quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bolo de chocolate e courgette - receita


Inspirada nesta receita, decidi, pela primeira vez, fazer um bolo com um legume. Já tinha provado um bolo de uma amiga com espinafres e tinha algumas receitas pendentes e em vista a experimentar. Decidi-me pela da Avelã, com alguns ajustes e modificações:



Ingredientes:

  • 6 ovos grandes
  • 100g de tablete de chocolate de culinária
  • 50g de farinha de alfarroba
  • 300g de courgette com casca triturada (coloquei na liquidificadora para triturar e ficou tipo um batido muito espesso)
  • 150g de farinha de aveia (triturei os flocos na liquidificadora, antes da courgette)
  • 1,5 colheres de sopa de fermento
  • 4 colheres de sopa cheias de mel
  • 150ml de leite de amêndoas
  • 1 pitada de sal
Preparação:
  • Derreter o chocolate em banho maria;
  • Separar as gemas das claras;
  • Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reservar;
  • Bater as gemas com o mel muito bem;
  • Adicionar ao creme de mel com as gemas, o chocolate derretido e a alfarroba e bater bem;
  • Juntar a courgette e o leite e continuar a bater;
  • Colocar a aveia e o fermento à massa e misturar bem;
  • Adicionar as claras em castelo à massa anterior, com uma colher, e envolver (sem bater!) bem;
  • Colocar numa forma anti-aderente e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos (fazer o teste do palito, tendo em conta que ficará um bolo húmido e ressaltando que fiz numa forma alta de pudim...se colocarem num tabuleiro baixo poderá não ser necessário tanto tempo!).


O resultado final foi um bolo húmido mas sólido, sem se notar NADA a presença da courgette. Para mim só teve um senão: eu não gosto de mel e sabia a mel...para a próxima vou substituir por açúcar amarelo!

1 comentário:

  1. Oh :D que bela surpresa no meu feed do blogger :P obrigada ;)
    Com espinafres, que giro! Mas era doce? Nunca pensei porque não iria conferir humidade e fofura (isto soou tão bem :P) como outros vegetais. Tenho de reconsiderar ;)
    'Húmido mas sólido' é uma óptima descrição para este bolo :D adoro a forma! Essas formas elaboradas ficam sempre muito engraçadas :)
    Ainda bem que gostaste! Eu não gosto muito do gosto a mel, mas como é normalmente a melhor maneira que tenho de adoçar uso e nunca senti que prejudicasse o sabor... Talvez dependa também do mel, de outros ingredientes (nomeadamente o chocolate) e da quantidade, 4 colheres de sopa é bem capaz de ultrapassar 100g e eu só usei 50 :) mas claro que tu sabes, depois da próxima diz qualquer coisa :D

    ResponderEliminar