domingo, 22 de dezembro de 2013

Ainda não desapareci no meio de tanta caloria natalícia*

Aliás, desde quarta-feira que o ritmo tem sido non-stop a nível de treinos e tento compensar bem a nível de alimentação.

Na quinta-feira estava super animada para voltar ao ginásio. Fiz um pequeno-almoço típico das manhãs de trabalho: leite com café + pão torrado. Só que desta vez barrei com queijo 0% gordura batido e salpiquei com doce de abóbora light. O turno da manhã até se passou mais rápido. Ao almoço: quinoa + salmão grelhado + tomate. Foi um dia de cardio: 6km de corrida, 20minutos de bicicleta em programa endurance e uns exercícios para os abdominais. O jantar tinha de ser leve: legumes salteados com tomate e cenoura crus + omelete de um um ovo + duas claras. Para sobremesa, uma romã.

Mas a jornada de trabalho recomeçava às 11h da noite e muni-me da minha marmita para as noites: bolachas de milho (comi duas) para o meio da noite e chá verde e um leite de soja e pão de alfarroba com manteiga para o pequeno-almoço. Café cheio e volto ao ginásio. Confesso que sentia uma moinha nas pernas mas estava com energia: mais 30min a correr (5.5km) + circuito de musculação e, confiante, fui à aula de cycling. A meio da aula comecei a sentir-me mesmo cansada mas dei tudo o que podia.
Banho quentinho maravilhoso, um par de horas a dormir e há que acordar para voltar à casa da família e ficar para o Natal :) Mas para pós-treino/2º pequeno almoço: omelete de 2 claras + duas colheres de sopa de queijo batido 0% com cogumelos + salada + sardinhas enlatadas. Maçã de sobremesa, outro café para despertar em condições e rumo a casa que as saudades já se faziam sentir.

E o que tinha a mãe preparado? Além de sopa (que já me andava a fazer muita falta), fez um receitinha bem light de bacalhau com legumes no forno que eu vou partilhar em breve. Nozes e amêndoas de sobremesa e a minha barriga feliz.

Ontem (sábado), acordei directamente para almoçar. Como devem ter reparado, isto é raro mas eu andava mesmo a precisar de dormir, até porque depois da noite de trabalho, só tinha dormido 2horas. E o almoço foi sopa + grão de bico e carapau ao vapor. De sobremesa laranja. Claro que estava cansada. E claro que este seria um almoço perfeito se eu não fosse andar de bicicleta com o pai e o namorado! Mas eu já os tinha chateado que queria ir com eles e, apesar do cansaço, não quis dar parte de fraca. Tomei um café + um punhado de frutos secos e ala. Custou. Não vou mentir. A minha sorte é que foi tudo em estrada. Foram 50km! Eles repararam que eu não estava no meu melhor e senti-me mesmo mal por achar que os estava a atrasar. Mais ou menos aos 30km parámos para um snack: eu ataquei uma banana e uma maçã e os 20km até casa até se fizeram bem (foi quase sempre a subir). Lição a aprender: nunca arriscar um treino destes depois de uma sessão intensa de gym no dia anterior!
Chegámos a casa e corri para o duche porque estava gelada! O sol já estava a desaparecer. Bebi um chá verde quentinho e esperei pelo belo do jantar de sábado com a família: Rojões feitos pela avó com batata cozida, couve e muita salada. A acompanhar um copo de vinho tinto e a fechar nozes :p


Hoje de manhã não havia planos. Aliás, havia: dormir. Houve noitada com amigos. Só que hoje também havia almoço de família a comemorar aniversário do mano e eram 10h e estávamos os dois a pé, a tomar um pequeno-almoço diferente (queijo fresco magro + quiwi + duas colheres de aveia cozida em leite com canela + um punhado de cereais de fibra) mas com objectivos semelhantes: e se fôssemos dar uma corridinha aqui pelas redondezas? Well, 40minutos em estrada, a conseguir fazer circuito sem parar (eu vivo a meio de uma subida relativamente intensa), a descobrir uns sítios giros e a fazer umas subidas engraçadas (not). Não levei o telem mas foram à volta de 7km. Não estava sol mas não estava frio e, pela primeira vez sem mp4, só a conversar com o mano. Foi bom! 

O almoço: frango e lulas grelhadas com arroz e salada. De entradas havia presunto e rissóis e eu contive-me e só comi um rissol :p A sobremesa é que foi a desgraça: duas fatias de bolo de massa folhada (é o bolo de aniversário preferido cá de casa!). Mas soube mesmo bem que eu sou mega fã deste bolo!

