terça-feira, 25 de novembro de 2014

Hábitos que nos prejudicam #1

Mesmo sem nos darmos conta, vamos adquirindo alguns vícios alimentares (e não só) que nos podem prejudicar a curto ou longo prazo. Fiquem a conhecer alguns e, se se lembrarem de mais, acrescentem nos comentários!


  • 1 - Ficar demasiado tempo sentados: A postura de sentados é anti-natura mas é inevitável no mundo actual, quer com os empregos, quer na forma como descansamos ao fim de uma jornada de trabalho. Sentar-mo-nos está a encurvar-nos e muitos dos problemas articulares, musculares e esqueléticos de hoje podem ser derivados deste hábito. O ideal é levantar-mo-nos de hora a hora, nem que seja para ir beber água ou ir ao wc. Podemos também descer e subir escadas, aproveitar as pausas do café/refeições para as fazermos de pé (em mesas altas, por exemplo) e ir fazendo uns alongamentos (boa desculpa para nos espreguiçar :p).
  • 2- Viver sempre em dieta: Se a dieta contínua não está a trazer os resultados que queremos, alguma coisa está a falhar. Uma dieta demasiado restritiva e permanente pode provocar desequilíbrios nutricionais e levar a um maior número de compulsões. A solução passa por ser seguido por um profissional da área e/ou estudar bem sobre o assunto: a alimentação deve ser equilibrada e saudável, devendo comer-se um pouco de tudo, abrangendo vitaminas, minerais, hidratos, gorduras e proteínas. Ah e clara, muita água/chás.
  • 3- Ser obcecado com a vida saudável: se nos restringimos demais em prol de uma vida saudável, podemos estar a isolar socialmente e a entrar numa espiral de obsessão nada saudável. Devemos ser equilibrados!
  • 4 - Ser influenciado pelas novidades: Há estudos para todos os gostos, bem como novos produtos/alimentos. Hoje está na moda os super-alimentos. Amanhã vai falar-se que, afinal as gorduras são óptimas. A moda das gelatinas light e refrigerantes light já tem mais críticas do que benesses. Enfim, o ideal continua a ser o sermos equilibrados e prestarmos atenção ao que nos rodeia: ler bem os rótulos, ler bem os estudos, ser crítico, ler resenhas e não sermos tão influenciáveis pela publicidade.
  • 5- Dormir sem descansar: Sabemos que os jovens adultos/adultos devem dormir entre 7 a 8 horas. Há quem precise de mais e há quem precise de menos. O que acontece é que muitas vezes acordamos com a sensação que não dormimos nada, apesar de termos estado, efectivamente, a dormir. O ideal é termos uma boa higiene de sono: deitar-mo-nos a horas regulares, não estarmos sujeitos a estímulos visuais e auditivos antes 1 hora de irmos para a cama (com ver TV, jogar consola ou no PC, estar com o computador na cama), evitarmos a bebidas energéticas e/ou com cafeína, etc. Se já seguimos tudo isso e não resulta, o próximo passo é procurar um aconselhamento médico e nada de medicação antes dessa avaliação.
  • 6- Treinar demais ou de forma errada: Excesso de treino pode conduzir a lesões, dores, desmotivação, baixa imunidade, infecções frequentes, falta de energia e vida social. Devemos ter sempre a opinião de um mentor/preparador físico com experiência e conhecermos bem o nosso corpo, parando quando ele nos envia sinais. 
  • 7- Comer demasiados alimentos enlatados/processados: A falta de tempo é sempre a desculpa. É verdade que levamos uma vida demasiado agitada mas o ideal é tirarmos tempo para preparar várias refeições e deixar no frio/congelador. O arroz, por exemplo, bem acondicionado no frio, pode durar até 5 dias após ser confeccionado! Cozer uma posta de pescada, bacalhau ou de salmão a vapor é a coisa mais simples e rápida! Cozer ovos enquanto se toma banho, deixar diferentes tipos de peixe/carne no forno enquanto se limpa a casa e depois é só guardar. Congelar sopa e carne picada/desfiada também são óptimas opções.
  • 8- Não priorizar/planear as tarefas. Se temos um dia cheio de pequenas e/ou grandes coisas a fazer, o ideal é escrever tudo numa lista e ir por partes, sabendo priorizar o que é urgente. Poupa tempo e dores de cabeça.
  • 9- Abusar das garrafas de plástico: Não devem ser reutilizáveis pois são uma fonte de bisfenol A, que pode ser cancerígeno. Existem diversas opções de mercado para garrafas reutilizáveis. Eu uso a da 1l da Tupperware e já me informei sobre a qualidade do plástico: não há nada de prejudicial a apontar! Também existem opções em vidro.
  • Não cuidar da vida social: Nós somos seres sociais e, apesar de termos necessidade do nosso espaço, nascemos para sermos tocados, amados, escutados e respeitados. Uma vida maioritariamente cheia de momentos felizes e optimismo é fulcral para nos sentirmos saudáveis.

1 comentário:

  1. Viver sempre em dieta! Eu sempre estou e nunca consigo atingir meus objetivos! Mas agora tudo será diferente =)
    Beijo
    Ca

    ResponderEliminar