quinta-feira, 28 de abril de 2016

A minha transformação - glúteos


Porque a minha transformação não se verifica só a nível dos abdominais, mostro-vos os glúteos. A 1ª foto é de Outubro de 2015.

A 2ª foto é de Março deste ano.

A 3º foto é de Abril.

Continuamos a crescer por aqui, agora de forma mais estável porque há um vestido de noiva que tem de servir mas isso são outras histórias :)

terça-feira, 26 de abril de 2016

Tarte de maçã sem glúten nem lactose*

Esta tarte era para ser um bolo. Aliás, a receita do bolo de maçã anda por aqui. No entanto, com algumas alterações que fiz, acabei por ter em mãos, literalmente, uma massa muito difícil para verter na forma. Vai daí saiu uma tarte que, na minha opinião, estava bem boa, apesar de pouco doce. Experimentem! 

Ingredientes:

  • 3 maçãs grandes
  • 2 chávenas de farinha de mandioca
  • 2/3 de uma chávena de açúcar
  • 1/3 de uma chávena de coco ralado
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 5 ovos
  • 1/3 de chávena de óleo de coco
  • canela q.b.
  • sumo de limão q.b.
Preparação:
  • Descascar e retirar o caroço das maçãs, cortando-as em cubos pequenos.  Colocá-las numa taça, juntando-lhes a canela e o sumo do limão. Reservar.
  • Para a massa, bater bem os ovos com o açúcar e o coco ralado. Adicionar depois, com uma vara de arames, a farinha, o óleo de coco derretido e o fermento, até ficar uma "pasta".
  • Numa tarteira previamente untada e polvilhada com farinha de mandioca,  colocar a massa e, com a ajuda das mãos/espátula, decalcá-la bem.
  • Sobre esta massa, colocar os cubinhos de maçã e podem polvilhar com mais canela.

  • Levei a tarte ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Desliguei o forno e deixei lá a tarte mais uns 10minutos. Servi mesmo assim.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

Da semana em imagens*


Depois da aventura de Domingo, na segunda-feira tinha algumas dores musculares e muita preguiça mas tomei o pequeno-almoço (panqueca com fruta bio e queijo fresco magro + chá verde) e fui fazer um treininho de peito e abs com o mano, ao ginásio dele. 

Almoço/Pós-treino: sopa + carapau ao vapor + salada + grão de bico + laranja

Lanche: maçã + leite de soja + frutos secos

Jantar: salada + frango churrasco + frutos secos

P.A. de terça-feira/Pré-treino: Panqueca + 1 quiwi e meia pêra + ovo estrelado sem gordura + queijo fresco magro + chá verde

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + massa de frango + laranja bio

Lanche: panqueca proteica com iogurte de soja e canela + maçã

Jantar: legumes salteados + bacalhau cozido


P.A./Pré-treino de quarta-feira: panqueca de alfarroba com queijo fresco magro, banana e chá verde na termos


Treino: pernas + abs

Pós/Almoço: mariscada + batata doce e salada + laranja

Lanche: iogurte de soja + pêra + tosta de milho


Jantar: sopa + salada com potas + gelatina light

P.A./Pré-treino de quinta-feira: panqueca + quiwi bio + queijo fresco magro + chá verde

Treino: cárdio + costas e trícipes

Pós: whey + maçã

Almoço: legumes salteados + peixe no forno sem gordura

Lanche: tosta de espelta + iogurte de soja + pêra

Jantar: sopa + atum ao vapor com rúcula e tomate + gelatina light

P.A. de sexta-feira, após 17h de trabalho: pão feito por mim + queijo fresco magro + chá verde

Treino: abs + peito e bícipes

Pós: whey + laranja


Almoço tardio, após dormir: salada + legumes + salmão ao vapor


Pré-treino/lanche: 2 tostas de espelta + maçã + fiambre de frango


2ºTreino: Crossfit

Jantar: cheat meal com o namorado, pais e sogros: fomos fazer as provas para o nosso casamento e de entre bacalhau com broa, bacalhau gratinado, vitela, posta e duas sobremesas top, saí a rebolar. Mais o vinho :p Esta foi a única foto e será, provavelmente, a sobremesa à mesa escolhida: bolo de chocolate com gelado e redução de frutos vermelhos. Deli, deli :D

P.A./Pré-treino de sábado: panqueca com quiwi e queijinho vaca que ri light + chá verde

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + polvo com grão de bico

Lanche: panqueca low carb + iogurte de soja light

Jantar: frango assado caseiro com legumes e salada + fatia de tarte de maçã paleo que fiz (receita em breve :p)


P.A. de domingo/Pré-treino: panqueca com laranja bio e queijo fresco magro + chá verde

Treino: 20min de HITT na passadeira + costas + abs com o mano.

Almoço: salada + arroz + coelho assado + fatia de tarte

Lanche: bebida de soja light + protein bytes da My Protein 


Jantar: sopa + restos de carne + gelatina light

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dicas para ser saudável (e emagrecer)


Não há receitas milagrosas para perder peso, para ser saudável ou mesmo para ganhar peso de forma saudável. É preciso INTERIORIZAR o que queremos para a nossa vida, o que realmente valorizamos e precisamos. E, na minha opinião, devemos sempre priorizar a saúde. E a saúde engloba manter um peso saudável, manter uma mente limpa e estável e um coração feliz :)

Deixo-vos algumas dicas básicas mas que não se devem esquecer:


