quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Desta alimentação pouco exemplar e de dias especiais

Olá pessoas bonitas! Estes dias têm passado a uma velocidade da luz e já estamos a meio da semana! A minha semana de trabalho (com 7 turnos seguidos) terminou na segunda-feira e tenho duas folgas inteiras para aproveitar. Desculpem a ausência mas já cá estou, de novo, para vos mostrar e falar da alimentação e exercício.

Recomendo-vos que não me sigam como exemplo nestes dias! Domingo e segunda fiz turno da noite e isso desregulou-me completamente a alimentação. E ontem foi um dia especial (com direito a duas saborosas cheat meals). Recomeçamos hoje o equilíbrio? É retórica esta questão porque o equilíbrio depende das nossas definições. Por exemplo, apesar de ontem ter saído da linha, acordei com o maior sorriso do mundo e a sentir-me tão leve! E isto também contribui para me sentir saudável! Mas já vão perceber o que quero dizer ;p

Assim, no domingo, em que saio da primeira noite, tomo um pequeno-almoço básico:
P.A.: Iogurte magro + pão torrado com queijinho fresco magro
Treino: 46min de corrida! Seguidos! E voltei aos meus 8km... Não é fantástico? :D
Almoço/lanche pós-acordar de 4 horas muito mal dormidas: prato de sopa + laranja em casa. Fui até a um café simpático com wi-fi e ainda bebi um café + um scone com compota de framboesa.
Jantar: Legumes salteados com pepino + atum + cogumelos salteados frescos + maçã e pêssego cortados aos cubos com duas colheres de cereais muesli e canela.

Primeiro(s) erros: Pouca proteína e sinto que não colmatei o desgaste que a corrida provocou.

Segunda-feira (em que saio da segunda e última noite desta sequência):
P.A: Iogurte magro + pão torrado com queijinho fresco magro
Treino: 1h30 no ginásio a fazer o meu plano e com novas invenções da instrutora que me deixaram dores musculares até hoje
Almoço/lanche pós acordar: Leite de soja + pêssego + café + 2 bolachas de milho com fiambre de peru
Jantar: sopa + batata cozida com feijão verde + meio ovo cozido + salada + 3 sardinhas assadas + maçã
Caminhada de 40min
Ceia: duas bolachas de milho com queijinho light

Mais erros: comi mais à noite do que durante o dia mas o meu corpo pedia e com razão.

Terça-feira (e um dia especial)
PA: Cereais de fibra + queijinho magro fresco + pêssego
Almoço: sopa + frango assado com salada e uma colher de arroz + laranja + uvas
Lanche: meia de leite + sumo de laranja natural + pão pequeno com fiambre + 2 folhados pequenos + fruta
Jantar: entradas de pão com paté de azeitona e queijo fresco + linguado no forno, recheado com camarão + feijão verde (já tinha abusado no pão, evitei as batatas) + fatia de tarte de chocolate com amêndoa (tive que a comer rapidinho antes que o meu namorado ma roubasse :p Estava do céu!). Tudo regado com um bom vinho tinto. E porque estávamos no Porto, acabámos a noite no Cais de Gaia a beber um tawny de 10 anos. E antes que pensem que me saiu o euromilhões, fomos festejar mais uma data em comum de aniversário (festejamos sempre quando fazemos um ano completo e meio-ano. Desta vez fizemos alguns-anos e meio :p). 

Soube tudo tão bem! A tarde num local diferente e acolhedor e a noite à beira-Douro. Conversámos imenso, rimos ainda mais (ah, pois, o vinho :p) e fizemos planos sem nos importarmos que não se realizem: queremos apenas manter o Amor. Este, que podendo ser imperfeito, é o melhor do mundo ;)


 P.S. Desculpem a qualidade das fotos, principalmente destas últimas, mas à noite e com o telemóvel, foi o melhor que consegui!








domingo, 22 de setembro de 2013

Ainda cá estou :p

Desde terça-feira que tem sido uma lufa-lufa entre ginásio, trabalho, descanso e dissertação. Acresce que estou sem net em casa o que contribuiu para que não conseguisse actualizar o blog antes. Mas tenho andado bem. Com mais fome, é certo. Tenho comido mais hidratos (evito sempre à noite) mas quero ter os nutrientes essenciais nesta fase do ginásio. Mas vejam e digam de vossa justiça:

