O mais tradicional é que, estando numa relação, proliferem jantares românticos e/ou pequenos e grandes mimos que envolvam comida. E porque não? O amor, sabemos e estamos cansados de ouvir, deve ser celebrado todos os dias mas se há pessoas que gostam de salientar este 14 de Fevereiro, eu acho bem até porque, para mim, o amor move o mundo e estando ou não numa relação, o amor por nós próprios e pelos outros deve ser sempre valorizado!
Portanto, hoje, tirem o jantar para fazerem uma cheat meal e aproveitem para serem muito felizes, com companheiro ou não. Não se esqueçam que o importante é sentirem-se bem convosco próprios. Se mesmo assim, querem aliar o dia romântico a um jantar saudável, ficam algumas dicas (são baseadas num artigo que redigi para um projecto de saúde onde estou inserida):
- Consoante for almoço ou jantar, tenham em atenção ao que comem durante o dia ou dia anterior, de forma a equilibrar os nutrientes ingeridos.
- Reduzam durante o dia ou dia anterior a quantidade de sal, açúcares e gorduras saturadas: já se sabe que nos restaurantes, nestes dias festivos, torna-se complicado fazer pedidos especiais e que a comida é sempre confeccionada de forma menos saudável do que se fôssemos nós.
- Tentem planear um restaurante, sabendo ao certo a carta que tem: evita surpresas de última hora, ao permitir que saibam o tipo de alimentos e a forma de confecção que o restaurante oferece.
- Optem por cozidos e grelhados.
- Questionem o tamanho das doses: se estas forem grandes, peçam metade ou dividam (amor = partilha :p).
- Se restar muita comida, em vez de a ingerirem toda, afastem a travessa/prato e peçam para levar as sobras para casa.
- Cuidado com os molhos: podem ser ricos em manteiga e sal. Evitem também o molho de soja, devido ao teor de sal.
- Cuidado com os buffets livres: torna-se mais difícil controlar as quantidades (pois a diversidade é maior) e fazer pedidos especiais (pois a comida é confeccionada em grandes doses).
- Optem por acompanhamentos como os legumes ao vapor/salteados.
- Prefiram começar a refeição com uma sopa (se souberem mais ou menos o que leva) ou uma grande salada pouco ou nada temperada. Se acham que o restaurante não oferece estas alternativas, tentem precaver-se em casa.
Mas lembrem-se que, o mais importante, é serem felizes e viverem o dia bem relaxados e positivos ;)
Sou solteira por isso sem stress!
ResponderEliminarMas vou ao teatro ver uma peça com o Jude Law! ehehe :P
Belo date ;))