sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Quase férias :D [16.08]

Hoje optei por não ir caminhar. Amanhã prefiro carregar mais e aproveitei para adiantar tarefas domésticas e, assim, ajudar a mãe, cá em casa. Também tenho andado a todo o vapor com a dissertação. Quero deixar o último capítulo feito antes de ir de férias (mesmo que possa ter todos os defeitos) e assim, só ficar a introdução e conclusão.

Passei o dia sem dores portanto estou confiante que amanhã possa correr mais um bocadinho. Vamos ver. Como vocês disseram, podia ser bem pior. Mas não estive parada! Tenho aproveitado a última compra do meu irmão: uma corda e estive a saltar 10min. Depois foram 20min de abdominais, prancha, exercícios com os pesos de 2kg cada e assim. 
Há momentos que temos prioridades diferentes e temos de nos adequar. E eu estou nesse ponto. Mas acreditem que estou bem! ;)

Alimentação:
P.A.: Iogurte magro + ameixa + cereais de fibra (ando viciada nesta combinação)

Almoço: sopa + salada com sardinhas assadas e uma colher de sopa de arroz + laranja

Lanche: queijinho magro fresco cortados aos cubos + pêssego aos cubos + cereais de milho + sementes de sésamo e linhaça

Jantar: Colher de sopa de puré + coelho estufado + salada (a cor roxa é da beterraba) + maçã

Tenham um óptimo fim-de-semana queridas*

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

[Voltou-se devagar ao activo] 15.08

O plano era fazer 4km de caminhada e uma voltinha a correr. Mas depois de oito voltas a caminhar (3.2km) e impulsionada pela ausência de dor, comecei a correr com o meu irmão. Fiz 1.2km a correr mas a dor estava lá. Mal comecei a correr, a danada apareceu. Nada de incapacitante, nada que me impedisse de correr mais mas não quis forçar. Acabei por parar no final das 3 voltas e dar mais uma volta a caminhar. Alongar bem, gelo quando cheguei a casa e agora nada de dor. Sábado há mais.

Em resumo, o treino: 3,6km de caminhada rápida + 1,2km de corrida + 20min de abdominais e exercícios com pesos + 10min intervalado de salto à corda. 

Estou apreensiva. A dor não desapareceu, depois de anti.inflamatórios, analgésicos, fisioterapia e descanso. Depois fui pesar-me e descobri que não engordei. Menos mal. Mas também isso não é de todo o mais importante. Vamos ver no sábado:)

P.A.: Iogurte magro + pêssego + cereais de fibra e sementes de sésamo e linhaça

Almoço: sopa + bacalhau no forno com batata assada + laranja

Lanche: iogurte magro + meio queijo fresco + maçã + colher de sopa de cereais de milho

Jantar: Salada com alface, tomate, pepino e rebentos de soja + bifinhos de peru com salsicha de peru + ameixa




quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Praia boa e ainda a suspirar por correr 14.07

Sim, sempre que vejo alguém a correr, suspiro. Sempre que vejo alguém a caminhar em ritmo acelerado, suspiro. Sempre que vejo ciclistas equipados, suspiro. Como eu quero tanto voltar a fazer exercício, para além da natação!

Hoje foi dia de praia e foi bom. Agora à noite preciso de inspiração. Preciso de deixar mais um capítulo pronto, da dissertação. Aí vamos nós :)

P.A.: Iogurte magro + sementes de linhaça + cereais de fibra + maçã

Almoço: Sopa + feijão frade e feijão preto + salada + restos (uma patanisca + um bocadinho de carne picada) + laranja

Lanche: iogurte líquido magro + pêssego

Jantar: arroz + carapau + maçã cozida com noz e canela



[Fériasssss] 12&13.08

Olá pessoas bonitas :)  As minhas férias começam hoje e apesar de tanta inconstância, não há como não sorrir! Existiram anos em que estava mais eufórica por vir de férias mas hoje não. Estou calma, talvez tudo à minha volta influencie esta passividade. Mas quero acreditar que vai ficar tudo bem, dar tempo ao tempo, certo?
Segunda e terça-feira ainda fiz tarde e manhã, respectivamente. A alimentação tem estado controlada. Acreditem que uma vez que se comprometem a comer saudável, o difícil depois é prevaricar sem remorsos. Eu tento manter o equilibrio, nem sempre facil :)