Assim, na quarta-feira:
P.A.: O básico para uma manhã de trabalho! Leite com cevada + pão integral com queijinho light e fiambre de frango
Meio da manhã: duas bolachas de milho + pêssego
Almoço: Massa chinesa + salmão no forno com tomate (e sem gordura) + tomate e laranja
Treino. 55min de natação
Pós-treino: iogurte sólido magro + polpa de 3 maracujás + cereais de muesli
Jantar:sopa + legumes salteados e soja grossa estufada + maçã


Quinta:
P.A: Overnight Oats com banana
Treino: o meu esquema no ginásio
Almoço: sopa + frango churrasco com batata a murro + salada de alface, tomate e pepino + laranja
Lanche: pão de mistura com manteiga + iogurte líquido magro
Jantar: legumes salteados + perca na forno sem gordura (ficou uma delícia) + maçã + fatia de bolo de massa folhada com recheio de doce de café (oferta de uma utente e o meu não-consigo-resistir-a-bolos-de-massa-folhada)

Sexta
P.A.: Overnight Oats com banana
Treino: O meu esquema (+/- 1h30) + aula de 50min de cycling (não sei de onde me sai tanta água, à quantidade de transpiração)
Almoço: sopa + dourada no forno sem gordura com legumes salteados e duas batatas (já não consegui comer a 3ª) + laranja
Lanche: pão de alfarroba com queijinho + pêssego
Jantar: sopa + frango churrasco com pepino e tomate + maçã

Sábado
P.A: Pão integral + queijo fresco magro + leite com cevada
Meio da manhã: pêssego + 2 bolachas de milho
Almoço: salada + frango + duas batatas + laranja
Lanche (com uma amiga): coca-cola zero + meia torrada em pão caseiro
Jantar: sopa + legumes salteados com pescada no forno + pêra com canela e duas colheres de muesli
Ceia (já durante a noite de trabalho): cinco bolachas de água e sal e um bocadinho de gelatina

Digam lá se eu não ando a comer mais? :p Acham que deva reduzir?

Bom fim-de-semana queridas e aproveitem este fim de verão maravilhoso, com temperaturas bem boas :) Eu vou continuar a trabalhar! O fim-de-semana todinho! E logo com duas noites seguidas. Já fiz uma e falta outra.











terça-feira, 17 de setembro de 2013

E a semana começa assim [17.09]

Com um pequeno-almoço que me enche as medidas e é do mais simples que há. Com um turno que fluiu bem mas que culminou em conversas sérias sobre todas as mudanças quer no hospital quer na função pública (e o futuro vê-se negro). Nada melhor do que arriscar no ginásio e fazer um bom jantar.

Ânimos mais calmos, com vontade de acabar a dissertação (mas sem paciência hoje). Tenho um mês para a terminar. Vou ler-vos, vou ouvir música, vou esquecer que tenho este futuro tão difuso pela frente e acreditar que as coisas boas estão onde menos esperamos!

Amanhã há mais. Uma boa noite ;)

P.A.: Leite com cevada + pão integral com fiambre de peru e um queijo fresco magro
Meio da manhã: duas bolachas de milho + pêssego
Almoço: Arroz com carne de vaca estufada + tomate + laranja
Lanche/Pré-treino: maçã + iogurte magro + muesli

Treino: O meu plano (quero falar nisso com tempo) que leva uma boa hora e meia + aula de abs + aula de Jump Rope (basicamente saltar à corda até transpirar tudo e mais alguma coisa)

Jantar: prato enormeeee de sopa (tinha algum feijão) + espinafres salteados com azeite, alho, cebola e 3 delícias do mar + bacalhau no forno sem gordura + pêra com canela




segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16.09 [ou da vida calma]

