quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dias estranhos [13.06]

Hoje acordei sem vontade nenhuma de treinar. Tinha planeado ir à natação mas acordei sem vontade nenhuma para isso. Ao revés, despachei uma pilha enorme de roupa a engomar e dei uma caminhada à beira-mar durante 30 minutos ;)

Associo este decréscimo de força anímica ao período. Fico sempre mais cansada nestas alturas e não vale a pena contrariar. Rentabilizei o tempo de outra forma e não cedi às tentações pelos doces (por enquanto :p).
Atentem:

P.A.: Iogurte magro com cereais de fibra e de milho + alperce + cerejas + pequena porção de cereais de fibra

Almoço: sopa + massa com frango + laranja

Lanche: torrada + chá verde

Jantar: cenoura, ervilhas e um bocadinho de massa guisadas + carne de peru + fatia de melancia e outro alperce como sobremesa.

É um dia estranho. Mesmo olhando agora para a ementa, vejo que até nisso foi assim insípido. Amanhã isto passa-me e hei-de arranjar energia suficiente para mais, prometo ;)





quarta-feira, 12 de junho de 2013

[12.06]

Foi um dia de moleza pós-noite. Como foi uma noite non stop, sinto-me, ainda, moída. E, como é óbvio depois da noite, deu-me para ir correr. Fiz os 8km em 45 minutos mas como ainda estava bem, corri mais 1.2km em mais 6 minutos (pois, já estava mais lenta). Que bem que me soube dormir, depois disso :)

Em relação à alimentação:

P.A.: No serviço, com direito a croissant torrado com manteiga e leite com café (foi bem merecido!)

Meio da manhã: banana

Treino: 9.2km em 51minutos + 1.8km de caminhada rápida + 10min de abdominais

Almoço: sopa + bacalhau assado com grão + laranja

Jantar: dourada ao vapor + couve + salada de alface e tomate + meio + ovo + batata cozida pequena A sobremesa foi a estrela da noite e eu esqueci-me de fotografar: salada de fruta com melancia, cerejas e alperces. Que delícia e que colorido que estava.

E o vosso dia, meninas? O pessoal de Lisboa está em estágio para os Santos? Como eu adorava ir! Este ano nem ao São João do Porto tenho horário para ir. Mas tudooo bem :)




Regresso ao trabalho e corações partidos [11.06]

Regressar ao trabalho com toda a força, apesar deste arranque custar. Regressar ao meu trabalho, aos meus doentes, ao ensino aos alunos em estágio. Regressar é bom se formos regressar a coisas que nos fazem feliz e, normalmente, o meu trabalho completa-me ao ponto de me fazer muitas vezes felizes.
E enquanto se regressa à cidade onde trabalhamos, regresso também às pessoas queridas que lá estão. E uma das minhas pessoas está a atravessar um daqueles desertos do fim de uma relação. E a mágoa é tanta que já lhe foram 6kg à vida. Incrível o que a vida nos pode fazer, não é? E como se reconstituem corações estilhaçados e sonhos defeitos? Com palavras? Com idas às compras? Com lanches e cusquices? Com um jantar em casa de outra pessoa também fofinha e muitas experiências partilhadas? Tudo junto? Sim, tudo junto. Juntem-lhe um copo meio cheio de de EA (maduro tinto) e pronto, tem-se uma fórmula mais ou menos capaz de devolver algum sorriso, alguma paz. Infelizmente, em algum momento da nossa vida, já todos passámos por isso.
E o meu dia ontem foi isso tudo. Até voltar a entrar ao serviço às 23h para mais uma noite.
Então atentem:

P.A.: Iogurte magro com uma colher de chá de sementes de linhaça e sésamo + uma colher de sopa de cereais de fibra + 3 tostas integrais com um queijo fresco magro.

Meio da manhã: iogurte + quiwi + fatia pequena de um bolo seco que levaram para o serviço

Almoço: Salada de alface, tomate, pepino e cenoura + carne de peru (já não comi arroz) + laranja

Lanche: chá verde + torrada com pouca manteiga em pão alentejano

Jantar: wrap recheado com mistura de rebentos de soja e carne estufada + salada de alface e tomate. Ainda fui "obrigada" a provar outra especialidade da dona da casa: massa com atum refogado e queijo da ilha, tudo misturado e previamente dourado no forno. Mas foi só mesmo provar, já estava cheia:)
Para sobremesa, dois alperces bem sumarentos (os primeiros deste ano e o que eu adoro alperces!)

