quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como ser saudável #2 [açúcares]

O corpo humano necessita de hidratos de carbono. Estes podem ser simples (açúcares simples) e complexos (fibras e polissacarídeos). Dentro dos açúcares temos:

Frutose (presente na fruta): não precisa de ser digerido e entra rapidamente na corrente sanguínea mas  é de libertação lenta (tem de ser convertida em glucose o que atrasa o seu efeito no metabolismo). As uvas, bananas e as tâmaras também tem glucose pura, daí que tenham uma libertação mais rápida. 
As maçãs contém, praticamente só, frutose.

Glucose: são de digestão e libertação rápida. Muito presente em uvas, passas, tâmaras, alperces secos.

Sucrose, dextrose, maltose: muito presentes nos produtos refinados: açúcar branco e amarelo, mel, cereais cozinhados.

Lactose: Muito presente nos laticínios.

A refinação é um processo que transforma os HC complexos em simples. Quando ingerimos os simples, dá-se um aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue (surto de energia), seguido logo por uma quebra. O equilíbrio do açúcar no sangue é, provavelmente, o factor mais importante para a manutenção dos níveis de energia e do peso.

Dos aliemntos que mais elevam os níveis de açúcar no sangue, temos:
Mel, Maltose, Glucose, Açúcar branco (sucrose), arroz branco, pão branco, milho doce, biscoitos, bolachas, produtos de pastelaria, melancia, gomas, bebidas para desportistas, muesli, flocos de milho, cenoura cozida, puré instantâneo, batatas novas, beterraba cozida.

Dos alimentos que menos elevam, temos:
Laranjas, maçãs, esparguete integral, flocos de aveia, cereais de fibra, feijão, grão de bico, lentilhas, rebentos de soja, iogurte, leite e ervilhas.



Sem comentários:

Enviar um comentário