Acho que vocês já me conhecem um bocadinho. Já vos disse que não ando em dieta nem quero grandes objectivos com o meu corpo. Tenho um enorme: sentir-me equilibrada e saudável. Há vários meses que tento reger-me pelos princípios básicos de um estilo de vida saudável: praticar exercício físico, comer correctamente, beber bastante água. Mas de tudo eu gosto de retirar prazer! Gosto de retirar prazer de sentir o meu corpo com resistência, tonificação e flexibilidade. Gosto da sensação única de um pós-treino. Gosto de cozinhar, de inventar, de saladas e legumes. Mas também gosto de prevaricar um bocadinho e experimentar novos restaurantes. Gosto de me sentir bem com o corpo mas também com a mente. E gosto dos pequenos prazeres do dia-a-dia.
Hoje foi um desses dias, aparentemente simples mas cheio de calma, como se quer num dia que antecede vários turnos de trabalho. Acordei, depois de 8horas de sono, e fiz um pequeno-almoço básico mas mas com os nutrientes certos (hidratos de absorção lenta e rápida + proteína e pouca gordura) para uma corridinha de 6km em 35 minutos. Almocei com os avós as belas pataniscas de bacalhau (uma das especialidades da avó) e fui lanchar e conversar muito com o namorado. No fim, jantar com os pais e rumar à cidade que me dá trabalho.

Esta sou eu, simples. Muitas vezes ando com o coração no ar, a planear viagens, sonhos, livros e coisas assim. Mas sempre com os pés na terra, a agradecer a saúde, o trabalho, o amor, a tese quase pronta.
Espero que gostem de mim assim ;)

P.A.: Iogurte magro sólido + banana + cereais de fibra
Treino: 35min de corrida + 10min de caminhada rápida
Almoço: sopa + grão de bico e pataniscas + laranja
Lanche: Meia torrada em pão saloio + meia de leite
Jantar: Uma batata cozida + salada + meio ovo + cavala cozida + maçã pequena


Do fim e do início da semana

Deste fim-de-semana guardo uma noite má de trabalho de sexta para sábado, mas nada que uma boa hora de natação não tenha relaxado. Viagem até à minha casa e à das minhas pessoas, para um fim-de-semana de mimos, passeio, planos e comida boa. Ontem não treinei mas hoje voltei à carga. Foram dois gelados em dois dias e outras coisas boas e queria mesmo iniciar a semana a desintoxicar.

Que esta semana seja um bom re-começo. Que esta semana seja mais um conjunto de dias felizes para vocês! Não há fotos mas logo volto ao registo normal :) E não se esqueçam de lutar por vocês mesmas, pelo vosso equilíbrio. As desculpas evitam-se portanto, no excuses para não comerem bem e para não treinarem! Força :)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

12/13.09 & ginásio

Ontem foi tempo de voltar à carga no ginásio e eram 9h30 já lá estava. E o que foi o P.A.? Claro, as minhas overnights! Ando viciada! Adoro prepará-las à noite e pensar no bem que me vão saber logo de manhã. Mal acordo, fico a ler na cozinha e a saborear aquelas camadas fresquinhas! Já experimentaram?
As de ontem, em vez de banana, foi com ameixa e estavam igualmente divinas! 

Assim, ontem:
P.A.: Overnight oats
Treino: 20min corrida + treino de musculação + 20min de bicicleta estática. Dei-lhe com força e acreditem que me doem vários músculos.
Almoço: legumes salteados (cenoura, feijão verde, courgette, alho fancês, alho e cebola e ervilhas) + robalo grelhado + meio pão torrado + laranja
Lanche: Iogurte sólido + pêssego + 5 bolachas partidas de água e sal, tudo misturado
Jantar: salada de atum + pêra


Hoje acordei cedo para fazer turno da manhã e mal saí, vim lanchar e segui para o ginásio. Ia super entusiasmada porque foi a primeira vez que fui à tarde e ia experimentar aula de FisicTubes e de Abs. 

Iniciei com 15min de elíptica + 15min de bicicleta estática. Sobre a aula de FisicTubs (nunca tinha ouvido falar)," é constituída principalmente por exercícios que trabalham a resistência muscular. O principal objectivo é a tonificação muscular proporcionando também um significativo gasto calórico. A ginástica localizada é uma aula com música, contribuindo também para o aperfeiçoamento da coordenação motora e ritmo. Gasto calórico aproximado: até 600 cal/hora. Indicado para aumento de tônus muscular e resistência muscular localizada. Contra-indicado para: problemas de coluna." Foram 40min de aula com elásticos e, sinceramente, não me convenceu. Não sei se foi pela primeira vez e ainda não estar bem coordenada, acho que foi fraquinha. Mas só amanhã (consoante dores de músculos) vos conseguirei dizer.