Agora vou só ali dormir um bocadinho que a noite foi das terríveis*

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Recomeça-se tudo

Não há posts sobre o que comi ontem nem o que comi hoje.  Ontem treinei (uma hora de natação a puxar bem braços) e aproveitei para estar com a família, antes de ter mais um lanche e um jantar de festa (aniversário de um amigo e do namorado, respectivamente).  Hoje foi dia de relax, de comidinha mais saudável e aproveitei para uma corridinha de 45 minutos e os 8km da praxe (está na altura de subir a fasquia, eu sei!). 


Amanhã este blog retoma a sua emissão habitual (isto se ainda quiserem saber o que se come e treina por aqui :p).


E deixo-vos uma mensagem de incentivo para esta semana, para estes dias, para a vida: Sejam disciplinados na manutenção de um estilo de vida saudável porque isso, sem dúvida, faz-nos disciplinados e motiva-nos para outras áreas. Mesmo para sermos felizes! E a disciplina não é sinónimo de neura ou de stresse quando cometemos um deslize; quando, por uma vez, não vamos treinar por preguiça; quando, por uma vez, quisermos mesmo aquele gelado, aquela pizza, aquele hamburguer.


Voltei [férias 2.06 a 08.06]

E que férias boas. Devia ser das únicas pessoas em Portugal que não conhecia o Algarve (apesar de conhecer várias cidades/regiões europeias) e o meu desejo era conhecer esta região fora do circuito normal: férias em Julho e Agosto. Eu queria conhecer O Algarve na sua forma mais natural possível e assim, com o meu namorado, fizémos uma espécie de roadtrip e conhecemos, praticamente, a costa toda. Gostei imenso. Serviu para acalmar, para reforçar cumplicidade, para comer bem, para re-carregar baterias, para sorrir muito, para fotografar ainda mais, para ser feliz, que é para isso que cá estamos. Não fomos com grandes luxos, íamos mesmo na desportiva mas foi mesmo bom. Nunca tinha feito nada do género e já era um desejo antigo. Não sei se fiquei a conhecer o Algarve bem ou mal. Sei apenas que, daquilo que conheci, gostei e chegou :)

Consegui ir correr duas vezes. Podia ter ido mais mas, deixar o namorado a dormir e ir correr, custava um bocadinho :p Eu queria sempre aproveitar para correr de manhã bem cedo para não nos atrasar os planos. No final do jantar, caminhávamos sempre um bocado, também, além das caminhadas para tentar ficar a conhecer o máximo de tudo.

Mostro-vos grande parte das minhas (nossas) refeições e mimos :

Dourada grelhada à chegada no primeiro dia.


 Sangria (nada de especial, era gaseificada e eu assim não aprecio) em Vilamoura.

 Pizza de camarão que era mesmo boa e caseirinha.
Peixe (já não me lembro bem o que era mas era parecido com dourada) grelhado com legumes, em Lagos. Nesta refeição também experimentei tarte de alfarroba e era divina!


Robalo grelhado na casa onde ficámos com salada e sopa.

Dourada grelhada com batatinhas assadas e salada + tarte de amêndoa (também impecável) a dividir pelos dois, em Albufeira.

Bacalhau cozido + batata e feijão verde e sopa.


Depois de um almoço de pão com salada e atum reforçámos o jantar com bifinhos de peru, arroz e salada + sopa.








Gelado de ananás. Nhamiii.
 Rodízio de peixe com salada, em Cabanas de Tavira.
 A sopa que eu fiz :D
 Espetadas de peru grelhadas com sopa e salada  (e arroz de tomate).
 Grelhada mista de peixe em Faro.








Bolinhos típicos de Faro, pelos quais demos uma pequena fortuna mas já os tinhamos na mão e achámos por bem não os deixar ficar lá :p
Dividimos pelas refeições seguintes, a dividir pelos dois.







Salmão grelhado com salada e legumes na Quarteira.


 Para o almoço de despedida, pizza 4 estações também muito boa :p

sábado, 1 de junho de 2013

sábado com sol (e já vos disse que adoro os sábados?) 01.06

Adoro mesmo os sábados, principalmente se estiver de folga e em família. Além de ser um dia em que estão todos em casa, descontraídos, temos jantar alargado aos avós, abre-se uma garrafa de um bom tinto e as conversas ficam mais demoradas, no dolce fare niente de sábado à noite.

Mas o meu sábado começou comigo a deitar-me às 5h e a acordar às 10h. Consegui, praticamente, terminar aquilo a que me tinha proposto, em relação à tese. E acordei com garra para ir correr.

Tem sido um dia longo e ainda não me deito tão cedo. Tenho malas para terminar, parte teórica da tese só para reler, deixar tudo alinhado porque, amanhã sigo de férias. E só espero que corram mesmo bem e que dêm para descansar. Não prometo uma alimentação tão cuidada, nem exercício físico regular (mas os ténis vão na mala). Nem vou conseguir aqui passar, provavelmente. Mas eu regresso. E regresso com novas ideias, talvez com um header novo e um re-fresh. Vocês têm sido espectaculares e eu estou a adorar esta partilha.