O lanche foi simples: uma maçã e uma caneca de chá a aparvalhar no sofá e a dar finalmente descanso às pernas:p O jantar, simples também, como se quer ao domingo à noite: sopa e sandes! Eu só comi mesmo a sopa porque ainda havia bolo e ainda comi uma fatia:p Há que equilibrar tudo, certo ? :)

Bom início de semana gente bonita e façam muito desporto para poderem pecar sem culpas neste Natal :p












quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Random food #2

Jantar de Natal do Serviço: Quiche de legumes, caldo verde, bochechas de porco com legume e arroz (cortei no arroz) e o meu mix de sobremesas :)
 Almoço de sábado: cavala enlatada com legumes salteados e maçã
Depois de uma corridinha de 40minutos (+/- 7,2km), jantar de salada, uma batata cozida e robalo grelhado.
Esta sobremesa deliciosa: Mousse light de manga. Não tinha coco para enfeitar, foi mesmo cereais de milho.
Pequeno-almoço de domingo: leite com cevada + pão de centeio com queijinho light
Almoço de domingo com miminhos do namorado: carne de peru estufada com cogumelos e salsicha de peru + tagliatelli + legumes
Jantar: bacalhau assado no forno com salada e crepes de farinha integral com fruta (receita em breve)

Segunda-feira foi dia de trabalho e jantar com amigos.
Almoço de ontem, antes do namorado se ir embora: Polvo com migas :p
Jantar: atum + legumes salteados + maçã
Hoje, finalmente depois de um treino de ginásio, com novo plano de musculação: legumes salteados e espetada de peru. Maçã assada com canela no forno, como sobremesa.

Manter o foco até ao Natal, ok? ;)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Natal traz consigo coisas boas (e muitas calorias :p)

Valha-nos o exercício nestes dias para tentar compensar os jantares e almoços de Natal. Ontem tive almoço com colegas. Logo será jantar de serviço. E se eu podia tentar comer melhor? Posso, daí que compense nas restantes refeições. Mas não me privem de certas coisas ;)

As panquecas na quarta-feira, como pequeno-almoço e pré/treino.
O treino foi de musculação e aulinha de fitwalking.
Ao almoço: sopa + salada de alface e tomate com wrap + frango. De sobremesa foi romã.
Lanche: maçã quente no microondas com canela + tostas com queijinho fresco
 Legumes salteados com dourada grelhada para jantar e pêra.
Depois de uma noitinha de trabalho, com pequeno-almoço de leite de soja com pão de mistura torrado e queijo fresco, fui à natação e fiz 55minutos bem intensos de crawl. 
O tal almoço foi: tostas com paté, caldo verde com um bocadinho de broa, bacalhau com salada e batatas fritas e termino com bolo de bolacha (era soberbo).

O lanche só foi um café e o jantar, legumes com peixe espada preto grelhado. De sobremesa foi quiwi.
Hoje, overnight oats e estive quase 3 horas no gym: 30min de corrida (5.3km), circuito novo de musculação e aula de cycling.
Almoço: legumes + tomate + frango + delicias do mar + wrap + laranja. 

Tarde toda a arrumar a casa e parei agora para um chá quentinho, salada de maçã e quiwi e duas bolachas de milho com queijo fresco.

Posso-me portar mal à noite, outra vez? :p

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Panquecas de aveia e banana

Finalmente aventurei-me nas panquecas! Shame on me, eu sei. Mas só agora fiz o investimento da frigideira anti-aderente (eu nem frigideiras tenho cá em casa :p) e ganhei coragem para experimentar. Sim porque eu achava que aquilo ia pegar tudo. Mas incrivelmente ficou mesmo bom! Claro que a apresentação não é a melhor e podia ter-me esmerado no recheio. Mas tudo a seu tempo!

A receita:

2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 banana
1 colher de sopa de sementes várias
1 ovo
1 colher de chá de canela

Misturar tudo e bater com a varinha mágica. Untar a frigideira só com uma pinguinha de azeite, deixar aquecer e colocar o conteúdo no centro, espalhando com uma espátula de silicone. O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar. Deu para 3 panquecas grossas que recheei com iogurte. Foi o meu pequeno-almoço/pré-treino :)

Novas variações virão, me aguardem :p


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Random food*

Dois dias de formação. Dois dias de ginásio. Dois dias de chegar a casa cansada mas equilibrada. Dois dias a despachar o jantar e ficar pelo sofá a ver Dexter. Dois dias assim, na minha paz.

Pequeno-almoço de ontem e ainda adicionei uma tangerina. A meio da manhã, maçã + café.
Almoço/pré-treino: Arroz, carne assada, salada e laranjinha de sobremesa.

Treino: Aquecimento de 25min de corrida + treino de musculação + 15min de bicicleta
Pós-treino/Jantar: sopa + legumes salteados e salmão grelhado + pêra
Pequeno-almoço de hoje: pão de centeio com queijinho fresco magro e fiambre de frango + quiwi + iogurte com sementes variadas
A meio da manhã foi um galão e uma maçã. O almoço foi quinoa + carapau grelhado + tomate + laranja.
Treino: 8km (43min) de corrida + 20min de exercícios de abdominais + 20minutos de bicicleta (Cárdio day).

