quarta-feira, 10 de julho de 2013

Destes dias

Sim, eu ainda por aqui ando, apesar destes dias loucamente quentes, com alguns gelados e sangria fresquinha, de trabalho também e uma surpresa boa que foi ter cá o meu namorado uns dias. E quando assim é, quando tudo se junta, não há computadores nem net. É aproveitar ;) Mas não se preocupem, fui documentando muito em fotos e não me esqueci dos treinos:

Sexta: 8km a correr (46min) + 2km de caminhada rápida

Domingo: 4,5km a correr (23min) + 5km de caminhada rápida

Em relação à alimentação:



P.A de sexta: iogurte magro + cereais de fibra e cereais de milho integrais + banana
 Almoço: sopa + wrap de cogumelos e atum estufado + salada de alface
 O jantar foi legumes salteados + carapau no forno sem gordura
 Pequeno-almoço de sábado: leite com cevada + pão integral com fiambre de frango e queijo fresco. O almoço foi legume salteados + salmão no forno.
 Lanche: gelatina 0% de gordura e açúcar adicionado + cerejas
Jantar: frango churrasco com salada de alface, tomate e rebentos de feijão mungo
Pequeno-almoço de domingo: Overnight oats: leite com aveia e adicionei sementes de linhaça + sésamo + iogurte magro de morango 


 Almoço: salada de alface e tomate + wrap + frango cozido







Jantar: sopa + salada de polvo cozido
 Almoço de segunda-feira (num restaurante): sopa + peixe grelhado com legumes salteados e batata + mousse de manga


 Jantar: sopa + bacalhau assado no forno com salada de alface e tomate + sorvete de limão (sem gordura) e sangria
Almoço de hoje (fora, também): salada de frango fumado com molho de qualquer coisa boa, nozes e mozarella. De beber foi um sumo natural de morango e hortelã.

O jantar foi sopa + salada de atum

quinta-feira, 4 de julho de 2013

manhãs de trabalho [04.07]

As manhãs em que trabalho têm, obrigatoriamente, de ser iniciadas com um pequeno-almoço sentada. E têm de ser minimamente compostos. Até já podem estar quase 20º às 7h e pouco da manhã mas sabe-me sempre bem este momento pré-agitação. 

E do dia de calor que se fez sentir, enfiei-me, logo após o turno, no shopping e por lá andei. Pequenos momentos meus de deambulação :)

Em relação ao dia alimentar:

P.A: Leite frio com café + pão integral com uma fatia de fiambre de frango e um queijo fresco magro

Meio da manhã: bocadinho de pão + iogurte magro + maçã

Almoço: arroz integral + salada + carne de vaca estufada + laranja

Lanche: um calipo :D
Jantar: sopa + salada com red fish + cerejas docinhas






quarta-feira, 3 de julho de 2013

Poucas fotos mas muito healthy [02.07]


O dia de ontem culminou num jantar pesado e hoje de manhã, quando me levantei para correr, a minha fome era nula. Mesmo assim comi uma banana e bora lá correr 8km. Ia com bastante força e queria chegar aos 9km mas o calor começou a apertar e mal acabei os 8km decidi parar, também porque já sentia uma certa hipoglicémia. De resto, foi tentar equilibrar tudo e aproveitar o último dia de folga antes de mais uma jornada de trabalho :)
P.A: banana

Treino: 8km a correr (45minutos) + 1km de caminhada acelerada + 10min de abdominais + 10min de treino de braços

Pós-treino: queijinho fresco magro
Almoço: sopa + salada de alface, tomate, pepino e cenoura + carapau frito em azeite + laranja

Lanche: 2 bolachas de arroz + um iogurte magro + uma maçã

Jantar: salada igual à do almoço + 1 batata cozida + meio ovo cozido + um carapau e meio cozido + melancia


da francesinha de ontem

A Tralhas acertou! Ontem foi dia de jantar a bela da francesinha com tudo a que tinha direito (ok, não comi o bife)! E é bom demais reservar estas refeições, de vez em quando. O problema é que como não estou habituada, senti-me imensamente cheia (a minha barriga insuflou de uma maneira assustadora) mas nada que um dia mais controlado, hoje, não resolva, certo?


