segunda-feira, 25 de abril de 2016

Da semana em imagens*


Depois da aventura de Domingo, na segunda-feira tinha algumas dores musculares e muita preguiça mas tomei o pequeno-almoço (panqueca com fruta bio e queijo fresco magro + chá verde) e fui fazer um treininho de peito e abs com o mano, ao ginásio dele. 

Almoço/Pós-treino: sopa + carapau ao vapor + salada + grão de bico + laranja

Lanche: maçã + leite de soja + frutos secos

Jantar: salada + frango churrasco + frutos secos

P.A. de terça-feira/Pré-treino: Panqueca + 1 quiwi e meia pêra + ovo estrelado sem gordura + queijo fresco magro + chá verde

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + massa de frango + laranja bio

Lanche: panqueca proteica com iogurte de soja e canela + maçã

Jantar: legumes salteados + bacalhau cozido


P.A./Pré-treino de quarta-feira: panqueca de alfarroba com queijo fresco magro, banana e chá verde na termos


Treino: pernas + abs

Pós/Almoço: mariscada + batata doce e salada + laranja

Lanche: iogurte de soja + pêra + tosta de milho


Jantar: sopa + salada com potas + gelatina light

P.A./Pré-treino de quinta-feira: panqueca + quiwi bio + queijo fresco magro + chá verde

Treino: cárdio + costas e trícipes

Pós: whey + maçã

Almoço: legumes salteados + peixe no forno sem gordura

Lanche: tosta de espelta + iogurte de soja + pêra

Jantar: sopa + atum ao vapor com rúcula e tomate + gelatina light

P.A. de sexta-feira, após 17h de trabalho: pão feito por mim + queijo fresco magro + chá verde

Treino: abs + peito e bícipes

Pós: whey + laranja


Almoço tardio, após dormir: salada + legumes + salmão ao vapor


Pré-treino/lanche: 2 tostas de espelta + maçã + fiambre de frango


2ºTreino: Crossfit

Jantar: cheat meal com o namorado, pais e sogros: fomos fazer as provas para o nosso casamento e de entre bacalhau com broa, bacalhau gratinado, vitela, posta e duas sobremesas top, saí a rebolar. Mais o vinho :p Esta foi a única foto e será, provavelmente, a sobremesa à mesa escolhida: bolo de chocolate com gelado e redução de frutos vermelhos. Deli, deli :D

P.A./Pré-treino de sábado: panqueca com quiwi e queijinho vaca que ri light + chá verde

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + polvo com grão de bico

Lanche: panqueca low carb + iogurte de soja light

Jantar: frango assado caseiro com legumes e salada + fatia de tarte de maçã paleo que fiz (receita em breve :p)


P.A. de domingo/Pré-treino: panqueca com laranja bio e queijo fresco magro + chá verde

Treino: 20min de HITT na passadeira + costas + abs com o mano.

Almoço: salada + arroz + coelho assado + fatia de tarte

Lanche: bebida de soja light + protein bytes da My Protein 


Jantar: sopa + restos de carne + gelatina light

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dicas para ser saudável (e emagrecer)


Não há receitas milagrosas para perder peso, para ser saudável ou mesmo para ganhar peso de forma saudável. É preciso INTERIORIZAR o que queremos para a nossa vida, o que realmente valorizamos e precisamos. E, na minha opinião, devemos sempre priorizar a saúde. E a saúde engloba manter um peso saudável, manter uma mente limpa e estável e um coração feliz :)

Deixo-vos algumas dicas básicas mas que não se devem esquecer:


  • Beber água, no mínimo 1,5l por dia (e se não tiverem nenhuma doença que o impeça). Podem também beber chá, tisanas mas tudo sem açúcar,
  • Não comprem alimentos processados ou menos saudáveis: o facto de não terem em casa ajuda a que não caiam em tentação.
  • Comam hidratos de carbono de absorção lenta/índice glicémico baixo: batata doce, arroz, massa integral, couscous de milho/espelta e evitem os outros.
  • Optem por proteínas magras e substituam mais vezes as proteínas de origem animal por proteínas de origem vegetal (ovos, grão-de-bico, feijão, tofu, soja...).
  • As gorduras boas fazem bem, saciam e têm propriedades óptimas: abacate, gema do ovo, azeite virgem cru, frutos secos...
  • Planeiem refeições e cozinhem para mais do que uma vez; poupa tempo, dinheiro, agiliza o dia-a-dia, evita que caiam em tentações enquanto esperam que a comida cozinhe e permite que comam mais controladamente.
  • Evitem comer em restaurantes/shoopings: nunca controlamos realmente o que estamos a comer.
  • Caminhem, nadem, andem de bicicleta: mexam-se!
  • Não saiam de casa sem tomar o pequeno-almoço (a não ser que vão fazer análises) nem sem snacks (uma maçã, frutos secos, tostas de milho/arroz, iogurte natural, lata de atum...)
  • Durmam bem, o mais cedo possível e tenham horas fixas para dormir (se não forem Enfermeiros como eu :p).