  • Beber água, no mínimo 1,5l por dia (e se não tiverem nenhuma doença que o impeça). Podem também beber chá, tisanas mas tudo sem açúcar,
  • Não comprem alimentos processados ou menos saudáveis: o facto de não terem em casa ajuda a que não caiam em tentação.
  • Comam hidratos de carbono de absorção lenta/índice glicémico baixo: batata doce, arroz, massa integral, couscous de milho/espelta e evitem os outros.
  • Optem por proteínas magras e substituam mais vezes as proteínas de origem animal por proteínas de origem vegetal (ovos, grão-de-bico, feijão, tofu, soja...).
  • As gorduras boas fazem bem, saciam e têm propriedades óptimas: abacate, gema do ovo, azeite virgem cru, frutos secos...
  • Planeiem refeições e cozinhem para mais do que uma vez; poupa tempo, dinheiro, agiliza o dia-a-dia, evita que caiam em tentações enquanto esperam que a comida cozinhe e permite que comam mais controladamente.
  • Evitem comer em restaurantes/shoopings: nunca controlamos realmente o que estamos a comer.
  • Caminhem, nadem, andem de bicicleta: mexam-se!
  • Não saiam de casa sem tomar o pequeno-almoço (a não ser que vão fazer análises) nem sem snacks (uma maçã, frutos secos, tostas de milho/arroz, iogurte natural, lata de atum...)
  • Durmam bem, o mais cedo possível e tenham horas fixas para dormir (se não forem Enfermeiros como eu :p).

  • Leiam rótulos, pesquisem e comparem.
  • Evitem adoçantes artificiais.
  • Se puderem, evitem a lactose e o trigo. Não é preciso serem radicais mas se tiverem consciência disto, vão notar diferença no bem-estar.
  • Privilegiem os legumes e frutos frescos, da época. Uma papaia que vem de barco pode ter mais benefícios do que uma laranja do quintal?
  • Passeiem, leiam, estejam com as vossas pessoas e não sejam reféns da comida!
  • Vivam!



terça-feira, 19 de abril de 2016

Refeições e treinos da semana em imagens*


Segunda-feira começou com um AEJ: 55min de natação seguidos. Depois, o merecido pequeno-almoço: panqueca com queijo fresco e quiwis bio + chá verde. E uma reunião hiper importante.

Almoço: sopa + bacalhau no forno com espinafres e salada + laranja bio

Lanche: panqueca proteica + iogurte de soja + maçã


2º Treino: Crossfit

Jantar: perca ao vapor com legumes e ovo cozido


P.A. de terça-feira, no carro: panqueca com queijo fresco magro + maçã + chá verde

Pré-treino: tostas de milho com babybel light + café + frutos secos

Treino: cárdio + peito

Almoço/Pós: atum fresco + arroz basmati + salada

Lanche: iogurte de soja + pêra

Jantar: sopa ´salada de bacalhau e cogumelos + gelatina light

P.A. de quarta-feira, com 16h30 de trabalho em cima: chá verde + pão caseiro com queijo fresco magro

Treino: pernas + abs

Pós: sopa com spirulina + laranja

Almoço: mariscada com salada

Lanche: maçã + frutos secos + tostas de milho


Jantar: salada + carapau ao vapor com cogumelos e legumes

P.A. de quinta-feira/Pré-treino: Panqueca com laranja bio, queijo fresco magro + chá verde


Treino: costas + trícipes + cárdio

Pós: sopa + spirulina + pêra

Almoço: besugo + claras + batata doce + salada

Lanche; iogurte de soja + frutos secos + maçã

Jantar: legumes salteados + peixe ao vapor + geltina

P.A./Pré-treino de sexta-feira: chá verde + panqueca com banana e frutos secos + queijo fresco magro 

Treino: pernas + abs

Pós: whey + quiwi

Almoço: cavala no forno sem gordura + ovo + salada e legumes

Lanche: leite de soja com café + maçã + 2 tostas de milho


Jantar; legumes salteados + peixe ao vapor + gelatina

P.A. de sábado, no serviço: pão caseiro + queijo fresco magro + chá verde

Pré-treino: fiambre de frango + tosta de milho + café

Treino: Crossfit

Almoço: sopa + feijão frade com salada e pataniscas de bacalhau + laranja

Lanche: lata de atum + uvas

Jantar: salada + legumes + espetada e meia de peru + fatia grande de bolo caseiro

Domingo: prova de 16km com a melhor box de sempre, de obstáculos, com muitas gordices no pós mas precisávamos. Não há registos, apenas da fatia de bolo de massa folhada, pecaminosa, com a qual fechámos o almoço/lanche (eram 16h30 :p).

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Receita - Panqueca de cacau cru, alfarroba e farinha de trigo sarraceno (gluten free)


Super saborosa, simples, sem glúten:


  • 1 colher de sopa de alfarroba
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno
  • 1colher de chá de cacau cru puro magro
  • 3 claras (ou mais ou menos 150ml)

Bater tudo, levar a uma frigideira anti-aderente e saborear. Fica top :)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pensar positivo*


Vou trocar um trabalho certo pelo incerto. Vou deixar a cidade que me fez crescer profissionalmente para me dedicar à nova família e estar mais junto dos meus.

Vai ficar muita coisa e muitas pessoas para trás. E, pior, a minha estabilidade financeira. Mas haja paz, haja saúde e muita fé.

Eu confio. Penso positivo. E vocês?

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Preparação de marmitas

Fiz turno da noite e prevê-se mais três turnos seguidos: tarde, tarde e noite. Nada como aproveitar uma tarde de chuva e deixar tudo mais ou menos organizado: Panqueca para amanhã para o pequeno-almoço, legumes e massa salteados com caldeirada de peixes ao vapor (para os próximos dois jantares no serviço), batata doce cozida (para almoços) claras e ovos cozidos, peixes no forno com cogumelos e legumes sem gordura (carapaus para o jantar de hoje, besugo e cavala para os próximos 2 almoços).




Há sopa feita no frigorífico e  ingredientes para saladas.

Sem desculpas, com foco, sem falhas.