sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Feliz Natal*

O Natal é quando quisermos, certo? :) Então vão os meus votos atrasados que o vosso Natal tenha sido brilhante, cheio de saúde e amor!

A minha ausência é explicada da seguinte forma: Segunda-feira foi tarde de passeio com o namorado e os papás dele. Com um jantarzinho de grelhada mista e muito boa conversa que se prolongou até tarde. Sem hipótese de vir ao blog à noite. Terça-feira, dia de consoada e sem internet até à hora de jantar. E nem liguei depois o computador porque quis aproveitar a família. Dia de Natal também nada de computador! Família e família do namorado. Ontem foi dia de voltar ao trabalho e hoje cá estou a depurar todo o bolo-rei, tarte de feijão e frutos secos :p

O meu Natal foi bom! Muito bom porque com a idade, aprendemos a valorizar os afectos, a saúde, a família. Com o tempo, aprendemos que mais do que prendas, a família à volta do bacalhau e a lareira acesa são os melhores ingredientes desta noite. Que a manhã de dia 24 a fazer bolos com a mãe é do melhor. E que não há alegria comparável ao de estar com a avó a fazer os fritos. Houve bacalhau com batata cozida e muitas couves. Houve um copo de vinho tinto (Chaminé). Houve algumas fatias de bolo-rei, duas da tarte de feijão. Provei um bilharaco (tipo sonho mas com abóbora) e metade de rabanada (não sou fã destes fritos mas provo sempre até porque também os confecciono). Houve ameixas secas, alguns alperces, amêndoas e nozes. Houve abacaxi para desenjoar. E fomos felizes. E fizémos barulho.

Nem sempre os Natais foram assim. Portanto, há que aproveitar:) Houve prendinhas giras, trocadas e recebidas, com direito a reportagem fotográfica. Houve excessos? Um bocadinho mas tudo se compensa ;)

Em relação a algumas refeições/treinos destes dias:
Pequeno-almoço de segunda-feira: Iogurte magro com sementes variadas, quiwi e cereais de fibra

Almoço: sopa + quinoa com peixe vermelho no forno e laranja. E sabem que mais? Consegui que a mãe e o mano aprovassem a quinoa! O pai é sempre mais reticente e declinou o convite de provar :p
 Pequeno-almoço de terça-feira
 A tarte de feijão com amêndoa, DIVINA!

Treino de terça: 45min de exercícios de musculação em casa, com o mano
Almoço de ontem (quinta-feira): sopa + feijão frade cozido, salada e duas sardinhas assadas + laranja
 Jantar: salada, coelho assado e uma colher de arroz + maçã
Pequeno-almoço de hoje: Pão integral com queijinho fresco magro + fiambre de frango + iogurte magro
 Almoço: salada com carne de vaca assada e arroz + laranja
Treininho a sério: 20min de corrida (3.7 km) + circuito de musculação a puxar bem (que saudades!) + 15min de bicicleta em programa de terreno aleatório

Jantar: Sopa + legumes salteados, tomate e um bocadinho de batata doce assada no forno sem gordura + carapau assado em papelote + romã


3 comentários:

  1. Ai! Que saudades que tenho de comer sardinhas assadas!
    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Vi!
    Gostei imenso do que escreveste sobre o Natal, identifiquei-me muito contigo. O facto de dizeres que é uma época de família, para saborearmos cada momento com os outros, é exactamente o que sinto. Quiçá tu e eu tenhamos este sentimento tão intenso porque gostamos das nossas famílias e no dia-a-dia sejamos mulheres ocupadas, sem tanto tempo como gostávamos para estar com elas :)
    Fiquei também muito contente por ver que tiveste uma época natalícia muito boa, quer rodeada da família, quer em termos de mesa com comida boa :) A tarte de feijão com amêndoa de que colocaste uma foto aqui parecia mesmo muito boa!
    Se já não puder comentar mais o teu blog até lá, desejo-te um 2014 excelente, com muita saúde, felicidade, sucessos e o carinho da família, namorado e amigos. Aproveita bem a passagem de ano!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Oh Vi!
    Que saudades de estar presente no ritual de preparação do natal!
    Antes era realidade e agora está tão longínquo...

    Beijinhos**

    ResponderEliminar