quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dos hidratos de carbono e dos almoços de colegas[15.05]

Avisaram-me, num comentário, que devia comer mais hidratos de carbono e eu aceito isso. Apesar de ao pequeno-almoço e lanches incluir, quase sempre, os hidratos, às refeições principais tenho cortado. Tenho continuado a sentir-me com energia e não notei grande diferença no peso. Mas realmente, analisando melhor, talvez corte demais. É só que à noite, gosto de comidas bem leves, pois mesmo que não vá dormir cedo, não gosto de me sentir pesada e como quase sempre umas mini-tostas antes de dormir.

Então, de forma a ser mais equilibrada, vou ter em conta a sugestão e adicionar mais hidratos de carbono a uma refeição principal (de preferência, almoço). O que acham? Aconselham mais ou menos? Já sabem que gosto sempre das vossas opiniões e não vou aqui "esquecer" nada que me digam, se achar que a crítica é construtiva!

Em relação ao meu dia, já descobri o motivo da minha gulodice de ontem. O período apareceu e, para além de me sentir mais inchada, sinto sempre mais vontade de doces. Ok, eu aceito isso e dou, na medida do possível! É que ontem soube bem mas acordei enjoada (também pode ter sido do vinho, apesar de nem 2 copos ter bebido, mas não é hábito diário). E com o enjoo sentia-me sem fome e inchada. Mas comi. Algo leve! E como acordei cedo, ainda fiz 45 minutos de bicicleta + 10min de abdominais. Banho, arranjar-me e siga para o almoço com as colegas de trabalho, que fazemos mensalmente.

Acho que estes almoços são do género de psicoterapia em grupo. Eu nunca fiz ou assisti mas os objectivos e os resultados devem ser os mesmos: todas falamos, rimos, desabafamos (a maior parte sobre trabalho), imitamos os tiques umas das outras e, claro, à volta da mesa, num belo de um repasto. E ficamos todas mais leves, bem-dispostas e serenas! A manhã foi dedicada a um passeio e o almoço, apesar de ser numa tasquinha típica, estava muito bom! Pena foi as opções serem poucas e só havia um prato de peixe (em cinco de carne) mas também sem stress. Escolhi frango assado (devia vir mais de meio frango!) + arroz e salada. De sobremesa dividi uma torta de laranja. Eu bem vos digo que estas hormonas estão descontroladas :p No final, ainda fomos dar uma caminhada durante 1hora e vinte! Ah resistentes :D

Em pormenor, P.A.: iogurte magro com morangos + duas tostas com uma fatia de fiambre de frango

Treino: 45min de bicicleta estática (enquanto via uma série :p) + 10min de abdominais

Meio da manhã: maçã

Almoço: frango assado (só deixei um bocadinho de peito) + arroz + salada de alface e meia torta de laranja (boa mas enjoativa)

Pós almoço/mini-treino: caminhada de 1h20

Lanche: laranja + cereais de fibra + 3 bolachinhas de milho (e que boa descoberta, esta! só tèm 8kcal, são saborosas e só à base de hidratos de carbono)

Jantar: sopa + cavala com salada de alface e tomate cherry + pêra com canela.

E como vem aí uma noite...hmmm... Há um quadradinho de chocolate negro a chamar por mim!~

E o vosso dia, meninas?




6 comentários:

  1. Também tenho andado a cortar nos hidratos, basicamente só como ao pequeno almoço. E tenho-me sentido cansada ao final do dia, mas tal como tu também não gosto de me sentir cheia.

    Onde compras essas bolachinhas de milho? :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bolachinhas comprei na área de saúdo do continente! Também há versão maior :D
      Experimenta!

      Eliminar
  2. Sim! Ao almoço é perfeito. Os hidratos de carbono convém que sejam consumidos nas 3 primeiras refeições : P.A Lanche e Almoço. Mais do que isso é desnecessario e menos do que isso, é meio caminho andando para pensar em gulosises e sentires.te cansada e com vontade de pecar na alimentação. Também é bom realçar que devemos investir em HC's complexos :)

    Isso do periodo é tipico , comigo também é assim :P
    Beijoss*

    ResponderEliminar
  3. Oi Vi...
    As pessoas têm uma false ilusão em relação aos hc. Como ves, não é por os cortarmos que vamos perder peso... temos é que saber come-los da melhor forma e na melhor altura que é: pequeno-almoço, antes e dps de treinar. Acho q essas 2 tostas ao peq almoço são mt pouco.. devias comer cereais integrais ou pão... pq o teu corpo precisa de energia e de "acordar" logo de manhã... de resto parace-me q acabas por fazer opçoes correctas... não comer ao jantar é uma opçao tua, se te sentes melhor ok.. mas não penses que é pcausa deles q engordamos pq nao é, mts vezes é pcausa de nao os comermos q o nosso metabolismo abranda e deixamos de emagrecer. Essa é a verdade! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. subscrevo aqui a rapariga moderna :)! mas mesmo que comesses à noite HC, não vejo mal nenhum...essa ideia de comer nas 3 primeiras refeições está desactualizada!

    de resto, acho que estiveste muito bem :)! também me descontrolo toda nessas semanas!
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Vi!
    Bem...eu de hidratos de carbono, só consumo aqueles que vêm nos legumes, na fruta e nos produtos "lácteos" de soja desde Outubro, e posso dizer-te que não sinto falta nenhuma. Mas atenção: eu como mesmo muitos legumes, e não "1/4 de prato", como põem num restaurante. Se esse não é o teu caso, acho que apostar nos hidratos no PA e no almoço é o melhor...quanto mais tarde, pior (não há tantas chances de os queimares).
    Beijinho

    ResponderEliminar