Em relação ao meu dia alimentar e de treino:

P.A.: cereais kellogs + uma banana + 4 morangos da horta de casa + um café

Treino: 45 minutos de corrida (8 km) + 10min de caminhada rápida + 15min de abdominais e pesos

Almoço: sopa + salada de alface, tomate e uvas + duas pataniscas de bacalhau + 1 colher de sopa de feijão (não consegui comer aquele todo) + uma laranja

Lanche: iogurte magro + sementes de sésamos + pequena porção de pão com uma fatia de fiambre de frango + meio queijo fresco magro

Jantar: salada de alface, tomate e nozes + carne grelhada (frango e porco) + couves + meia batata cozida + gelada feito pela mãe.

Então, até já queridas e boa semana!






sexta-feira, 31 de maio de 2013

De dias simples e noites que se prevêem longas [31.05]

Estou de férias e que bem que me sabe dizer isto. Mas ainda não o sinto. Ainda tenho 30 páginas para ler, cortar, adicionar e transformar no segundo capítulo para a tese. Desejem-me sorte!

Em relação ao dia alimentar:

P.A.: Iogurte magro + morangos + cereais de fibra

Treino: 1h seguida de natação

Almoço: sopa + salada de alface, tomate, cenoura e sementes de sésamo+ bife de frango + meio bife de vaca + uma porção de feijão preto + laranja

Lanche: copo de leite meio gordo + pão com pouca manteiga

Jantar: arroz + tomate + carapau cozido + gelatina
Foi um dia com mais hidratos de carbono mas soube bem e foram em menor porção do que parece nas fotos! :p

Bem, vou entregar-me ao trabalhinho que o fim-de-semana quer-se mais livre.



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fériasss [30.05]

Olá meninas:) antes de mais, obrigada pelos vossos comentários ao post anterior. Este blog, como eu já vos disse, não é só sobre alimentação e exercício. É sobre a vida (saudável, essencialmente). E se nos pudermos ajudar uns aos outros a sermos mais saudáveis, física e emocionalmente, sem deixarmos de aproveitar as coisas boas da vida, óptimo!

O meu dia foi de formação e não têm noção da seca que apanhei. Já não estou  habituada a passar o dia sentada e sentia-me uma criança irrequieta, à espera da hora do recreio. E a hora do recreio foram 45 minutos de corrida (8.5km weeee) + 15minutos de caminhada. Soube tão bem!

A nível de alimentação:
P.A.: Iogurte + morangos + pão de mistura com queijo fresco

Meio da manhã: um iogurte líquidi magro + café

Almoço: (na cantina) sopa + peixe grelhado com salada e couve (já não me lembro do nome do peixe) + laranja

Pré-treino: duas bolachas de arroz + banana

Treino: 45min de corrida + 15min de caminhada rápida

Jantar: massa com frango + salada de fruta


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hoje estou livre [29.05]

Há seis meses atrás, um turno mudou-me muitas das minha certezas absolutas.
Era uma manhã normal de sexta-feira. Não estava a stressar com trabalho a mais, não estava com problemas pessoais, não estava com qualquer tipo de problema, sequer. Sabia de antemão que aquele doente tinha Hepatite C. Calcei luvas, preparei todo o material de colheita de sangue com calma e lá piquei à primeira sem dificuldade. Numa fracção de segundo e sem perceber bem como, piquei-me na agulha. Foi um acto tão involuntário, tão "não sei como aconteceu". Tinha ali o contentor de corto-perfurantes ao lado. Nem sequer me esqueci dele. 

Não têm noção do quanto isso me mudou. O dia depois fica-me difuso na memória. Preencher papelada do seguro de acidentes de trabalho, colher sangue, falar com a médica mais querida do mundo, serviço de urgência e toda a gente a dizer-me que não era nada, que não me ia acontecer nada. Minutos intermináveis à espera de burocracias. E, nos entretantos, continuava a espremer o dedo, como se todos os meus medos e vírus pudessem-se expurgar por aquele minúsculo ponto.
Nesse dia dormi mal. Nesse dia e nos seguintes e a minha cabeça estava a mil. Mas o pior de tudo é que eu coloquei tudo em perspectiva. De repente eu queria tudo. Eu queria ir viajar, eu queria ser mãe, eu queria sair todas as noites e divertir-me, eu queria mudar de área. De repente eu percebi que estalamos um dedo e todos os nossos grandes dramas passam para pequenos e ínfimos problemazitos. Que não sabemos o que é ter um futuro hipotecado com uma doença. E eu queria aproveitar a minha vida ao máximo.
Depois dessa fase de euforia, que me trouxe alguns dissabores, veio a fase da depressão. Cheguei a considerar ir a um psicólogo porque sempre que estava sozinha, chorava imenso. Chorava ao ponto da convulsão. Chorava ao ponto de pôr as músicas mais deprimentes para poder chorar mais.
Foi uma fase má. Agora olho para trás e tenho essa clarividência de ver o quanto errada estava. E com os meus devaneios, eu promovi muitas discussões, eu fui egoísta e disse coisas que não queria.

