domingo, 1 de dezembro de 2013

Porque queremos um estilo de vida saudável?


O título deste post dá muito pano para mangas. O que é que nos faz comer bem? O que nos motiva a optar por comidas, por vezes, menos apelativas; por ingredientes mais caros (o queijo fresco, a quinoa, a batata doce, tudo isso fica caro); por modos de confecção com menor gordura (cozidos, grelhados, salteados)? O que nos faz perder imenso tempo a ler rótulos, a sermos olhados como freaks nos hipermercados, a sermos olhados como esquisitinhos pelos nossos amigos/conhecidos?


O que nos faz correr ao frio? Acordar mais cedo para ir ao ginásio? Sair de casa em vez de ficarmos no calor das mantas? Ou, pelo contrário, destilar ao calor, no verão, enquanto praticamos exercício?



A mim? Gosto de sentir que o meu corpo está a funcionar bem. Que lhe dou os nutrientes certos. Que estou a tentar prevenir doenças e mazelas futuras. Que estou a cuidar da minha pele. Que estou a tonificar o corpo. Que ganho resistência. Que atinjo objectivos e traço continuamente novos limites. Que tenho energia para outras actividades. Que me disciplino. Que sou mais forte que compulsões e vontades. Gosto da leveza e da sensação de um pós-bom treino. Gosto de descobrir novos paladares. 



Se isto é bom? Até um certo ponto sim. Mas quando ficamos obcecados é perigoso e doentio. Temos de manter o equilíbrio, lá está. E temos de saber sempre o porquê de fazermos isto! Se é por nós ou pelos outros. Se é para nos aceitarmos a nós ou para sermos aceites.


Este fim-de-semana estou num dilema. Tinha decidido com uma amiga que, quando terminassemos a dissertação, íamos ao Mc Donalds. Com tudo a que tínhamos direito! E eu já não vou ao Mc há um ano, comer uma refeição completa! Por um lado quero ir mas já não é com o mesmo entusiasmo de antes, entendem? Eu posso e gosto de comer uma cheat meal. Tenho comido bem e posso mesmo enfardar hamburguer + batata + bebida. Mas... parece que já perdeu o encanto e acho que não me faz tão feliz como antes! Apetece-me, por exemplo, mais, um hamburguer no H3. Acham normal?


Well, amanhã conto-vos o que comi, mesmo :) Ainda não decidi :p

Em relação a treinos e alimentação:
Ontem
P.A.: Overnight Oats

Treino: 1h de circuito de ginásio, género boot camp + o meu circuito de musculação (estou toda dorida dos braços!)

Almoço: sopa + dourada grelhada + salada e legumes salteados + laranja
Lanche: pão de centeio + chá verde + pêra
Jantar: Robalo grelhado + legumes salteados + maçã

Hoje
P.A.: Pão de centeio + queijinho light + fiambre de frango + leite com café + quiwi
Meio da manhã: meio pão torrado sem nada + chá + maçã
Almoço: quinoa + cogumelhos + tomate + robalo grelhado + laranja

Treino: Corridinha de +/- 6.7km em 36min (a minha aplicação do telem demora imenso a apanhar gps e só começou a contar mais tarde os quilómetros) + 700m em quase sprint

Pós-treino: chá verde + iogurte magro



 MAS contem-me, o que vos motiva?


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fim-de-semana? Não para mim '


A minha semana de trabalho começou ontem e só termina, se tudo correr como o planeado, na quarta-feira. Se quero ir até à minha casa, à minha vila, tenho de fazer estes turnos seguidos para depois, desfrutar de dias seguidos com os mimos da família, do amor e dos amigos. Não que nesta cidade onde trabalhe, não tenha amigos. Nem me sinto sozinha (tenho sempre imensas coisas para fazer, tenho cá algumas/poucas/mas boas pessoas, tenho a minha independência). Mas vocês compreendem, certo? :p


Ontem foi dia de ginásio, com circuito de musculação. Hoje foi só cardio, com 6km em 35min, abdominais e 20min de bicicleta. 