12.08
PA: Iogurte magro + cereais de fibra + ameixa + sementes

Almoço: sopa + salada + grão de bico + 2 pataniscas fritas com azeite + laranja

Lanche: pão torrado simples + pêssego

Jantar: salada + arroz integral + carne de vaca estufada + maçã


13.08
P.A.: Leite de soja + pão torrado com queijinho light + pêra

Meio da manhã: iogurte magro + ameixa

Almoço: feijoada com tomate + laranja

Treino: 1hora de natação

Lanche: chá verde + pão com queijo

Jantar: sopa + frango com salada + melancia




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Boa semana pessoal :p

O meu fim-de-semana foi de semi-excessos. Mais no sábado, com jantarada de amigos e alguma bebida, mais conversa até às tantas da manhã. Mas compensei com 20min de musculação em casa, com exercícios de abdominais e braços (ainda hoje me doem os braços!).
Ontem foi dia de ir à Viagem Medieval e apesar de tantas iguarias boas, dei duas trincas no pão com chouriço do meu namorado e partilhámos uma sangria. 
Mas estou conformada. Faltam-me dois turnos paras as férias, menos de 5 dias para re-começar com caminhadas e corridas, menos de uma semana para as férias a sério e menos um mês para o ginásio. As coisas em família continuam mal, a minha disposição tem andando inconstante mas eu tenho e gosto de ver o copo meio cheio, sempre!

Esta é uma semana que se inicia e que pode ser boa, má ou irrelevante. Façam de cada dia um dia bem colorido, consigam sempre arranjar algo, nem que seja pequenino, que vos faça verdadeiramente felizes. Sorriam, procurem pessoas positivas, encham-se de mimos das vossas pessoas, comam bem e abusem um bocadinho, saltem muito e transpirem muito, VIVAM. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bom fim-de-semanaaaaa (e este é mesmo de folga!)

Hoje não há fotos. Há desabafos. Duas horas e meia de fisioterapia e a indicação que só daqui a uma semana posso voltar a iniciar a corrida. Exercícios só natação (tal como dissera o médico) e de braços/tronco. Nada de força na perna. É para levar direitinho e amanhã há mais. Esta que vos escreve está a cumprir tudo! Por mais que custe! Hoje consolei-me com um prato de massa à bolonhesa ao jantar. E o fim-de-semana vai ser fora com amigos. Mas não quero saber. Estou a dar descanso e nutrientes bons ao meu corpo e Setembro aguarda o meu regresso ao ginásio. 

E que mesmo estas pequenas dores de alma, de quem não pode correr nem andar de bicicleta, virem, daqui a uns tempos, em "músculos muita fórtes" :p

Sorriam muito neste fim-de-semana :) E VIVAM!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

07 & 08.08 [Já foi toda a gente de férias?]


Parece que sim ! As minhas também já se avistam. Estou a começar a entrar em modo delas :p


Ontem foi mais um dia em que fiz tarde e em que fui nadar. E também comi um doce! A razão da prevaricação foi lá uma auxiliar que levou crepes com gelado para o jantar e ela sabe que eu adoro crepes! Para não ser desmancha prazeres e até porque me estava a apetecer, aqueci um crepe e, em vez do gelado, cortei a maçã que tinha levado aos pedaços e fiz uma mistura que até ficou deliciosa! Yummiii :p


Agora, enquanto mais uma noite de trabalho me aguarda, delicio-me com uma ameixa cortada em pedaços + canela + uma colher de cereais de milho. Temos é de saber inventar sobremesas docinhas e saudáveis.


Atentem em relação ao plano alimentar:

P.A.: Overnight oats (iguais às do dia anterior, apenas substitui a banana pelo pêssego)


Treino: Uma hora seguida de natação


Almoço: ovos mexidos no microondas com uma fatia de fiambre + legumes salteados (courgete, tomate cherry, cenoura, rebentos de feijão mungo, cebola e alho) + massa chinesa + laranja

Lanche: Pão de centeio torrado com manteiga + ameixa

Jantar: sopa + salada de alface, tomate e pepino + cavala cozida + crepe com maçã


Hoje:

P.A.: Duas fatias de pão de centeio torrado com um queijo fresco magro + fatia de fiambre de frango + pêssego + iogurte magro

Almoço: Na cadeia de hambúrgueres do H3 (com uma amiga). Bebi uma limonada com morango e pedi um hambúrguer mediterrâneo (com agrião e queijo parmesão) e pedi um suplemento de salada. Comi metade do arroz que vêm. Adoro aqueles hambúrgueres :p


Lanche: Meia manga + maçã pequena com canela, cereais de milho e sementes de sésamo e linhaça


