sábado, 8 de fevereiro de 2014

Divagações e comida boa :)

E os dias que voam. E os turnos que se atropelam, num serviço lotado de pessoas, de doenças, de apelos, de trabalho. Às vezes (muitas) questiono-me o que me fez ser Enfermeira. Porquê? É que isto cansa, senhores! Cansa ver o sofrimento de doentes e família. Cansa trabalhar e receber (muito) mal. Cansa a desvalorização que sinto de alguns doentes e família que me vêm como uma mera criada. Cansa a gestão e estas chefias e viver sem saber quando vou ficar sem este trabalho. Cansam-me as noites infindáveis de trabalho.

Este país também não está para jovens, é um facto. Este país não se recomenda. E no meio de tudo, continuo a questionar-me sobre o porquê de estar neste profissão. Média? Sim, a média orientou. Desconhecimento da realidade? Também. Mas no fundo, eu gosto. Gosto quando faço algo de bom pelas pessoas e recebo sorrisos. Gosto de puncionar veias difíceis à primeira. Gosto de dar alta a um utente que me vem cumprimentar feliz com a recuperação (são raros, mas há). Gosto de trabalho em equipa. Gosto deste necessitar de saber muita coisa e estar sempre a aprender. 

E se sinto que a minha profissão me absorve, tenho (muita) necessidade de ter tempo só para mim. Pequenos nadas, como um pequeno-almoço sozinha, a ler e a comer bem antes de uma manhã de trabalho. Um café na padaria a ler o jornal. Umas páginas a ler o livro do momento, na cama, mesmo que vá trabalhar cedo. Os treinos que eu tanto preciso. O meu corpo a flutuar na piscina. As minhas refeições coloridas e invenções culinárias.

E é assim um equilíbrio que eu preciso, que eu adoro, que me faz sentir bem, respirar fundo e ser grata por, pelo menos, estar a trabalhar na área e no meu país.

Das últimas refeições e treinos:
Quinta-feira:

P.A.: Pão de centeio com queijo fresco e café longo
Pré-treino: Pêra + 3 avelãs
Treino: 30' corrida (5,6km) + treino trícipes, costas e abs + 20' bicicleta
Almoço: sopa + bacalhau no forn desfiados com legumes, ovo e chuchu (tipo à brás mas fit) muito, muito bom :) + clementina
Lanche: Iogurte com chia + quiwi e tostas integrais
Jantar: Salada de alface, tomate e cenoura + coxa e bife de frango estufado + maçã
Ceia: 1 bolacha de aveia + queijinho light




Sexta-feira
P.A.: Panqueca no microondas com iogurte por cima + café
Treino: Treino de peito e bícipes + abs + aula de indoor cycling
Almoço: sopa + dourada no forno em papelote sem gordura com salada + chips de batata doce + laranja
Lanche: Pão de mistura com queijo fresco magro + chá verde + quiwi
Jantar: Legumes salteados com carapau assado sem gordura, em papelote + maçã





1 comentário: