crossfit e têm de ser dirigidas por profissionais certificados. O meu irmão foi experimentar e gostou bastante. Isto coincidiu com uma entrevista que li ao Bruno Militão, na Sport Life de Novembro e que explicava melhor em que consiste.

Porque é que me começou a entusiasmar? Pela metodologia que rege o Crossfit. Este assenta em 10 capacidades físicas: resistência cardiorespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão: o corpo é trabalhado como um todo durante os treinos. Além disto, é uma "modalidade" que nos prepara para sermos melhor, fisicamente, nas nossas tarefas diárias.

Os treinos nunca são iguais e a duração é, normalmente, de uma hora. Os treinos são estruturados em 3 partes: aquecimento, técnica ou força (ensinam-se novos exercícios, técnicas e/ou progressões) e WOD (Workout of the day: onde se aplica o que se aprende e onde se testa a capacidade física).


Para saberem mais e de uma forma menos maçadora, podem assistir a este vídeo.

Assim, no final de Novembro fui experimentar um treino e gostei bastante. Este ano, comecei a frequentar com assiduidade: 6 vezes por mês e estou a gostar bastante. Primeiro porque são treinos com pouca gente e temos sempre imensa atenção do nosso mentor/professor. Depois porque me sinto a aprender mesmo técnicas. E uma das coisas que mais aprecio: nunca um treino é igual ao outro. Na semana passada, por exemplo, colocaram-me a caminhar pela parede acima (wall climbs) e hoje consegui fazer um double under (saltos duplos à corda), pela primeira vez!

E vocês, gostavam de experimentar? Diz-vos algo este género de treinos? Querem saber mais?

Deixo a foto da WOD de hoje :)

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu também já me rendi ao crossfit! Fiz durante muito tempo o Insanity e, mais recentemente, musculação pura com algum trabalho cardiovascular. Agora chegou o crossfit, e veio para ficar!
    Adoro essencialmente pelas razões que descreves: cada treino é diferente, sempre com o mesmo entusiasmo de um desafio inicial e, acima de tudo, faz-me sentir mais em forma e saudável do que nunca! Parece mesmo que somos capazes de tudo! A primeira vez que fiz um wall climb até tremia de medo, agora já são algo rotineiro.
    (A quantidade de pontos de exclamação neste comentários ilustra bem o meu entusiasmo com o tema lol)
    No meu último post prometi que o próximo seria sobre os meus novos treinos, embora não tenha desvendado o mistério. Agora já me descaí, mas não aguentei!
    Beijinhos e bons treinos ;)

    ResponderEliminar
  2. já a fazer duplos?? uauuuu!!
    Quem começa não quer outra coisa :) era incapaz de me imaginar noutro sitio agora... o melhor mesmo é ires vendo a tua evolução ao longo dos dias, meses, (anos)... :)

    ResponderEliminar