quarta-feira, 23 de julho de 2014

Das marmitas e das escolhas saudáveis

Vocês sabem que eu sou uma fã da marmita. Comigo andam sempre Tuperwares e uma garrafa de água. Ao desenvolver um estilo de vida mais saudável, comecei a preocupar-me mais quer com a qualidade do que como, quer com os custos. Comer bem implica dinheiro! Não me venham dizer o contrário porque fica muito mais económico, por exemplo, ir jantar um menu grande ao Mc Donalds do que uma refeição completa e equilibrada ao H3. E isto é só um pequeno exemplo. A fruta e legumes frescos ficam mais caros ao quilo do que um pacote de arroz. 

E os valores da quinoa? Alguém já se apercebeu do quanto tem encarecido? Eu perguntei ontem, à dona de uma loja de produtos biológicos que adoro ir, sobre o porquê e ela respondeu que a procura tem sido imensa, o que faz com que, até para as pessoas nativas dos locais onde se produz/planta quinoa, esta esteja a escassear. A procura é maior que a oferta, logo os preço sobem!

Mas isto não podem ser desculpas para não se comer bem. Se fizerem bem as contas, comprar os ingredientes e fazer uma sopa fica mais barato do que comprar uma já feita num hipermercado. Se não podemos comprar brócolos, compramos courgete. Se não podemos comprar quinoa, compramos couscous de milho ou espelta. Se não podemos comprar batata doce, compramos  da normal. Se não podemos beber leite de vaca, substituímos por iogurte, queijos ou vegetais de cor verde escura (ricas em cálcio) (não é preciso ir logo comprar as bebidas vegetais). Em vez de gastarmos dinheiro em pastilhas elásticas, refrigerantes, rebuçados e pequenos nadas que, no fim de contas, ainda é bastante dinheiro, compramos fruta da época. Se não podemos comprar vitela nem bacalhau, substituímos por frango e carapau.

Não é preciso é sermos tão focados em modas de alimentos. Ontem foram as sementes de chia, hoje é quinoa, amanhã é a clorella. Se não podemos, não podemos. Eu só levo a alimentação que levo porque posso e porque corto noutras áreas. São opções.

Esta semana, em que estou a participar em dois mega-eventos de Enfermagem, com conferências diárias e em que o valor da inscrição contempla almoços de trabalho, tive de optar: almoçar e lanchar coisas menos saudáveis ou fazer o esforço extra de levar marmitas. Faço o esforço e levo marmitas. Tenho ido comer a salada; aos lanches como a fruta mas levo comigo frutos secos e tostas sem açúcar.

E o facto de levar marmita, proporciona-me almoçar num ambiente mais calmo, ao ar livre e fora da confusão de ter de almoçar de pé! São escolhas, como digo e aceito que não me compreendam. Então eu tenho direito a almoços e lanches e armo-me em esquisita? Pois mas na segunda-feira eram bifinhos com natas e cogumelos; ontem bacalhau com natas... quer dizer... não é de todo aquilo que faz melhor. E quando eu quero e me apetece comer coisas menos saudáveis, prefiro optar por pizza, francesinha, marisco ou coisas assim :D

Quem mais é assim como eu?
Fiquem com as fotos do almoço de ontem :)
A vista :)

 A lancheira :p
A comidinha: couscous de milho com atum ao natural + salada de alface e tomate.










Pêssego como sobremesa :)

2 comentários:

  1. Não diria melhor! E muito difícil para a maioria das pessoas perceber o porque de levarmos comida de casa, principalmente quando temos acessibilidade a refeições. Temos de ignorar estas opiniões, no final de contas, estamos a faze-lo pela nossa saúde e pelo nosso corpo :)

    ResponderEliminar