domingo, 1 de dezembro de 2013

Porque queremos um estilo de vida saudável?


O título deste post dá muito pano para mangas. O que é que nos faz comer bem? O que nos motiva a optar por comidas, por vezes, menos apelativas; por ingredientes mais caros (o queijo fresco, a quinoa, a batata doce, tudo isso fica caro); por modos de confecção com menor gordura (cozidos, grelhados, salteados)? O que nos faz perder imenso tempo a ler rótulos, a sermos olhados como freaks nos hipermercados, a sermos olhados como esquisitinhos pelos nossos amigos/conhecidos?


O que nos faz correr ao frio? Acordar mais cedo para ir ao ginásio? Sair de casa em vez de ficarmos no calor das mantas? Ou, pelo contrário, destilar ao calor, no verão, enquanto praticamos exercício?



A mim? Gosto de sentir que o meu corpo está a funcionar bem. Que lhe dou os nutrientes certos. Que estou a tentar prevenir doenças e mazelas futuras. Que estou a cuidar da minha pele. Que estou a tonificar o corpo. Que ganho resistência. Que atinjo objectivos e traço continuamente novos limites. Que tenho energia para outras actividades. Que me disciplino. Que sou mais forte que compulsões e vontades. Gosto da leveza e da sensação de um pós-bom treino. Gosto de descobrir novos paladares. 



Se isto é bom? Até um certo ponto sim. Mas quando ficamos obcecados é perigoso e doentio. Temos de manter o equilíbrio, lá está. E temos de saber sempre o porquê de fazermos isto! Se é por nós ou pelos outros. Se é para nos aceitarmos a nós ou para sermos aceites.


Este fim-de-semana estou num dilema. Tinha decidido com uma amiga que, quando terminassemos a dissertação, íamos ao Mc Donalds. Com tudo a que tínhamos direito! E eu já não vou ao Mc há um ano, comer uma refeição completa! Por um lado quero ir mas já não é com o mesmo entusiasmo de antes, entendem? Eu posso e gosto de comer uma cheat meal. Tenho comido bem e posso mesmo enfardar hamburguer + batata + bebida. Mas... parece que já perdeu o encanto e acho que não me faz tão feliz como antes! Apetece-me, por exemplo, mais, um hamburguer no H3. Acham normal?


Well, amanhã conto-vos o que comi, mesmo :) Ainda não decidi :p

Em relação a treinos e alimentação:
Ontem
P.A.: Overnight Oats

Treino: 1h de circuito de ginásio, género boot camp + o meu circuito de musculação (estou toda dorida dos braços!)

Almoço: sopa + dourada grelhada + salada e legumes salteados + laranja
Lanche: pão de centeio + chá verde + pêra
Jantar: Robalo grelhado + legumes salteados + maçã

Hoje
P.A.: Pão de centeio + queijinho light + fiambre de frango + leite com café + quiwi
Meio da manhã: meio pão torrado sem nada + chá + maçã
Almoço: quinoa + cogumelhos + tomate + robalo grelhado + laranja

Treino: Corridinha de +/- 6.7km em 36min (a minha aplicação do telem demora imenso a apanhar gps e só começou a contar mais tarde os quilómetros) + 700m em quase sprint

Pós-treino: chá verde + iogurte magro



 MAS contem-me, o que vos motiva?


2 comentários:

  1. Também já não me entusiasmo com Mc Donald's e coisas do estilo, mas quando me convidam até vou.

    Ultimamente tenho pensado muito sobre esses produtos. Compro os que têm menos gordura, os que parecem mais saudáveis, mas alguns pães são caros e nem sempre as informações são verdadeiras.

    ResponderEliminar
  2. Eu compreendo perfeitamente a tua posição :), andei uns 5 anos sem comer no Mc Donalds, e não quer dizer que não tenha feito outras cheat meals como por exemplo sim, o H3! Acabamos por nos habituar a comer saudável e a fazer escolhas, e as coisas não nos sabem ao mesmo. Mas sim, é tão importante manter o equilibrio, como ter hábitos saudáveis, temos que conseguir estar bem e não presas a nada.

    Boa semana :)

    ResponderEliminar