  • Leiam rótulos, pesquisem e comparem.
  • Evitem adoçantes artificiais.
  • Se puderem, evitem a lactose e o trigo. Não é preciso serem radicais mas se tiverem consciência disto, vão notar diferença no bem-estar.
  • Privilegiem os legumes e frutos frescos, da época. Uma papaia que vem de barco pode ter mais benefícios do que uma laranja do quintal?
  • Passeiem, leiam, estejam com as vossas pessoas e não sejam reféns da comida!
  • Vivam!



terça-feira, 19 de abril de 2016

Refeições e treinos da semana em imagens*


Segunda-feira começou com um AEJ: 55min de natação seguidos. Depois, o merecido pequeno-almoço: panqueca com queijo fresco e quiwis bio + chá verde. E uma reunião hiper importante.

Almoço: sopa + bacalhau no forno com espinafres e salada + laranja bio

Lanche: panqueca proteica + iogurte de soja + maçã


2º Treino: Crossfit

Jantar: perca ao vapor com legumes e ovo cozido


P.A. de terça-feira, no carro: panqueca com queijo fresco magro + maçã + chá verde

Pré-treino: tostas de milho com babybel light + café + frutos secos

Treino: cárdio + peito

Almoço/Pós: atum fresco + arroz basmati + salada

Lanche: iogurte de soja + pêra

Jantar: sopa ´salada de bacalhau e cogumelos + gelatina light

P.A. de quarta-feira, com 16h30 de trabalho em cima: chá verde + pão caseiro com queijo fresco magro

Treino: pernas + abs

Pós: sopa com spirulina + laranja

Almoço: mariscada com salada

Lanche: maçã + frutos secos + tostas de milho


Jantar: salada + carapau ao vapor com cogumelos e legumes

P.A. de quinta-feira/Pré-treino: Panqueca com laranja bio, queijo fresco magro + chá verde


Treino: costas + trícipes + cárdio

Pós: sopa + spirulina + pêra

Almoço: besugo + claras + batata doce + salada

Lanche; iogurte de soja + frutos secos + maçã

Jantar: legumes salteados + peixe ao vapor + geltina

P.A./Pré-treino de sexta-feira: chá verde + panqueca com banana e frutos secos + queijo fresco magro 

Treino: pernas + abs

Pós: whey + quiwi

Almoço: cavala no forno sem gordura + ovo + salada e legumes

Lanche: leite de soja com café + maçã + 2 tostas de milho


Jantar; legumes salteados + peixe ao vapor + gelatina

P.A. de sábado, no serviço: pão caseiro + queijo fresco magro + chá verde

Pré-treino: fiambre de frango + tosta de milho + café

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + feijão frade com salada e pataniscas de bacalhau + laranja

Lanche: lata de atum + uvas

Jantar: salada + legumes + espetada e meia de peru + fatia grande de bolo caseiro

Domingo: prova de 16km com a melhor box de sempre, de obstáculos, com muitas gordices no pós mas precisávamos. Não há registos, apenas da fatia de bolo de massa folhada, pecaminosa, com a qual fechámos o almoço/lanche (eram 16h30 :p).

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Receita - Panqueca de cacau cru, alfarroba e farinha de trigo sarraceno (gluten free)


Super saborosa, simples, sem glúten:


  • 1 colher de sopa de alfarroba
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno
  • 1colher de chá de cacau cru puro magro
  • 3 claras (ou mais ou menos 150ml)

Bater tudo, levar a uma frigideira anti-aderente e saborear. Fica top :)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pensar positivo*


Vou trocar um trabalho certo pelo incerto. Vou deixar a cidade que me fez crescer profissionalmente para me dedicar à nova família e estar mais junto dos meus.

Vai ficar muita coisa e muitas pessoas para trás. E, pior, a minha estabilidade financeira. Mas haja paz, haja saúde e muita fé.

Eu confio. Penso positivo. E vocês?

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Preparação de marmitas

Fiz turno da noite e prevê-se mais três turnos seguidos: tarde, tarde e noite. Nada como aproveitar uma tarde de chuva e deixar tudo mais ou menos organizado: Panqueca para amanhã para o pequeno-almoço, legumes e massa salteados com caldeirada de peixes ao vapor (para os próximos dois jantares no serviço), batata doce cozida (para almoços) claras e ovos cozidos, peixes no forno com cogumelos e legumes sem gordura (carapaus para o jantar de hoje, besugo e cavala para os próximos 2 almoços).




Há sopa feita no frigorífico e  ingredientes para saladas.

Sem desculpas, com foco, sem falhas.



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Perdi a cabeça por um macacão


Andava há vários meses a namorar macacões, daqueles mesmo giros que vejo pelos Intagram's fit. Então, num impulso, decidi oferecer-me uma prenda e o escolhido foi este, da Topíssima:

Encomendei numa terça-feira à noite e chegou na quinta :)


Chegou nesta caixa, embrulhado em papel azul e com uma frase inspiradora.