Jantar: salada de tomate cherry, alface e pepino + dourada grelhada + ameixa com canela e cereais de milho







quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ordem para nadar! [06.08]

Pois que ontem acordei cedo, quase tão cedo como se fosse para fazer o turno da manhã. Precavi-me com um pequeno-almoço super nutritivo e vamos lá ouvir o médico. Disse ele que deve ter sido um estiramento muscular leve. Em qualquer dos casos, o repouso foi necessário e agora é começar devagar. Sexta vou a um fisioterapeuta avaliar se posso correr. 
Pois que ainda nem eram nove da manhã e eu já com tudo resolvido. Fui comprar peixe fresco e outras coisas de mercearia necessárias e, como é óbvio e com luz verde do médico, uma hora intensa de natação. Soube tão bem! Só podia fazer crawl (que é precisamente o que mais gosto e mais faço) e fi-lo com toda a intensidade possível. Cheguei a casa e só queria descanso!

Mas nada de descanso! Turno da tarde para fazer ! E é isto. Estamos a re-começar devagar e é bom!

Em relação ao diário alimentar:

P.A.: Overnight oats (eu gostava muito de ter um recipiente em vidro para mostrar as camadas certinhas mas enquanto não compro, faço neste que é próprio e da Tupperware): 3colheres de aveia integral + 6 de água + canela; camada de cereais de milho, camada de meio pêssego, camada de meio iogurte sólido, camada de sementes de sésamo e linhaça, camada do resto do pêssego + camada de cereais de fibra + camada de iogurte. Tão fresco, tão bom e tão nutritivo!
Treino: 1hora de natação

Almoço: sopa + carapau grelhado + legumes salteados e couscous + chá verde frio + pêssego
Lanche (no serviço, daí a má qualidade da foto): pão torrado com queijinho a vaca que ri + ameixa + iogurte líquido

Jantar (no serviço): sopa + bacalhau no forno sem gordura com salada de alface e tomate + maçã

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Por cá estamos bem sem doces

mas sem o exercício é muito pior. Acreditem que não me tem custado quase nada resistir a coisas doces, também porque não tive grandes tentações. Por outro lado, ficar sem poder exercitar o corpo (e relaxar a mente), tem sido incrivelmente mais difícil. Amanhã consulto novo médico, até porque a dor, ainda que muito menos insidiosa e quase inexistente, cá continua. Tenho feito uns abdominais, prancha e coisas assim simples e que não envolvam carga para o músculo mas com o meu trabalho é impossível estar parada. 


Deixo-vos recortes do fim-de-semana:


No sábado tomei como pequeno-almoço, cereais de milho + iogurte magro + sementes de sésamo e linhaça + pêssego. Ao almoço foi sopa + salada com uma coxa de frango assada no forno sem gordura + laranja. O lanche (no serviço, que fiz tarde) foram torradas com manteiga e fruta e o jantar pautou-se por legumes salteados +carapau cozido + fruta.




Ontem, domingo, o pequeno-almoço foi o tradicional para dias em que faço manhã: leite com cevada + pão de sementes com queijo fresco e fiambre. A meio da manhã foi meio pão torrado + iogurte + pêssego. O almoço foi frango churrasco com salada (comi também umas 5 batatas fritas de pacote) e fruta de sobremesa. Lanchei com uma amiga, um iogurte natural enorme com fruta (fomos a um sítio novo que serve coisas gourmet e saudáveis). Já ao jantar e como estava em modos depressão (tenho andado mais em baixo, vocês sabem), comi um prato de sopa e uma maçã.

 




Hoje acordei cheia de fome, ora pois.
P.A.: (foi igual ao de domingo)



Meio da manhã: meio pão torrado sem nada + iogurte líquido + pêssego.

Almoço: sopa + salada com atum ao natural + laranja

Lanche: chá verde e muita conversa com amigos


Jantar: sopa + legumes salteados e dourada no forno + sobremesa com maçã pequena, ameixa, sementes de linhaça e sésamo e canela. Delícia :p


Boa semana meninas! Que sejamos muito sorridentes e felizessss :p



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

E se não podes mexer, escreve! [02.08]


É exactamente assim, se não há treinos, descanso e dedico-me à tese. E às minhas pessoas. E a preparar-me mentalmente para mais uma jornada de turnos seguidos. E às minhas séries. E não penso mais nisso. Ah, penso em refeições saudáveis. Como sempre :)


Bom fim-de-semana pessoas bonitas ;)

P.A.: Overnight oats (primeira camada com 3 colheres de aveia + 6 de leite e canela. Segunda camada de banana. Terceira camada de cereais de milho. Quarta camada de iogurte magro sólido. Por cima. sementes de linhaça e sésamo).