A aula de abs durou 20min mas também não achei desafiante. Eu que era toda pró-aulas ando mais pró-máquinas e musculação. E as instrutoras de sala são muito divertidas, presentes, sabem imenso e de um grupo muscular conseguem inventar 1001 formas de o trabalhar, com e sem máquinas.
Terminei com 20min de um programa na passadeira, entre corrida e caminhada com elevação.

Em relação à comida:
P.A.: Leite com cevada + pão de cereais com queijinho light e fiambre de frango
Meio da manhã: meio pão pequeno de alfarroba com queijinho light + pêssego
Almoço: Posta de perca grelhada + legumes salteados + quinoa + pêra
Lanche: Iogurte magro sólido + ameixa + bolacha de milho esmagada + sementes de sésamo e linhaça
Jantar: Salada + ovo cozido + espetada de peru + wrap + maçã + bolacha muesli de aveia







quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Destes dias :)

Olá pessoas bonitas! Eu juro que não vos abandonei, simplesmente tive cá o meu namorado comigo e as vindas a este mundo virtual resumiram-se a ver o mail. Vocês compreendem, certo? :)
Não descurei a alimentação mas confesso que pequei ali um bocadinho na terça-feira. Já vão ver as fotos. Fomos experimentar um restaurante bem típico e famoso pelas tapas e pelos petiscos. Desde um litro de sangria a dividir pelos dois até à sobremesa, foi um regabofe completo. E que bem que soube!

Segunda-feira
P.A.: Overnight oats (aveia + água e canela, cereais de milho, meia banana, meio iogurte, mais cereais, meia banana e o resto do iogurte. Por cima, sementes de sésamo e linhaça)
Treino: intenso no gym. Musculação e cárdio + aula de 30min de fitwalking (prometo falar-vos melhor do meu treino de musculação).
Almoço: salada com omelete sem gordura + quinoa + pêra
Lanche: pêssego + fatia fina de tarte de maracujá
Jantar: carapau no forno com batas assadas e salada + maçã


Terça-feira
P.A.: Leite com cevada + pão de sementes escuro com fatia de fiambre de frango + queijinho light
Almoço: espetada de peru + legume salteados + ameixa
Lanche: maçã
Jantar: pão de azeite e alho, alheira à mirandesa, tomates recheados com qualquer-coisa-que-não-me-lembro e amêndoa, pimentos recheados com farinheira, enroladinhos de salsicha + bolo de chocolate e requeijão com abóbora. Tudo isto foi dividido e da alheira e dos enroladinhos só provei (foi o que o meu namorado pediu). Esta divino, acreditem!

Quarta-feira (back to routine)
P.A.: Iogurte magro (só porque acordei tarde)
Almoço: salada de alface e laranja + um bocadinho de massa com carne e cogumelos estufados + pêssego
Lanche: Pão com manteiga + maçã
Almoço: salada com polvo cozido + pêra

A vida é para saborear, não se esqueçam! E depois de treinos intensos e com boa companhia, ainda sabe melhor :p










domingo, 8 de setembro de 2013

Weekend [a trabalhar]*

Se ontem optei por fazer um dia off de treinos, aproveitando para cuidar de mim e adiantar umas refeições, hoje, ao final da tarde, fui correr pela estrada nuns bons 35minutos. Entretanto, fiz ontem tarde e hoje manhã e não tinha saudades em trabalhar ao fim-de-semana [mesmo que seja muito mais calmo e tenhamos feito uma almoçarada, contribuindo ainda mais para a união da equipa]. Mas sem stress. Às vezes estes substitutos da nossa família conseguem preencher as nossas lacunas emocionais :)

E o vosso fim-de-semana? Em relação aos vossos blogs, tenho aprendido imenso. Tenho uma lista de ingredientes/receitas/suplementos a experimentar e adoro aprender e conhecer estas coisas. Obrigada!