Jantar: sopa + legumes salteados com frango churrasco
Sobremesa: a pêra no microondas com uma colher de cereais de milho e canela (e já agora, o Dexter :p)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


Li esta frase e concordo com ela! Hoje foi dia de formação e tudo o que eu queria era vir para casa, aconchegar-me numa manta e ficar bem quentinha com um chá.
O que fiz? Fui ao ginásio. Comecei a correr e estava motivada mas só me deixei fazer 4.5km em 25min. E fiz o meu plano mas hoje custou bem mais. Tive um instrutor de sala novo que me deu dicas super importantes e transformaram os exercícios moderados em desafios de repetições sofridas. Dei comigo a fazer aqueles sons a puxar ferro que só quase os homens dão. 

Se me fez bem? Claro que sim! Claro que chego a casa e tenho menos tempo porque gosto de cuidar do jantar com calma. Mas neste momento a minha prioridade é esta. 

Desafiem-se! Vão além do que esperam de vós próprios! Às vezes não oiçam o corpo, que vos pede moleza. Oiçam a consciência. Ela sabe sempre tudo!

Boa semana! E preparem-se para o Natal com toda a dedicação! Externa e interna! Sobre isto falo-vos noutro post*

sábado, 7 de dezembro de 2013

Alimentação e treininhos dos últimos dias

Quarta-feira saí da noite, numa sequência de 7 turnos seguidos. Para onde fui? Ginásio, claro! Se eu não fosse logo às 9h da manhã, já não ia a mais nenhuma hora :p Tomei o pequeno-almoço no hospital, com um pão de centeio com queijinho fresco magro e um galão. Ainda tomei um café simples, no final. Fiz 6km (em 34 minutos) + circuito de musculação + aula de 30 minutos de fitwalking.
Cheguei a casa cansada mas ansiosa por um banho quentinho e um par de horas de sono. Quando acordei, já por volta das 16h, comi um bom prato de  sopa e esta delícia: fatias de maçã no microondas com canela + iogurte magro + quiwi.

Hora de vir até casa dos papás e a mãe tinha reservado um carapau fresco para o jantar. Com batata e meio ovo cozido, couves e salada e de sobremesa uma tangerina e 4 nozes.
Pequeno-almoço simples para quem acorda tarde e vai almoçar daí a duas horas: Quiwi + queijinho fresco magro + colher de sopa de cereais de fibra
E ainda bem que o pequeno-almoço foi simples, neste dia off de treinos: A avó tinha uma quantidade astronómica de laranjas biológicas e fiz um sumo para acompanhar o almoço: sopa + bife de frango + um bocadinho de fígado com salada e ervilhas, cenoura e feijão verde.

Jantar de quinta-feira (após um lanche de aniversário, com bolo-rei, pão quentinho e manteiga e iogurte): Frango churrasco com salada e arroz. Não comi o arroz todo :/ De sobremesa foram duas maçãs pequenas assadas.
Pequeno-almoço de sexta e pré-treino: Quiwi com cereais de fibra e mingau de aveia e canela. Corridinha de 40 minutos seguidos + 20 min de caminhada.
 Almoço: sopa + bacalhau estufada com batata + laranja
Lanche: Iogurte magro com pão pequeno recheado de meio queijinho fresco magro e uma fatia de fiambre de frango. Estava esfomeada porque andei com a avó às compras (de mercearia e de Natal). Caminhámos imenso, de braço dado e diverti-mo-nos a valer :p
 Jantar: massa com bocadinhos de carne e nozes como sobremesa
 Pequeno-almoço de hoje: Pão de mistura com queijinho light creme e uma fatia de fiambre de frango + iogurte magro líquido










Almoço: sopa + carapau cozido com feijão frade e salada + sumo de laranja natural + meia romã.

E a tarde foi passada a fazer 45km de bicicleta, em estrada (mas com bicicleta de btt), em pouco mais de 2h e meia. A meio, paragem técnica para o meu namorado encher o pneu e abastecermo-nos: eu comi uma banana.
Quando cheguei a casa, comi um iogurte magro.
 Jantar: Daqueles bons jantares de sábado, em família e super quentinha, com a lareira acesa e um vinho tinto EA a acompanhar esta refeição maravilhosa: Frango e entrecosto grelhados com couve, salada e batata cozida (não comi toda).






A sobremesa foi um cházinho verde com uma fatia deste bolo caseiro: Bolo de ananás e coco (feito pela mummy) e com cobertura de chocolate, coco e nozes (feita por mim). Já vos disse que adoro estes jantares? São a melhor cheat meal do mundo! :p