terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dicas de lanches saudáveis #2

Lanches, snacks, meios da manhã ou meios da tarde... é como preferirem chamar. Aqui, do que se fala, é da refeição intermédia entre um pequeno-almoço/almoço ou almoço/jantar. Muitas vezes, são nestes entretantos que ingerimos aquilo que não devemos, que comemos de mais ou de menos ou que, muitas vezes, omitimos. E este é o maior erro: saltar estes snacks. É óbvio que se acordam tarde e já tomam o pequeno-almoço muito próximo da hora de almoço, não necessitam deste reforço. Mas a regra imprescindível, seja para perda de massa gorda ou ganho de massa muscular é comer de, no máximo, 3 em 3 horas. Isto fará com que não ataquem a refeição principal com maus alimentos/nutrientes e que evitem a hipoglicémia. 


Alguns destes lanches/snacks, poderão também servir para o pequeno-almoço. É só adequarem ;)


Se estiverem em casa: tostas com acompanhamento a gosto e papa de fruta com morangos, maçã e sementes. Cuidado com as tostas: enchem menos que o pão mas têm mais conservantes e eventuais calorias.
 Aveia cozida/mingau com fruta a gosto

 Queijo fresco magro + fruta (neste caso manga)
 Aqui, novamente fruta (pêssego) com queijo fresco e cereais de fibra. 
 Um lanche mais portátil: leite de soja + pão
Gelatinas com ou sem fruta: sempre deliciosas e podem ser super práticas, se as fizerem em caixinhas individuais ou comprarem as individuais, já feitas.
Iogurte com fruta + tosta integral

4 comentários:

  1. Olá! Descobri o teu blog recentemente e tem-me ajudado bastante a tirar algumas dúvidas sobre alimentação. Eu tenho uma questão, tens alguma dica sobre como contrariar os desejos pós-jantar? :P É que eu consigo passar o dia a comer saudavelmente e nunca sinto fome. No entanto, depois do jantar, muitas vezes mesmo após sentir-me cheia sinto sempre desejo de comer mais qualquer coisa e é muito difícil contrariar essa vontade. Há por exemplo algum snack pouco calórico que eu pudesse ingerir nessa altura? Obrigada :)
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado que quando tenho mais vontade de comer coisas menos boas é depois do jantar! Truques: lavar logo os dentes, sair da cozinha, fazer algo que te esqueças. Mas podes ter sempre à mão uma tacinha de gelatina sem açúcar, umas nozes (3/4), amêndoas ou pipocas sem gordura no microondas! Experimenta ;) e evita ter em casa bolachas e snacks calóricos e pouco benéficos. Beijinhos e espero ter ajudado*

      Eliminar
  2. Muito obrigada! Vou experimentar as tuas sugestões :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá gostei muito do blogue, principalmente estas sugestões maravilhosas:)

    Convido te a conhecer o meu blogue de culinária saudável bem como minha historia de emagrecimento:)

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar