quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que é hiit

Hiit é a sigla de “High Intensity Interval Training” que significa "treino intervalado de alta intensidade”. Este tipo de treino combina períodos de exercício físico muito intenso com períodos de treinos leves. Os períodos em alta vão fazer com que o metabolismo acelere, iniciando o processo de queima de gordura.

A resposta hormonal destas formas de treino estimula a formação de tecido muscular e o músculo é o principal ingrediente do nosso corpo que queima gordura (o músculo queima 70 vezes mais calorias que a gordura). Ou seja, quanto maior a nossa massa muscular, mais alta será a nossa taxa metabólica de repouso e mais gordura vamos queimar.

Benefícios:
  • Maior perda de massa gorda;
  • Aumenta a força e a velocidade;
  • É óptimo para o aumento da massa muscular;
  • Ajuda na melhoria e manutenção da saúde cardiovascular; 
  • Pode ser realizado em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos caros e profissionais específicos;
  • Com pouco tempo de treino (15-20minutos), podem-se gerar óptimos resultados.

Hitt pode ser executado por quase todas as pessoas (em todos os níveis de aptidão física) pois a ideia é melhorar de forma gradual. No começo os treinos de alta intensidade podem durar menos, com o tempo a resistência aumenta e o nível de treino também. Este treino também pode ser realizado como qualquer tipo de treino cardiovascular. A maioria das pessoas combina corrida e caminhada. No entanto, pode-se andar de bicicleta, saltar à corda, nadar, dançar, etc... Depende muito do gosto pessoal. Normalmente intercalam-se 1 a 2 minutos de treinos leves com 30 a 60 segundos de exercícios de alta intensidade; ou treina-se em alta intensidade por 1 minuto e descansa-se 30 segundos. Interessa que não se descanse muito tempo e que consigamos dar o máximo de nós nos picos de alta intensidade.
Por serem requisitados períodos de alta intensidade embora que por curta duração, este método de treino não deve ser praticado todos os dias pois pode influenciar negativamente o ganho de massa muscular e resultar num excesso prejudicial de treino. Deve ser praticado no máximo 3 vezes por semana, e principalmente deve ser intercalado para que não coincida com musculação.


2 comentários: