quarta-feira, 15 de maio de 2013

[Venho cá quase às 2h da manhã fazer o quê?] 14.05

Dizer que o dia começou muito bem e tal e que isto de ter uma alimentação saudável é muito giro mas temos de estar sempre sujeitos a bocas de quem não entende ou não se esforça por entender/ter esta filosofia! 

Foi dia de jantarada com amigos e o prato era pré-definido. Bitoque de vitela? A sério? Com coisas tão boas na ementa como crepes de marisco, sortido de peixes grelhados, salmão e dourada grelhados... Mas não. Foram logo escolher algo que nem aprecio. Dona Vi, antes de sair de casa, comeu uma maçã e nada de tocar em entradas. Vem o prato e eu peço para já nem me trazerem as batatas fritas. Desvio o ovo estrelado para um amigo e fico com a travessa da salada. Do arroz que vêm, sobrou praticamente todo mas comi bastante alface, tomate e cenoura. E as sobremesas, pessoas? Pois. Foram duas fatias pequenas de bolo de bolacha + uma de pudim de pão mais uma pequena de tarte de natas. Tudo mini, tudo junto a ocupar um prato de sobremesa mas tudo bom. Já para não falar no vinho tinto, que era dos meus favoritos. Ninguém merece:p Nem ninguém merece ouvir que estamos bem assim, que temos a mania das dietas e que toda a gente morre mais cedo ou mais tarde. Pois está bem, mas da minha consciência sei eu! 

E a minha consciência pergunta-me: Se foste tão disciplinada no prato principal, que aconteceu às sobremesas? Olhem, soube bem e é o que interessa. Amanhã é outro dia (por sinal mais um almoço com as colegas de trabalho) e remenda-se :p

Mas não pensem que fui preguiçosa ou não me precavi durante o dia. Confiram:

P.A.: Iogurte magro sólido + 5  morangos + cereais de fibra + café

Treino: 1 hora de natação seguida (e hoje passou mesmo rápido!)

Almoço: sopa + restos de frango churrasco + salada de alface, cenoura, tomate e manga + uma colher de sopa de feijão preto + laranja

Lanche: iogurte líquido magro + pão com queijo flamengo + fiambre de frango

Jantar: maçã (1hora antes) + bife de vitela com salada + uma colher de sopa de arroz + sobremesas + vinho tinto 



segunda-feira, 13 de maio de 2013

[Venha a mim peixe, de preferência, grelhado] 13.05

Gosto tanto destes dias de calor! Destes dias que nos fazem caminhar com leveza, que nos fazem desejar refeições mais leves e nos devolvem a memória dos cheiros a praia e a peixe grelhado.

Eu gosto muito de peixe. Penso que isso se nota aqui pelo blog. De todo o tipo de peixe e de todas as formas de cozinhar. Ok, pescada é dos únicos peixes que não me satisfaz, que não como regularmente. De resto marcha tudo: salmão, dourada, carapau, bacalhau, cavala, sardinhas, perca, red fish, peixe espada, atum ao natural e enlatado. Eu sou uma fish lover :D E dos meus Verões, das minhas memórias, as sardinhas assadas estão no meu top de preferência. Têm muitas espinhas, é certo, mas são tão macias e suculentas! Mais alguém se perde assim por sardinhas e/ou peixe? Hoje foi a segunda vez, este ano, que comi sardinhas e estavam mesmo boas, assadas no carvão. Decididamente, o Verão está a chegar pessoal!

Hoje é dia de folga, portanto, a minha segunda-feira é bem diferente da de muitas pessoas. Foi dia de exercício matinal, bons pratos, dissertação e sorrisos. Em relação ao exercício, hoje fui correr a um parque diferente, com descidas e subidas suaves mas presentes. Custou-me. Não sei se foi só disso ou se foi também do facto de me ter dado a preguiça e só me ter levantado às 10h. Claro que comecei a correr já passava das 11h, com um calor já bastante marcado. Mas, por incrível que pareça, melhorei em mais um minuto (sim, um minuto!) os 8 km. Fiz em 44minutos! Depois arrependi-me de ter parado, pois devia ter corrido hoje 50min. Mas estava já a sentir-me demasiado cansada, a transpirar imenso e a precisar de me hidratar. Fica para uma próxima!