Almoço: sopa (sempre sem batata) + legumes salteados com bife de vaca e cogumelos + laranja

Lanche: queijinho fresco magro + pêssego + duas bolachas de milho


Jantar: salmão grelhado + salada de alface, tomate e courgete grelhada + maçã




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Repouso + repouso + repouso e bem-vindo Agosto [01.08]


Eu gosto muito de Agosto porque sempre associei às férias propriamente ditas, fora de casa, em sítios novos. E mesmo quando comecei a trabalhar e não pude ir de férias nesta altura, foi sempre o tempo em que estava toda a gente em casa, toda a gente disponível, muito calor e coisas boas, noites quentes e intermináveis. 



Tu, Agosto que te inicias, trouxeste-me uma semi-revelação do meu problema na anca esquerda: esforço a mais, músculo "pisado", como disse o médico. Remédio: máximo de repouso, anti-inflatório tópico + oral. E o que me custa isto! Zero exercício? Zero mesmo? Nem natação? Pois. Que tem de ser se não quero que isto evolua para algo mais grave. E se tem de ser, eu vou cumprir. E de cabeça erguida! Podia ser bem pior!


Mesmo assim, alguém com dicas em relação a exercícios de braços/tronco/abdominais que não envolvam força nas pernas? Agradecida :)

Mostro-vos hoje os meus cozinhados na Wok. Gosto muito de salteados e deixo-vos em fotos o jantar de hoje, que foi quase todo preparado nela :)



Bom Agosto queridas ;)

P.A.: Pão torrado + manteiga + leite

Meio da manhã: chá de limão + 2 bolachas de milho + fiambre

Almoço/Lanche (quando acordei): iogurte magro + uvas + ameixa + cereais de milho + canela + sementes de linhaça e sésamos

Jantar: sopa + legumes salteados (bróculos, cebola, tomate, cenoura, courgette) + bacalhau assado sem gordura (foi assado ontem e foi só adicionar à wok, já na fase final, para aquecer) + pêra


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Chega de folgas e aterra mas é num turno 'de cão' [31.07]

Custa deixar o conforto da casa da família e regressar aos turnos quase seguidos de trabalho. Custa dormir apenas 5h30 (onde andou o sono, hoje?) e cair num daqueles turnos non stop, onde se engole o almoço porque há utentes a serem levados para exames. E o que custa mais? Pensar na noite que se aproxima e que deve fazer jus à manhã: trabalhosa e caótica. But well, é sinal que estou viva, que estou a exercer o que estudei e que recebo por isso. Nos dias que correm, é uma benção!

Conseguiu ser um dia saudável. E é boa esta sensação :)

P.A.: Leite com cevada + pão integral com fiambre de frango e queijinho light

Meio da manhã: pêssego + iogurte líquido magro

Almoço: carne de vaca + salsicha de aves + arroz + laranja

Treino: 55min de natação

Lanche: ameixa + cereais de fibra + sementes de sésamo e linhaça

Jantar: sopa + salada + dourada no forno sem gordura + uvas

E entrem em Agosto com um sorrisão :)






terça-feira, 30 de julho de 2013

30.07 [e a gelatina?]

Mais um dia de folga. Mais um dia em que procurei ser feliz e fazer também os que me rodeiam, felizes.
E depois de uma tarde de sol e mar, um jantar tão bom feito pela mãe, uma das suas especialidades: pizza. Massa feita com farinha, azeite e umas pedras de sal, molho de tomate caseiro com frango desfiado, queijo mozarella, fiambre de frango e ananás. Hoje experimentou uma diferente: em vez do fiambre, colocou mortadela de peru e camarões pequeninos. Uma tentação mesmo boa! Para sobremesa fez gelatina e o meu dilema veio ao de cima: incluo a gelatina no meu corte de açúcar? Decidi que sim, até porque esta era normal, não era light. Mas para não lhe fazer a desfeita, comi um bocadinho:)

E vocês, o que fizeram para serem felizes?

P.A.: Iogurte magro + pêssego cortado em fatias finas + cereais de fibra

Almoço: sopa + pataniscas de bacalhau com grão de bico + laranja

Lanche: ameixa + iogurte magro líquido

Jantar: 2 fatias de pizza + salada + bocadinho de gelatina + melancia