terça-feira, 1 de abril de 2014

Vale a pena comprar bebidas vegetais? [comparação com nutrientes e fotos]

Aproveitei uns vales de desconto da Alpro (1,5€ de desconto por cada litro) e comprei bebida de arroz (preço de tabela: 1,99), de amêndoa (preço de tabela: 1,99) e de aveia (preço de tabela: 2,59). Já sou consumidora de bebida de aveia da marca Auchan (Jumbo) (1,89€)e de bebida de soja da marca Alpro (2,40€) e da marca Auchan (Jumbo) (0,89€). 

Como sabem, deixei de beber leite desde há alguns meses. Não tenho 
nenhuma intolerância mas o facto de ter lido muito sobre o leite e sobre as intolerâncias a ele associadas, levou-me a retirá-lo e sinto diferenças: menos inchaço abdominal e digestões mais fáceis. Apesar disso, continuo a ingerir iogurtes e queijos frescos mas aí a quantidade de lactose é muito inferior. Além disso, apesar de ir buscar muito cálcio aos legumes de folha verde, sempre se consegue algo mais com os iogurtes e queijo e, claro, com estas bebidas. Achava eu!



De facto, olhando para a composição nutricional, será que compensa gastar dinheiro nestas bebidas?

Esta primeira avaliação é da bebida de aveia da marca Alpro em que só temos 0,3g de proteínas por 100ml. 






Esta é da bebida de amêndoa (ainda não experimentei) e é a menos calórica (tem menos açúcar de todas) e 0,5g de proteína por 100ml.









Esta é da bebida de arroz: a mais calórica (e com mais açúcar: 5g por 100ml) e com menos proteína (0,2g por 100ml).

O cálcio é sempre o mesmo: 15% da dose diária necessária por 100ml.







A bebida de aveia do Jumbo também tem pouca proteína.



A de soja enriquecida com cálcio: tem relativo baixo teor em açúcar mas por 100ml também fornece os 15% de dose diária de cálcio recomendado.

 Por último, a bebida de soja light (tem menos açúcar face à versão original):
Baixa em açúcar, com 2,1g de proteína por 100ml e os tais 15% da DDR de cálcio.








O que acham disto? Compensa? A nível de sabor eu não sou esquisita e ainda não provei tudo. Depois esclareço melhor mas a bebida light de soja da Alpro é mais aguada que a versão normal (que é muito boa). A bebida de aveia do Jumbo também me sabe bem mas acho muito açucarada e aidiciono sempre café.
Dêm a vossa opinião e sugestões!

4 comentários:

  1. Boa noite, já experimentou o leite de arroz do aldi? Eu já e o preço tb agradável. Eu tb comprei o de amêndoa e tb ainda n bebi km beber digo; )

    ResponderEliminar
  2. De facto é caríssimo Vivi. Aqui no Uk tbm tem um preço disparatado :s
    A vantagem está pura e simplesmente nos açúcares. Ninguém fala nisso mas o leite animal é bastante pesadote em termos de açúcar. Essas bebidas vegetais são bem mais leves. Mas, de forma geral, em termos nutricionais são pobres.

    Kisses**

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que não compensa... o preço é demasiado alto e a quantidade de açúcar também. Cada vez que olho para a informação nutricional, perco a vontade de comprar.

    Sinceramente, prefiro fazer em casa, assim sei o que estou a beber e nem dá trabalho por aí além! ;)

    Embora reconheça que seja muito mais prático comprar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que post tão útil!
    Já ando para deixar o leite regular por um destes mas o preço faz-me sempre recuar. Talvez experimente só por curiosidade e depois logo vejo como me dou com ele :)
    Beijinho

    ResponderEliminar