Em relação à alimentação, ontem:
P.A.: Galão (sempre sem açúcar) e torrada em pão caseiro (adorooooo estes pequenos almoços fora, na padaria. É um guilty pleasure*)
Almoço: Sopa + quinoa com bacalhau no forno e legumes salteados + pêra
Lanche: bolachas de água e sal integrais + queijinho + ameixa + iogurte magro
Jantar: salada de alface e tomate + churrasco + maçã


Hoje
P.A.: Leite com cevada + pão de cereais com fatia de fiambre de frango + queijinho
Meio da manhã: iogurte magro + maçã
Almoço: super salada (ovo cozido, atum, alface, pepino, milho, cenoura, azeitonas, pimento, cogumelos, pêssego, ananás em calda) + um bocadinho de sorvete de tangerina
Lanche: Pêssego com cereais de fibra
Jantar: Sopa + legumes salteados + frango churrasco + um bocadinho de noodles + pêra

Um beijão e boa semana!



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

De hoje, de ontem, do fitwalking e de cycling :)

Então ontem foi uma noite daquelas mesmo chatas, trabalhosas e com direito a um óbito. Como é bom regressar em grande (NOT). O que valeu foi a companhia. A meio da noite estávamos a fazer um pequeno lanche com tostas mistas e gelatina e antes do turno terminar, ainda foi um croissant com queijo fresco e um cházinho. Mas dias (ou neste caso noites) não são dias e nós precisávamos, quer emocionalmente, quer fisicamente. E mal saí do hospital, fui ao ginásio (vocês já sabem que eu tenho esta maluqueira de treinar primeiro só depois dormir). Fiz circuito completo mas ainda sem plano. Hoje doíam-me os braços e os abdominais. Bom sinal!
Depois de um bom banho, fui finalmente dormir. Só consegui tirar fotos ao jantar: salada de alface, tomate, pepino e agrião com atum e uma maçã.

Hoje de manhã fiz circuito de uma hora e meia e uma aulinha de cycling. Acho que nunca transpirei tanto na vida! No final, ainda fiquei à conversa com o instrutor e mais umas pessoas sobre....BTT, ora pois ;) Estou toda dorida mas foi bem desafiante!

Em relação à alimentação:
PA: Overnight oats com banana, cereais e iogurte magro (ainda não acertei com um frasco de vidro fino e transparente mas já sei onde comprar)
Almoço: sopa + 1/3 de frango churrasco + salada + wrap + laranja

Lanche: Duas bolachas de milho + queijinho fresco + pêssego

Jantar: legumes salteados + peixe vermelho no forno sem gordura + pêra + um bocadinho de sorvete de limão :p

Em relação ao fitwalking, eu também não conhecia. Mas é basicamente cycling só que em vez de bicicleta estática é uma elíptica (mais simples que as normais que estão nas salas de cárdio-musculação). Sempre ao ritmo da música! Vejam este site  que, apesar de achar que está demasiado bucólico, acho que mostra com imagens o que é. Mas, sem dúvida, preferi o cycling!




E porque ser saudável também é cuidar de nós*

Se há coisa que comecei a valorizar com o passar da idade, é a cuidar do meu corpo e do meu aspecto. Trabalho directamente com o público e torna-se essencial estar confiante para que os utentes confiem em mim. E se estivermos bem na nossa pele, se nos sentirmos minimamente cuidadas e arranjadas (mesmo que use farda branca :p), vamos estar mais confiantes e sorridentes. Não concordam?

Apresento-vos os meus essenciais para o rosto. Não sou pessoa de grandes maquilhagens e passam-se semanas sem usar base. Mas gosto de dar sempre um toque de cuidado. 
Uso religiosamente um creme de dia com factor SP25 e, pelo menos uma vez ao dia (ao deitar), aplico um creme de contorno de olhos. Para as maquilhagens, uso um corrector de olheiras e, esporadicamente, base. Adoro realçar os olhos e os lápis são o meu must-have. Tenho um preto, azul turquesa, verde e azul escuro. Posso conjugar na pálpebra superior ou inferior. É usar a imaginação. Também gosto de aplicar sombras, principalmente os tons que me favorecem: rosas claros, azuis e bronzes. Máscara para pestanas também me é essencial.

Consoante o que escolho para os olhos, opto por um gloss simples para os lábios ou um batom cremoso que não se destaque muito. No fim do dia, lavar bem a cara e desmaquilhar (uso um desmaquilhante para olhos sensíveis).

Esta é a minha selecção base. Vou tendo outros produtos, principalmente sombras, mas aqui estão os preferidos. E os vossos, quais são? O que não dispensam?
Para a próxima mostro os essenciais do corpo e cabelo.