segunda-feira, 12 de maio de 2014

Plantas que emagrecem

Sabemos a importância da naturopatia e da fitoterapia no tratamento e cura de algumas doenças, bem como na manutenção de uma vida mais saudável. A Prevenir de Abril fez um artigo, baseado no livro novo de um naturopata - João Beles - sobre plantas que ajudam a emagrecer de forma saudável. Como em tudo nesta área (e na vida), é preciso ponderação, bom-senso e saber as dosagens e contra-indicações. Deixo-vos as plantas e a forma de as incluírem na vossa rotina diária, se assim quiserem. Qualquer dúvida, deixem nos comentários :)

Ácer: fornece nutrientes e estimula a desintoxicação através da eliminação de gorduras. Pode substituir uma refeição: encher um grande copo de água (330ml) com 2 c. sopa de seiva de ácer, sumo de meio limlão e uma pitada de gengibre em pó.

Bodelha: acelera o metabolismo, degradando a glicose e os ácidos gordos. Promove a sacieade. Pode ser usada em saladas, por exemplo, 2 a 4 talos por dia.

Chá verde: reduz a circunferência da cintura e é termogénica. É também estimulante. Por dia, não beber mais de 3 a 5 saquetas desta infusão para 1,5l de água.

Estevia: é adoçante sem conter calorias, anti-inflamatória, diurética e hipotensora. Deve substituir o açúcar em sobremesas e bebidas.

Freixo: drenante e depurativo. Pode ser usada em infusão ou como base para um gel anti-celulítico.

Grifónia [5-HTP]: ajuda a tratar transtornos emocionais que podem levar ao aumento do apetite.
Konjac: é uma fibra que regula o apetite e a obstipação. Beber 1 copo de água com 1g deste composto, antes 30minutos de uma refeição, para comer menos.

Mucuna: Ajuda a diminuir o apetite e aumenta a fixação das proteínas.

Wakame: queima gordura, especialmente a abdominal, e diminui a produção de novas células de gordura (adipócitos). Deve-se consumir 3 a 6 talos por dia.

Zimbro: drenante, diurético e depurativo. Deve ser tomado em chá.





1 comentário:

  1. Stevia é ouro! Tão caara. Uso-a em vez de açúcar. Que estouro na carteira!

    As melhoras Vivi**

    ResponderEliminar