Em relação à paparoca
Ontem:
P.A: Leite com café + pão malte com queijinho fresco magro e fiambre de frango
Meio da manhã: iogurte + quiwi + 2 tostinhas integrais
Almoço: arroz integral + bife de peru + maçã
Pré-treino: pêra

Jantar: sopa + cavala no forno em papelote (sem gordura) + legumes salteados + romã


Hoje:
P.A.: Leite com café + pão integral com fiambre de frango e queijo fresco magro + tangerina
Meio da manhã: chá + meia torrada sem nada + quiwi
Almoço: quinoa + red fish no forno em papelote + laranja
Pré-treino: iogurte magro
Jantar: sopa + bifinho de frango com espinafres e legumes/cogumelos salteados + maçã





quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Das minhas estórias [e comidas]


De ontem e hoje, tem-se aproveitado o tempo para estar com as pessoas sem culpas nem faltas de tempo. Tem-se comido bem e com menos guloseimas (além do stress da dissertação, estou com o período e tudo deve ter contribuído para o meu desejo por doces repentino). 


Treinou-se hoje! E o quê? BTT, ora pois! 30km, sendo que 7/8 foram só mato, em 2horinhas. Tirando o frio, foi demais! Sabem porquê? Fiz a descida que me tinha negado a fazer, para aí quase já à um ano. Fiz e foi fácil. Foi só confiar que era capaz. E fui! Também passei por uma longa poça de água sem me molhar. O meu pai disse: "Vai lá atrás, dá lanço e quando chegares à agua, levanta os pés". Na teoria parecia fácil, até porque ele e o meu namorado já tinham passado e estavam à minha espera. E eu fiz aquilo mas cheguei à borda e travei. Olhei melhor, estudei o sítio exacto mais superficial. E voltei atrás, dei lanço e passei por aqueles dois metros com os pés no ar, a rir, qual criança destemida.


Todos somos capazes de sermos melhor. De nos superarmos. E se falharmos, se cairmos, faz parte. Não desistir, não baixar os braços! Por nós, sempre por nós!


Em relação a ontem:


P.A.: Café longo de cápsula + duas bolachas de milho com queijinho de barrar light + 3 tostas com mozarella + uma maçã

Almoço: sopa + salada com 3 sardinhas + laranja


Lanche: Pipocas e um iogurte magro (fui ao cinema e comi 1/3 do pacote...estava em modo celebração :p Mas levei um iogurte para me redimir, em vez da coca-cola zero :p)


Jantar: Massa com frango + pêra + 6 nozes


Hoje:
Duas bolachas de milho esmagadas + queijinho magro fresco + quiwi



Almoço: sopa + espetada de peru + salada + ervilhas e cenoura cozidas + tangerina

Pré-treino: café + 2 nozes

Lanche/pós-treino: Iogurte magro + duas bolachas de milho

Jantar: carapau assado + duas colheres de arroz + salada + duas maçãs pequenas assadas






quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como fazer overnight oats

As overnight oats não são mais do que aveia que fica a hidratar em leite ou água, no frio, durante toda a noite. É um óptimo exemplo para pequeno-almoço, pré-treino ou mesmo lanche. Ou pode ser o que vocês quiserem, consoante o que colocam.

As minha são simples e levam, normalmente:

Base:
3/4 colheres de sopa de aveia
pitada de sal

6/8 colheres de leite ou água (coloco apenas o dobro de líquido, em relação à aveia porque gosto que fique tipo papa)

Canela a gosto

Camadas:
1ª é de cereais - uso de fibras ou de milho, tipo korn flakes porque são os menos açucarados e com menos gordura
2º com fruta - prefiro bananas. Já fiz com pêssego e tem muita água e as maçãs oxidam. 
3º com meio iogurte - magro, de aromas ou cremoso e sem pedaços! podem adicionar chia!
4º - mais cereais
5º - resto da fruta
6ª- resto do iogurte

Por fim: sementes a gosto, amêndoa palitada ou nozes.
Tem hidratos de carbono complexos (aveia); canela, que ajuda na produção de insulina; sementes e oleaginosas, com omega 3 e outras gorduras saudáveis; a banana ajuda a evitar caimbras e tem hidratos de carbono de absorção rápida; os cereais têm vitaminas e hidratos de carbono complexos e o iogurte magro tem cálcio e é óptimo para o sistema imunitário. 

