terça-feira, 27 de maio de 2014

Alimentos para a pele

Todas gostamos de nos sentirmos bonitas e confiantes e sabemos que o nosso rosto, além do restante corpo, são o nosso cartão de visita inicial. É tudo muito bonito quando falamos que o interior é que conta e tal mas, infelizmente, julgamos e somos julgados, ou avaliamos e somos avaliados, primeiramente, pelo nosso aspecto exterior.  

E porque não aliar a alimentação saudável às nossas características? É que optar por frutas e vegetais em detrimento de bolachas e bolos, não promove só emagrecimento e ser saudável: reflecte-se na nossa pele e pode envelhecer-nos ou tornar-nos mais jovens.

A pele é um órgão e o maior do nosso corpo. Renova-se a cada 28 dias e esta regeneração exige uma grande quantidade de água e de nutrientes, essenciais para proteger a pele e regular a temperatura corporal Os dermatologistas recomendam cada vez mais que os cuidados externos da pele comecem de dentro e, deste modo, é fundamental uma boa alimentação. Eis os alimentos que devemos incluir no nosso dia-a-dia:

  • Abacate: pode ser usado em máscara, pela sua riqueza em vitaminas D e E. Contém gorduras vegetais, ricas em ácidos gordos insaturados.
  • Azeite: tem ácidos gordos que reconstituem a camada lipídica da pele.
  • Melão, a melancia, o pêssego e a pêrafrutas ricas em água e também em vitaminas. Nutrem as camadas dérmicas a partir de dentro.
  • Pepino: fornece água que favorece a hidratação, e em máscara ajuda a limpar o rosto de impurezas. 
  • Pimentos, citrinos e os quivis contêm muita vitamina C e água.
  • Frutos secos: ricos em vitamina E e fonte de ómega-3, especialmente as nozes.
  • Amêndoas e pistachos reduzem o envelhecimento e favorecem a elasticidade.
  • Salsa: tem propriedades branqueadoras pelo que aclara as manchas da pele. Ingira-a fresca ou picada, em carnes ou massas.
  • Cenouras: contém carotenos que favorecem o bronzeado saudável, apesar de não eliminarem as manchas de forma definitiva, só as atenuam.
De forma geral, devemos escolher:
  • Ácidos gordos: Os insaturados como o oleico e os presentes nas sementes e no peixe azul fortalecem a barreira lipídica, impedindo a secura da pele.


  • Proteínas: As principais constituintes da pele. Devemos optar pelas provenientes dos ovos, carnes e peixes magros e de natureza vegetal, como o tofu.
  • Água: A hidratação consegue-se através de uma ingestão suficiente de água e de líquidos, sendo que a quantidade recomendada é de 1,5 a 2 litros diários.
  • Fibra: Favorece a digestão e, portanto, depura o organismo e a pele.

Bibliografia:
Prevenir
Livro de Anatomia

3 comentários:

  1. E agora com o Verão é importante tratar bem da pele, que sofre uma agressão substancialmente maior.

    Bom artigo!

    Beijinhos,
    Di

    ResponderEliminar
  2. Não basta estar só bonito saudável por dentro, também temos de estar saudáveis por fora;) Boa escolha de alimentos, gostei;)

    Beijinho,
    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Abacate, azeite, pepino , amendoas, proteinas, agua e fibra. E concordo plenamente contigo ali no inicio, fala-se muito do interior, mas a sociedade onde vivemos dá mais importancia ao exterior, essa é a verdade, infelizmente

    ResponderEliminar