E deixo-vos uma mensagem de motivação: sejam bons naquilo que fazem. Dêm sempre mais do que acham que podem dar, quer seja nos treinos, quer seja na vida pessoal. Sejam exemplo positivo para vós mesmos! Porque eu acredito, sinceramente, que a nossa motivação para manter um estilo de vida saudável, só dura, se o estivermos a fazer por nós: pela nossa saúde, pela nossa auto-estima, pelo nosso bem-estar, pela nossa paz!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Receitas para dias de sol [02.07]

Ser feliz sempre é uma utopia e, ao contrário do que possam apregoar, não depende só de nós. Ser feliz depende do acaso, da sorte, das nossas pessoas e, então, também de nós. Eu posso fazer tudo para ser feliz e aparecer-me um contratempo que derrube tudo o que construí: uma morte, uma doença, o desemprego, um acidente, uma zanga, uma traição, etc. 
Nós temos uma probabilidade grande de nos acontecer uma coisa assim trágica ou má. Mas para quem nunca gostou de probabilidades, como eu, tenta-se olhar para tudo de outra perspectiva: aproveitar os momentos pequeninos e bons que a realidade nos presenteia. E trabalhar, individualmente, para isso. Tudo de mau pode acontecer mas, apesar de me achar uma pessoa com os pés muito assentes na terra, sonho muito, agradeço muito e tento ver sempre o copo meio cheio. A vida, devagarinho, tem-me ensinado que é melhor assim.

E, uma receita para um dia excelente, envolve:
Pessoas que nos querem bem
Uma ou duas horinhas só para o exercício do corpo e da mente
Risos e muita partilha de sentimentos positivos
Comer bem
Dormir melhor
Trabalhar (se for dia de folga, perfect :p)
Aproveitar o sol
E esse denominador comum: sentir-me bem, com saúde, com motivação.
Misturar tudo a gosto, com as quantidades desejadas e aproveitar!
Qual é a vossa receita para um dia feliz? 

Deixo-vos o meu diário alimentar e de treinos. O jantar fica em suspenso. Sabem porquê? Vou jantar fora. E o que é que vou comer? Tentem lá adivinhar! Pista: sou uma mulher do Norte! ahahah Amanhã revelo a perdição calórica :p

P.A: Iogurte magro + uma maçã + cereais de fibra e de milho integrais

Treino: 1hora de natação seguida + 10min de abdominais

Almoço: Sopa + salada de alface, tomate, cenoura, pepino e melancia + carne de frango e vaca estufada + laranja

Lanche: pão pequeno com meio queijo fresco magro + pêssego + algumas cerejas



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Folga + correr + praia + focus! [01.07]




Hoje, tal como queria, o dia foi mais saudável e equilibrado. Acordei cedo, convenci o pai, e fomos até ao parque. A onda dele é o btt mas lá fez dez voltas a caminhar enquanto eu fiz 20 a correr (400 m cada volta) e no fim desafiou-me para umas corridas tipo sprint a subir e imaginam que chegava sempre lá acima primeiro que eu? E aquilo matou-me, juro!

De resto, aproveitei a praia (que está sempre mais calminha à semana), as minhas pessoas e acabei por ainda ir dar uma caminhada após o jantar! Planos para os próximos dias? Ser feliz neste novo mês.

Boa semana pessoal e não se esqueçam de um sorrisão brilhante no vosso rosto sempre!

P.A.: 1 banana + 5 morangos batidos + cereais de fibra

Treino: 8km (46minutos) + exercícios de velocidade + 10min de abdominais + 5 min de pesos

Almoço: sopa + bacalhau assado + grão de bico + laranja

Lanche: pão de água + fatia de fiambre de frango + iogurte magro

Jantar: porção de arroz integral + salada de alface, tomate e pepino + peru assado + fatia finíssima de bolo de ananás caseiro

Pós-jantar: caminhada de 40minutos




domingo, 30 de junho de 2013

Recortes de fim-de-semana [28/29/30.06]



Tal como o previsto, trabalhei durante a sexta-feira, sábado e fiz noite de ontem para hoje. Três turnos de enfiada, num serviço para lá de quente que nos faz desejar um banho a cada 5 minutos. Os treinos? Só se resumiram a uma hora bem puxada de natação, hoje! Esteve calor de mais para ir correr ontem e sexta-feira. Mas estes dias compenso. Aliás, tenho de compensar. Querem ver o fim-de-semana de cheat meals que foi? É que hoje ainda tive um convívio de família daqueles à moda portuguesa: sentados à mesa praticamente desde o almoço.
Para além de estar cheia de sono, estou de barriga cheia :D Vejam lá:

Sexta-feira [28]

P.A.: Iogurte magro + uma bocadinho de cereais de milho + um bocadinho de cereais de fibra + cerejas
Almoço: salada de alface e tomate + noodles + atum em azeite + laranja

Lanche: iogurte magro + bocadinho de pão com queijinho light + bocadinho de bola caseira feito por um colega

Jantar: sopa + legumes salteados com peixe vermelho assado no forno + pera + fatia de bolo de cenoura

Sábado [29]

P.A.: Iogurte magro + pão de centeio integral (género pão alemão) com uma fatia de fiambre de frango e um queijinho light + pêssego

Meio da manhã: laranja + maçã

Almoço: sopa + legumes salteados com salmão assado no forno + laranja

Lanche: morangos e cerejas

Jantar: omelete com fiambre no microondas + salada de alface e tomate + pêra

Ceia (às 2h da manhã, no serviço): crepe com gelado

Domingo [30]

P.A.: Iogurte magro + pão torrado com queijo fresco + laranja

Treino: 1h de natação
Pós-treino: melancia

Almoço: frango churrasco + salada de alface, tomate e cenoura + arroz (quase que não comi nada de arroz) + bolo gelado caseiro

Tarde: montes de cerejas e uma fatia de tarte de maracujá (resisti ao máximo às iguarias daquela mesa)
Jantar: melão + fatia de presunto light + restos de frango + fatia de bolo de ananás caseiro

Conclusão? Agora escrito fico a sentir-me mal com tanto doce :/ Mas não consegui dizer que não. Plano? Treinar forte e compensar na alimentação. Focus!











sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dias non-stop? [27.06]

O dia começou tarde e acaba tarde. Dormi até não ter mais vontade (míseras 10h de la matin e estava bem desperta), fiz as malas e ao início da tarde volto à minha cidade laboral. Reunião com Srª D. Orientadora que diz que estamos a tempo, que tenho de manter o ritmo e marca-me uma apresentação num colóquio sem minha autorização (falar para um auditório cheio?? Oh claro, eu tenho montes de experiência e à vontade [NOT]). Decido de empreitada aproveitar para ir dar uma corrida às 17h e claro, não melhorei tempo nenhum, pelo contrário. O que se anda a passar comigo? Será que era por estarem 35º? Por ter sido fraco em hidratos, o lanche pré-treino?

Eis que depois de banho e muito creme hidratante e essas coisas boas que gosto de me mimar, continuo a transpirar. Mas a coisa aumenta quando entro no serviço (fui assegurar metade do turno, devido à greve) que deve estar com uns 50º! E estando em greve, estive sozinha nas 4horas que assegurei e foi demoníaco. Não parei, engoli, literalmente o jantar e a modos que senti que não fiz o trabalho todo. Afinal, o que são cuidados mínimos quando se cuidam de vidas? Pois.

Mas este desabafo interessa-vos para algo? Creio que não. Atentem no dia alimentar e de treino:

PA: Iogurte + cereais de fibra (comi muitos mais que aqueles)

Almoço: sopa + grão de bico e lulas salteadas num fio de azeite + laranja

Pré-treino: bolacha de milho + smothie de banana e morango

Treino: 9km de corrida (52minutos) + 1km de caminhada rápida + 10minutos de abdominais

Pós-treino: duas tostas com um queijinho light + iogurte

Jantar: salada de alface e tomate + um bife de frango estufado + um bife mais pequeno de vaca + arroz integral + maçã

Ceia: gelatina fresquinha




quarta-feira, 26 de junho de 2013

[De como gostava de estar na Bela Vista, hoje] 26.06

Este dia está há vários meses marcado na minha agenda mental. Até à última ainda tinha esperança que alguém quisesse ou pudesse ir comigo ver o concerto dos Bon Jovi. Sim, são a minha banda desde miúda e tenho daqueles crushs estúpidos sobre eles. Mas não se assustem! Não sou fanática, nem tenho tatuagens deles, nem acampava para poder comprar um bilhete. Vi-os há 5 anos no Rock in Rio (lembro-me de pular de felicidade quando soube que eles vinham a Portugal) e foi brutal. Mas os tempos andam difíceis, há pouca gente que conheço que goste deles e não arranjei companhia para ir. Lá terá de ficar para mais uma próxima :p
Alguém aí desse lado vai?