Recipiente: de vidro, bem acondicionado ou da Tuperware, oficial! O plástico deve ser de qualidade e deve ficar bem tapado! O meu é da Tupperware e tem vários outros propósitos: serve como medidor, dá para levar batidos porque tem um bucal próprio e  dá para guardar outras coisas no frio.


Quem é que gosta ou já fez? Contem-me lá :p


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pareço um zombie

Sim. Tenho olheiras. Olhos raiados de sangue. Sinto-me mole. Com fome de porcarias. Com dor de cabeça. Com dor de costas. Sim, tenho tentado treinar para ganhar uma energia extra e alimentar-me com coisas boas. Mas isso tem sido a menor das minhas preocupações porque.... hoje mandei imprimir a minha dissertação. Há uma semana que não durmo mais do que 5 horas por noite. Com turnos pelo meio. O meu prazo era hoje e estava a ver que não! A minha orientadora enviou-me mil e umas recomendações, sempre com emendas e blá blá blá. A formatação deu comigo em quase maluca mas ficou como eu queria e só num documento (by the way, estou pro nessas coisas... aceito trabalhos nesse âmbito :p). Li e reli e encontrava sempre erros! Como é possível? Tive de desistir e parar (eram 6h30 da manhã de hoje).

Well... ainda não posso festejar porque não a entreguei mesmo na escola. Mas estou bem mais leve!

Planos para estes dias:


  • Dormir
  • Cinema e séries
  • Rodear-me de pessoas boas
  • Pintar as unhas
  • Fazer máscaras, esfoliações, depilação e essas girly things
  • Treinar com mais motivação
  • Alimentar-me melhor
  • Acabar o livro 1984
  • Desenvolver mais o blog! Prometo!


Dos últimos dias:


Sábado:

Bacalhau no forno em papelote + legumes salteados e cogumelos
Corrida de 40minutos na rua
Maçã fatiada no forno com canela e cereais, para um lanche bem quentinho
Omelete no microondas (está no fundo do prato) com salada, legumes e delícias do mar


Ontem (domingo), saí da noite e dormi de tarde. Ainda de manhã, fiz um treino bem puxado na piscina! Dia off de fotos.
Hoje:
Pataniscas de bacalhau com grão de bico






Iogurte + maçã + cereais de fibra + sementes variadas para um lanche










Jantar: bacalhau + batata e couve cozidos com tomate e meio ovo. À sobremesa, desgraça: um bocadinho de gelatina, uma pequena fatia de bolo-rei e uma fatia de um bolo caseiro. Eu avisei que ando descompensada :p


sábado, 23 de novembro de 2013

Giveaway*

Eu queria muito experimentar estas coisinhas diferentes que a Joana lá tem no seu blog. Vejam aqui :)



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dias malucos*

De passagem muito rápida, assim, entre mil coisas para fazer. 
 Segunda-feira foi manhã de ginásio e surpresa do meu namorado que me apareceu na cidade onde trabalho à hora do lanche. Fomos jantar a um dos nossos restaurantes favoritos: ele, massa; eu um bacalhau grelhado com batata a murro, numa cama de pão e legumes. Delicioso mas não comi tudo, evitando as batatas, preferi o pão :) A sobremesa foi um mix a partilhar: gelado de baunilha e chocolate + bolo de bolacha + panacota.


