terça-feira, 25 de março de 2014

A importância de uma alimentação variada

Se há coisas que me tiram o apetite é ver regimes alimentares à base de frango e atum. Por estes instagrams fora, principalmente por parte de pessoas do Brasil,  o frango e o atum são praticamente as únicas fontes de proteínas de origem animal que se ingere. Ah e os ovos, claro! E eu pergunto-me, como conseguem? Eu adoro frango, entenda-se. Por mim nunca comia vaca nem porco e só comia carnes com muitos ossos, tipo o frango, peru e coelho. Mas só atum? Porque é que se foge de peixes até relativamente baratos e benéficos, tipo a cavala, carapau e/ou pescada? Já nem falo em peixes mais caros como o salmão, dourada e robalo (que também adoro).

Eu sou apologista de uma alimentação equilibrada, variada, colorida e que nos proporcione prazer. E na nossa alimentação nós precisamos dos nutrientes (e não de andar sempre a contar calorias!)

Os Nutrientes podem ser classificados conforme as quantidades necessárias ao organismo (macronutrientes e micronutrientes) ou segundo as funções que desempenham (construtores, energéticos e reguladores). 
Os macronutrientes que podemos encontrar nos alimentos são os Hidratos de Carbono, as Proteínas, os Lípidos, a Fibra alimentar e a Água. Os micronutrientes são as Vitaminas e os Sais Minerais.
Os Nutrientes construtores (Proteínas e determinados Sais Minerais) são os responsáveis por produzir células que virão depois a ser ossos, vasos sanguíneos e pele, por exemplo. Por isso, são elementos fundamentais para a manutenção, reparação e crescimento do nosso corpo (daí a importância das proteínas para quem faz exercício, especialmente musculação).
Os Nutrientes energéticos (Hidratos de Carbono e Lípidos, principalmente) são os responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo para todas as actividades que desempenha, sejam elas visíveis (andar, respirar) ou imperceptíveis (pensar e manutenção da temperatura corporal).
Os Nutrientes reguladores (Vitaminas, Sais Minerais e Fibra alimentar), tal como o nome indica, regulam o bom funcionamento do organismo, controlando os processos metabólicos e protegendo o organismo. Por isso, cada um no seu papel específico, actuam na conservação e fortalecimento do sistema imunológico, na regulação da digestão, na circulação sanguínea e no bom funcionamento dos intestinos.

Entendem a necessidade de termos pratos equilibrados, coerentes e variados? Cada alimento tem nutrientes específicos que fazem bem ou mal a alguma das nossas funções corporais. Quanto mais variarmos na alimentação, optando por comidas saudáveis, maior será a probabilidade de irmos buscar nutrientes diferentes e todos eles benéficos para a nossa saúde!
Não se limitem a modas. Pensem por vós e façam escolhas inteligentes, seguras e prazerosas! Radicalismos podem ser prejudiciais e privar-nos de certos nutrientes, levando a carências nutritivas e eventuais doenças. O equilíbrio físico e mental é sempre o melhor de tudo!






Ajuda a nível de bibliografia: Nestlé

1 comentário:

  1. Também preciso de variar a alimentação! É assim que me sinto bem e que gosto de comer! Era impensável comer sempre o mesmo, todos os dias (a não ser que andasse viciada em qualquer coisa eheh)

    ResponderEliminar