Em relação ao meu dia, hoje fui à natação de manhã e a tarde foi de praia. Amanhã começa a minha semana laboral e há que aproveitar bem para descansar! E já vos disse que adoro este calor? 

P.A.: Iogurte magro sólido com morangos caseiros + duas cs de cereais de fibra e duas cs de cereais muesli

Treino: 1h de natação 

Almoço: sopa + salada de alface, tomate e pepino + ervilhas e cenoura cozida + restos de carne grelhada + laranja

Lanche: iogurte líquido magro + 2 bolachas de milho + pêssego
Jantar: massa + salada de alface, tomate e cenoura + frango e melancia de sobremesa, bem fresquinha!







terça-feira, 25 de junho de 2013

25.06

Abre-se, oficialmente, a época de praia que lá pelo Algarve, aquelas duas horas não contaram. Foi uma tarde cheia de sol, de leitura, de beijinhos (ora pois) e conversas. Eu sou uma pessoa de praia, decididamente! Não sou nada fã de ficar a tostar ao sol mas debaixo do guarda-sol, bem confortável e a ouvir o mar, é super relaxante e pacífico. E que bem me sabem estas temperaturas. Eu sei, eu sei, há muita gente a queixar-se do calor exagerado (eu também me queixei quando às 9h30 já quase não conseguia respirar decente, a correr) mas eu gosto mesmo do quentinho, de poder dispensar os casacos e envergar calções e tops simples e siga para tardes de praia. 
Em relação aos treinos e alimentação:

P.A.: Papas de aveia + uma banana + duas colheres de cereais de fibra

Treino: 8km (46minutos) muito custosos devido ao calor. E acreditem que me levantei cedo e que a parte do parque para onde vou correr tem para aí dois terços cobertos pelas árvores. Sentia-me com força de pernas mas a falhar a respiração. Vim para casa e fiz 10minutos de abdominais + 10minutos de treino de braços com halteres.
Almoço: sopa + salada de alface, tomate e cenoura + ervilhas + perna de peru assada + laranja

Lanche (na praia): iogurte magro líquido + maçã (nunca consigo comer nada pesado na praia)

Jantar: arroz de polvo e miolo de camarão + morangos caseiros e cerejas
Pós-jantar: caminhada de 40minutos




Dica: Alimentos com efeito negativo

Ontem li um artigo na revista Happy que falava sobre os alimentos com efeito negativo no que diz respeito às calorias. Isto é, há alimentos que têm poucas calorias e nós gastámos mais calorias a mastigá-los/digeri-los do que aquelas que esses alimentos nos fornecem. 

Não sei até que ponto isto foi estudado cientificamente. Na net não encontro nenhum artigo de fonte fiável. Mas em qualquer dos casos e tendo em conta que são alimentos com outros efeitos benéficos ao nosso organismo, podemos incluí-los mais na nossa alimentação. O que acham?
Deixo-vos alguns exemplos desses alimentos. Mas cuidado! Se comerem uma salada com alguns desses alimentos e a encherem de molhos e maioneses e essas coisas, não se adianta nada!


  • Alface
  • Pepino
  • Bróculos
  • Tomate
  • Agrião
  • Espinafres
  • Melancia
  • Morangos

segunda-feira, 24 de junho de 2013

24.06 [de uma noite longa e não foi do S. João]

Turno da noite e uma daquelas noites imparáveis, chatas e que deixam uma dor de cabeça moderada mas insistente. Eu bem queria estar no meio dos festejos no Porto mas, pelo segundo ano consecutivo, não foi possível porque a obrigação é maior.

Como recompensa da noite, a ceia trouxe um croissant que foi torrado e barrado com queijinho light. E assim se inicia um dia quente, bom e que me fez ter uma sesta muito revigorante. E a vossa semana, como começou? :)

P.A: Croissant torrado com queijo e iogurte magro líquido

Meio da manhã/pré-treino: cerejas e um café

Treino: 55 minutos seguidos de natação

Almoço: sopa de grão de bico + duas pataniscas de bacalhau (não consegui acompanhar com nada, a sopa estava quente e mais pesada que o habitual) + laranja

Jantar: batatas cozidas + carapau cozido + meio ovo + salada de alface e tomate + gelatina de pêssego

E pós-jantar: Caminhada de 35min com a mãe e a avó! Sabe tão bem com este tempo;)