 Almoço de terça: salada com frango churrasco
 Jantar: Legumes salteados com batatinhas no forno e carapau assado no forno.
 Almoço de quarta-feira: arroz + carne estufada + tomate e laranja
 Após treininho longo no ginásio, sopa quentinha mal cheguei a casa e dourada grelhada com legumes salteados e delícias do mar.
 Uma das minhas ocupações actuais com gelatina de ananás 0% de gordura a açúcar adicionados + com colher de cereais de milho
 Para o pequeno-almoço de ontem (quinta-feira): quiwi + iogurte magro + cereais de muesli + cereais de milho
 Após 55minutos de natação, o almoço: wrap + restos de frango, legumes e um bocadinho de arroz na wook, salteados em água
 Jantar de ontem: legumes salteados + salmão grelhado e delícia do mar + maçã
 Pequeno-almoço de hoje, em que fiz manhã: leite com café + pão de cereais com fiambre de frango e queijinho fresco magro









Almoço de hoje: quinoa + atum + bróculos + laranja









Fui ao ginásio e ao jantar foi: red fish no forno + tomate, alface e legumes no forno. Suculenta romã de sobremesa, chá aqui ao lado e vamos ao trabalho!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

E vocês, o que é que escolhem?

Os snacks estão sempre mais à mão, nomeadamente o pacote de batatas fritas, as bolachas, os amendoins, os cereais. Tudo muito processado, com datas de validade extensas, com cores apetitosas mas carregados de malefícios.

Já olharam bem para a composição nutricional?

Já pensaram que o melhor é nem comprar isso ou reservar mesmo só para ocasiões especiais? E naquilo que podem comer mais saudável, ficando mais satisfeitos?

Já agora, vejam o que têm de desgastar fisicamente para se livrarem de algumas coisas menos saudáveis. Eu achei curioso e assustador. E vocês?

domingo, 17 de novembro de 2013

Motivação para a nova semana*

Este fim-de-semana começou na sexta e foi de rambóia completa :) Desde um jantar com francesinha a muitos miminhos em casa, não me posso queixar. Foquei-me nos treinos: sexta e hoje de manhã com natação de 55minutos sem parar, em estilo crawl. 


Vocês sabem que eu não sou perfeita. Que posso ter os meus desequilíbrios e, principalmente aos fins-de-semana em casa eu abuso. Mas não posso nem quero ficar obcecada. Porque a minha realidade laboral tem-me mostrado que há cada vez mais pessoas jovens com problemas de saúde gravíssimos e, muitas vezes, as pessoas olham para trás e o que vêm? Pouca coisa...algum dinheiro amealhado, os filhos mais ou menos encaminhados e pouco mais... Porque passamos mais de dois terços da vida a trabalhar e a preocuparmo-nos com o nosso sustento que nos esquecemos de ser felizes nos entretantos. E, depois, a saúde e a doença têm tanto de aleatório como de prevenção. Portanto restam-nos poucas soluções:



  • Ou levamos a vida desregrada e que se lixe o amanhã
  • Ou vivemos tudo com muita disciplina e rigor
  • Ou mantemos o equilíbrio: abusamos de vez em quando e tentamos manter a nossa saúde todos os dias, com pequenas escolhas mas sem deixar de aproveitar as coisas boas

O que é que vocês escolhem? O que é que vos move? Quais são os vossos objectivos? Porque é que querem ser saudáveis? Analisem isso, pensem nas pessoas que, infelizmente, não podem treinar, nem cozinhar, nem escolher, nem nada. E façam-no sempre por vocês!

E agora, algumas fotos do que se tem comido: Pequeno-almoço de sexta, com banana, cereais de fibra e iogurte magro

 Almoço pós-treino: sopa + salada + feijão preto + bife de peru + fígado + laranja
 Lanche: bolacha de milho com meio queijinho magro fresco + iogrute magro com maçã e sementes
 A bela da francesinha (com batatas fritas, ora pois) e coca-cola zero :p
 E um cheescake com um descafeínado, a dividir com o meu amor
 Lanche de ontem, após um almoço de sopa + bacalhau assado com feijão frade: meia romã + 5 tostas de trigo com fiambre de frango e 1/3 de queijinho fresco magro
 Jantar de sábado: batata cozida + os rojões melhores do mundo feitos pela avó + salada e couve + fatia de tarte de amêndoa caseira (divina e feita por mim e pela mãe) + dois bolinhos pequeninos de coco 


Almoço em família e pós-treino: frango churrasco com salada e arroz + castanhas assadas






Tenham um bom domingo pessoas bonitas e força!