Fica-me muito bem, é super confortável e, em breve, mostro uma foto com ele.

domingo, 10 de abril de 2016

Da semana em imagens*

A semana começou com treino em jejum: 30min de HIIT, com corrida e caminhada. Tomei o pequeno-almoço: pão sem glúten + queijo fresco e fiambre de frango + abacaxi + chá verde. Fui fazer o treininho de peito + bícipes.

Pós: whey + quiwi

Almoço: salada + esparguete sem glúten + peixe vermelho cozido a vapor


Lanche: iogurte de soja + maçã



Jantar: sopa + salada com peixe cozido + gelatina light


P.A./Pré-treino de terça-feira: panqueca de cacau cru e banana + queijo fresco magro + chá verde


Treino: pernas + glúteos + abs









Pós/Almoço: massa sem glúten + ovo e bacalhau cozidos + salada

Lanche: panqueca protéica + iogurte de soja


Jantar: restos de frango + alface




P.A. de quinta-feira/Pré-treino: Panqueca + queijo fresco magro + quiwi bio + chá verde


Treino: Crossfit

Almoço: salada + grão de bico + frango cozido + laranja 

Lanche: panqueca + iogurte de soja + pêra

Jantar: legumes salteados + chicharro ao vapor 

P.A. de sexta-feira: panqueca + queijo fresco magro + quiwi bio + café

Almoço: sopa + salada e cabeça de salmão cozida

Lanche/Pré-treino: panqueca + iogurte de soja + maçã

Treino: Crossfit

Jantar: atum em água + ovo escalfado + salada + gelatina light


P.A./Pré-treino de sábado: panqueca de cacau cru + laranja bio + queijo fresco magro + chá verde

Treino: pernas + abs + glúteos

Almoço:sopa + feijão preto + polvo


Lanche: bytes protéicos + queijo fresco magro + pêra

Jantar: salada + bife de vitela + maçã

P.A. de hoje: panqueca + queijo a vaca que ri light + quiwi bio + chá verde

Almoço: salada + coelho estufado + 2 fatias de bolo simples caseiro

sábado, 9 de abril de 2016

Tenho o coração sem sangue*

E, de repente, toca o telemóvel. O teu mundo abana. A tua chamada, ou mais uma. Prevêem-se dias de incerteza até ter algo concreto. E depois, será na mesma a incerteza, a dúvida, o coração pequenino, apertado, tão dorido mas expectante. Tentas parecer serena e vais ao Crossfit. Fazes a WOD, no final do treino, e choras porque sabes que se confunde com o suor (foi puxadinha!!). Tomas banho e choras mais um pouco. Jantas em família, aquecem-te mas tu sabes que és tu sozinha. O namorado conforta-te, para ele só há um caminho, o vosso. O resto vai fazer-se. Não dormes nada mas acordas com a pica toda para esmagares as pernas num treino de ginásio com o melhor irmão do mundo. 

Não sabes nada. E sabes tanto. Agacha mas ergue-te sempre, ouviste, miúda? 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

As minhas rotinas saudáveis*


Há pequenas rotinas saudáveis que mantenho e que não escrevo ou menciono aqui, quer a nível da alimentação, quer do exercício ou mesmo de hábitos de beleza. Mas como somos um todo e, para estarmos/sermos saudáveis, são necessários um conjunto de factores, achei por bem contar-vos esses pequenos gestos:






  • Quando acordo, bebo sempre um copo de água morna com o sumo de meio limão espremido. Já devem ter ouvido dizer que este gesto em jejum, além de ajudar a desintoxicar, auxiliam a alcalinizar o nosso pH.
  • Tenho sempre uma toalha pequenina para o rosto: nunca limpo a cara à toalha das mãos. A minha mãe incutiu-me este gesto desde miúda, para evitar a contaminação entre os gérmens das mãos para a cara.
  • Uso religiosamente um creme de dia e coloco quase todas as noites contorno de olhos.
  • Hidrato o corpo todos os dias.
  • Tento realizar uma vez por semana esfoliação ao rosto e uma máscara. Vario entre máscaras hidratantes e purificantes.
  • Não tenho muito cuidado com o meu cabelo, sei que devia usar mais máscaras e assim mas nunca uso secador/pranchas.
  • Adoro café e chás mas nunca levam açúcar/adoçantes. Nunca bebi com açúcar, sempre me habituei assim.
  • Tenho sempre de comer algo antes de me deitar. Normalmente janto cedo e antes de ir dormir o estômago ronca com fome :p
  • Bebo, pelo menos, dois litros de água por dia. Em dias de treino a quantidade sobe :)
  • Ando sempre com snacks/marmitas. E pastilhas elásticas (isto não considero saudável).
  • Gosto de ter um tempo para mim antes de adormecer: normalmente leio.
  • Adoro deitar-me cedo e acordar igualmente cedo, Nem sempre consigo deitar-me às horas que preciso mas tento.
Mais alguém quer contar pequenas rotinas saudáveis?