Mas depois passou. As coisas acalmaram passados 2 meses, quando o risco já se afigurava mínimo. Mas só hoje, seis meses depois, tive a certeza. E a certeza é que estou livre. Livre desse qualquer infecção.

Tudo isto para vos dizer que, muitas vezes, as nossas preocupações são tão mesquinhas! Tentem aproveitar mais a vida com todas as suas cores e sabores, só temos esta e, a qualquer minuto, tudo muda! 

Foi mais um dia sem exercício porque andei a tratar de burocracias e compras e essas coisas e só parei às 14h para pegar na dissertação. Mas estou calma. Amanhã compenso, se a formação acabar a horas :p

Em relação à alimentação:

P.A.: Galão sem açúcar + torrada em pão caseiro com pouca manteiga. Há dias em que me apetece tomar o pequeno-almoço fora, numa padaria simpática, a ler o jornal. Hoje, depois de 2h em jejum (tirar sangue + burocracias que me obrigaram a andar de um lado para o outro, praticamente a correr), era isto que apetecia. E soube tão bem!

Almoço: posta pequena de salmão + posta pequena de peixe vermelho (eram mesmo pequenas por isso é que comi as duas) assadas no forno em papelotes (sem gordura) + 3 colheres de sopa de arroz integral + tomate + laranja

Lanche: cerejas (na biblioteca da escola) + uma bolacha de arroz com um queijo fresco

Jantar: sopa + tomate + carapau que já tinha assado ao meio-dia + um pêssego e 3 morangos



a minha adrenalina está nos píncaros [28.05]


Uma pessoa até acorda bem-disposta e com energia para voltar à cidade onde trabalha para o último turno de trabalho antes das férias (ainda falta um dia de formação mas já quase não conta :p). E depois, mal entra ao serviço para fazer tarde, as coisas estão o caos. Uma doente a agravar, outros que precisam de serem levados para exames, chatices por causa das nossas avaliações dos registos de enfermagem, enfim. O mais chato de tudo é termos um doente bem, independente e que, de repente, agrava e é preciso dois enfermeiros + equipa de médico da especialidade + equipa de médicos de outra especialidade + milhares de procedimentos a serem feitos para ontem + carradas de medicação (ai fogo que agora não encontro uma veia) + imensas ordens díspares (então mas o seu colega disse o contrário). Pronto. Tenho a dizer-vos que almocei cedo (12h15) e voltei a comer às 18h30 (eu não estou habituada a estar tanto tempo sem comer). E não, não foram umas torradinhas com manteiga como o meu estômago pedia. Trata de engolir um iogurte sólido + um pacote de bolachas de água e sal (oi? não tinha deixado de comer bolachas? pois tinha mas era o que havia de mais rápido, à mão) e, nem 3 minutos volvidos, já estava de novo em acção.

Resultado? Dor de estômago e fome, na mesma. Mas pronto, depois lá tudo estabilizou e só espero que a doente fique bem. No fundo, fica a missão de dever cumprido e de não ter entrado em stress (sim, em situações de emergência há muita gente a bloquear). E fica a dica: antes de entrar ao serviço, é melhor pôr uma bolachinha de arroz ou de milho à boca.

Em relação ao dia alimentar (hoje sem treinos):

P.A.: Iogurte magro + morangos cortados + cereais integrais de fibra

Almoço: sopa + salada de alface, tomate e cenoura + resto de coelho estufado + um rissol frito em azeite (como eu tinha saudades dos rissóis feitos em casa! aliás, eu recuso-me a comer outros rissóis que não sejam feitos por nós. para além de picarmos a carne e os rechearmos bem, somos nós quem faz a massa. E não, não como rissóis assados no forno nem grelhados na chapa, como já vi. Rissóis são rissóis e eu há quase um mês que não toco em fritos!) + porção de feijão preto + laranja

Lanche: iogurte magro + 5 bolachas de água e sal

Jantar: tomate + legumes salteados + dois bifinhos de peru enrolados em espinafres + maçã

Ceia (enquanto vos escrevo): duas bolachas de arroz e um queijinho a vaca que ri

E sim, ainda estou com a adrenalina nos píncaros e, tão cedo, não tenho sono :p