terça-feira, 16 de julho de 2013

Da motivação, de quem eu sou e do meu lado lunar

Eu tenho o blog também para exorcizar muitos fantasmas. Assumo que sou optimista, que tento levar a vida numa dose certa de loucura e ponderação. Mas também tenho momentos sem sol. Também tenho dúvidas sobre mim, sobre o meu corpo, sobre o que me faz realmente querer ser o máximo saudável. Acima de tudo eu faço por mim: Pela saúde, pela tonificação, pela manutenção de um peso ideal, pela satisfação que tenho após acabar um treino. Mas às vezes também acho que a sociedade nos impõe, principalmente às mulheres, uma ditadura. De acordo com muitas revistas e sites, só as pessoas magras é que são felizes. Só as pessoas que usam determinados cremes e comem determinadas coisas são saudáveis e bonitas. Esta sociedade de consumo está a comprimir-nos e a empurrar-nos para algo que pode roçar o doentio: Queremos ser perfeitas fisicamente! E ninguém é perfeito.

Muitas vezes olho para o meu corpo e vejo as estrias, o rabo que não está empinado como quero, a barriga que podia estar mais definida, etc. Muitas vezes olho para o que como num dia e penso que comi muita fruta, que exagerei nos hidratos ou nos lípidos. Mas eu não quero ser assim. Eu quero treinar para me sentir bem e não para colmatar as calorias ingeridas. Eu quero olhar ao espelho e ver o corpo definido mas sem exageros e agradecer por ter esta saúde. Eu quero sentir-me orgulhosa ao pensar em como em 4 meses e pouco já cheguei aos 10km a correr. E é nisto que nos temos de focar. No ganhos, na mudança boa, na nossa motivação. Eu já acordei às 8h para ir correr num dia de folga! E antes isso era impensável porque queria dormir.

Façam as mudanças por vós mesmas, sem exageros e sem culpas. Façam as mudanças pela vossa saúde, pelo vosso sorriso ao espelho. Lados lunares todos temos mas a vida é muito melhor ao sol :)

3 comentários:

  1. gostei muito deste post e acho q tens toda a razao!
    Temos que ser livres e a cima de tudo nos sentirmos bem connosco... cada um é feliz à sua maneira e não temos que criticar as decisões dos outros. Quando nos sentimos bem connosco é tão facil ver isso!:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Obrigado pela motivação e pela sinceridade! :D
    Concordo e, às vezes (muitas, ainda) tenho o mesmo pensamento que tu "Comi muita fruta/HC's/whatever hoje..." e stresso um bocadinho. Mas tenho melhorado, porque no fundo acho que o meu objetivo é o mesmo que o teu. Adoro treinar, sinto-me muito bem, e gosto de comer saudavelmente, mas quero cada vez menos estar obcecada/super preocupada com isso. :)

    ResponderEliminar
  3. bem, cá vem outra vez a palavra equilíbrio :)concordo com tudo o que disseste... e a mudança não é só física! quando percebemos isso, tudo muda! e termos esta companhia "online" todos os dias é tão bom :) beijinho

    ResponderEliminar