segunda-feira, 6 de maio de 2013

bad day [ou de como tinha tudo para ser um dia bom] 06.05

O dia bem que começou enérgico. Um treino vigorante, pequeno almoço e almoço delicioso, cinema bom com o namorado (e sem ceder às pipocas dele :p) mas depois, abro o mail e descubro que, basicamente, as últimas semanas de trabalho para a dissertação foram para nada. Não há nada que a minha co-orientadora não me aponte. E a orientadora principal vai atrás. Chamou-me a atenção de todos os parágrafos. Um capítulo todo de metodologia que tem de ser todo reformulado. 

E não sei porquê mas tive uma crise descomunal de choro (no momento em que escrevo isto volto a ficar com os olhos marejados). Eu sei que isto é normal. Mas eu estou cansada do Mestrado. Já é o segundo ano  (o 1º foi de aulas )e não é fácil conciliar mestrado + trabalho por turnos + trabalhar longe de família e namorado + treinos e cuidados com a saúde + amigos dos dois sítios (e os seus problemas) + situação instável a nível de emprego minha e do meu pai. Não é. Os ânimos cá em casa alteram-se, apesar de ser uma família super unida. E há dias em que deixamos cair a ficha e temos estas convulsões de choro. Acabou de me acontecer isso. Amanhã já passa, eu sei. Mas hoje estou assim (e tinha tirado a noite para trabalhar... já só me apetece aninhar-me na cara com uma série ou livro).

Desculpem o desabafo. Isto não é um problema a sério. Problemas a sério, continuo a dizer, são aqueles que envolvem a nossa saúde (e, claro, neste momento, o desemprego e todas as suas consequências). Mas eu estou desmotivada para dissertação. E gostava muito que em vez de críticas, me pudessem elogiar em qualquer coisa. Não sou presunçosa mas sei que escrevo, minimamente, bem. Aliás, eu sempre gostei de escrever. E aliar a críticas + desmotivação só me põe para baixo. Eu sou tão feliz quando estou com as minhas pessoas queridas, quando treino, quando invento receitas, quando tiro tempo para ler o jornal com um café, quando leio um bom livro, quando vejo uma boa série ou filme. Eu sou optimista e agradeço todos os dias a minha vida. Mas a dissertação está-me a causar tédio, desinteresse. Parece que não ando a aproveitar a vida, sabem?  
Mas, em relação ao meu dia alimentar e de treinos, sinto-me plena. Ora atentem:

P.A.: Papas de aveia com morango e canela + um café. Finalmente fiz umas papas de aveia decentes, tal como prometi ontem. Ficaram no ponto :)

Treino: 1h seguida de natação. Como vou sempre à mesma hora, acabo por conhecer as pessoas que também vão e já começo a arranjar conhecidos simpáticos! Adoro este espírito que se cria entre desportistas!

Almoço: sopa + bacalhau assado com broa e feijão frade (não consegui comer quase nenhum feijão, pois a broa já tem Hidratos de carbono e encheu-me imenso) + laranja

Meio da tarde (em pleno cinema): Iogurte líquido magro + maçã. Sou só eu quem tem imensa dificuldade em arranjar snacks para fazer fora de casa, saudáveis? Bolachas e barritas normais estão carregadas de açúcar. Só se andar com bolachas de arroz ou milho ou uma sandes! O namorado lá me mandava as pipocas para o meu lado mas eu só provei! :D

Jantar (sem fome, devido ao mail): Sardinhas assadas (adoro e estas são as primeiras do ano) + batata cozida esmagada com meio ovo cozido + couves. Nem me apetece sobremesa mas como me vou obrigar a reformular o capítulo, sei que a fome pode aparecer e faço uma ceia leve, se me apetecer. Desejem-e inspiração e motivação, sim? E obrigada por estarem aí, a aturar esta maluca :)








5 comentários:

  1. Fazes muito bem em desabafar. O choro faz parte e falo por mim, não resolve mas alivia. Sei o que sentes porque as coisas no meu emprego também não estou nada bem e por isso em dias mais pesados e stressantes vou-me a baixo. Quando à dissertação vais ver que quando deres por ti já está terminada.

    Falando de coisas boas. Fizeste papas de aveia!! E têm óptimo aspecto. Vejo que também gostas de canela e pões muita, como eu. Hoje também comi morangos, consegui comprar uns muito saborosos.

    Também tenho dificuldade em decidir que snacks levo para meio da manha e meio da tarde. Mas como a farmácia tem frigorífico, geralmente um iogurte e fruta resolvem o problema. Mas quando saio, também tenho muita dificuldade em escolher um lanche saudável. As vezes os frutos secos ajudam.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre o sol brilha, mas ele está lá :) Vais ver que amanhã é um novo dia e tudo se recompõe.

    Quanto às comidinhas, tem tudo optimo aspeto.
    Eu também acabo por variar pouco nos snacks, são uns pacotinhos de leite magro, os iogurtes, a fruta, a gelatina, ou as tostas integrais.

    E recentemente tenho feito para os meus lanches omelete de claras com raspa de limão, banana e canela. É simplesmente delicioso ;)

    Um beijinho e força ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Vi!
    Não te sintas envergonhada por desabafar os teus recuos na tese. Infelizmente, fazem parte do processo, e na maioria das vezes, apesar de voltar atrás parecer muito difícil...é sempre mais fácil do que começar. Falo por experiência própria! A última vez que o meu orientador me fez sugestões, parecia que tinha um documento inteiro para corrigir...e, visto bem, nem era assim tanto. O espírito tem de ser "Estou mais próxima do que estava ontem" e "Estou a fazer o meu melhor". Não podemos pensar em notas, e afins, e também não podemops desanimar e deixar de trabalhar. Se não ficar perfeito no final...paciência! O que interessa é entregar :)
    Tu pareces ser uma pessoa com uma grande alegria para fazer outras coisas que não a tese...e eu acho muito bem! A tese é só um complemento a quem és, esse teu espírito positivo e carinhoso é bem mais importante. Pensamento positivo: a tese há-de acabar, e depois podes dedicar-te a quem gostas e ao que gostas a 100% (quando tempo te falta?). Força!
    Falando de alimentação e exercício, parabéns por menateres um plano tão certinho, mesmo em alturas de stress. Estás a ser uma boa influência para mim. Graças a dizeres que nadas todos os dias também me apetece nadar mais vezes. Oh, e hoje também fiz aveia, versão overnight oats! Ler-te a ti e a outras meninas tem realmente melhorado as minhas refeições.
    Beijinho e muita força!

    ResponderEliminar
  4. as minhas crises têm sido um bocadinho diferentes das tuas porque o meu problema está em escrever a tese. cada vez tenho mais artigos lidos e o escrito mantém-se como estava há 2 semanas... o meu estágio não está a correr bem e isso desmotivou a tese pela qual "lutei" quando ainda estava no 4º ano, com um tema q eu escolhi e uma metodologia e investigação toda montada por mim... enfim, dias menos bons, temos de ser positivas e pensar que amanha (hoje!!!) vai ser um bom dia

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Espero q hoje esteja tudo muito melhor :)

    ResponderEliminar