Em relação à comida:

P.A/Pré-treino: 1 banana + 6 morangos batidos + cereais de fibra
Treino: 44min de corrida (8 km) + 1km de caminhada + 10min de abdominais

Almoço: sopa + bacalhau com broa (não consegui comer o grão) + laranja + café

Lanche: duas bolachas de arroz (cada uma só com 33kcal) + queijo fresco magro + iogurte magro

Jantar: sopa + salada de alface, quiwi e morango + duas sardinhas assadas + meio ovo cozido + um bocadinho pequeno de tarte de amêndoa que a mãe fez para o fim-de-semana e que eu ainda não tinha provado

E a vossa segunda-feira? Boa semana pessoas bonitas :)




domingo, 12 de maio de 2013

Acordar cedo ao domingo! [12.05]

Sim, acordar cedo ao domingo. Relativamente vá. Eram 10h e já estava a nadar, com bastante energia e motivação. Depois de almoço em família, esplanou-se com uma coca-cola zero com gelo e limão, a olhar o mar. E assim se fazem momentos, sem muitas palavras.

P.A./Pré-treino: iogurte magro + cereais de fibra e 5 morangos, tudo misturado

Treino: 55minutos seguidos de natação

Pós-treino: bolacha de milho sem sal + fatia de fiambre de frango

Almoço: salada de alface, tomate, cenoura e manga + 3 bocadinhos de frango churrasco + uma colher de sopa de arroz (tiro sempre hidratos de carbono, para o prato, para ninguém me chatear e acabo por nunca comer na totalidade). De sobremesa foram 5 nozes.

Lanche: Coca-cola zero

Jantar: sopa + um bocadinho de frango (sobras do almoço) + gelatina.

E assim, sem fome, se vai acabando o dia. É sempre assim, ao domingo ;)





sábado, 11 de maio de 2013

[Os sábados são os meus dias favoritos] 11.05


São, normalmente, dias leves, mesmo que eu trabalhe. São dias de jantar em família e sair com amigos, quando estou por casa da família. São dias em que não me importo de ter uma cheat meal porque é sábado. E, se possível, são dias em que o exercício físico também faz parte.


Hoje saí da noite e conduzi os quase 100km até casa. Depois de um pequeno-almoço com direito a croissant torrado com manteiga, oferta da ceia hospitalar e leite com café, chego a casa  e tenho preparados uns morangos suculentos pela melhor mãe do mundo. Siga o melhor café (Ristretto, pois claro) e mais 8km de corrida (45minutos) + 2km de caminhada e muito sol.


Banho. Banho quentinho e o sono quase a toldar-me o discernimento. Mas eu não vacilei. Almocei sopa, duas colheres de sopa de feijão frade + polvo estufado + laranja. Ainda deambulo por casa mais uma hora antes de, finalmente, me render ao sono até à hora do jantar. E que bem que soube, pessoas! A sério! Fingi que não me importava que o meu pai e o namorado saíssem nas suas bicicletas (como eu era capaz de vencer o sono para voltar a praticar BTT) e dormi tão bem.



Acordo directamente para o jantar com a família. Todos bem-dispostos mas já só se fala do Porto-Benfica (e o que me interessava era o Meu Sporting, que até ganhou). Assado no fogão a lenha, feito pela avó (apostei mais na salada de alface, tomate e morangos, 3 batatinhas assadas e coelho e peru assado, não toquei no arroz). E a surpresa, a piéce de resistence dos nossos verões familiares: o melhor bolo gelado feito pela mummy. Simples: raspas de chocolate e bolacha ralada + natas com um bocadinho de açúcar e vai ao congelador. Que bom. E as saudades que eu tinha deste sabor. Para acompanhar meio copo de Monte Velho que, apesar de estar longe de ser o meu maduro tinto favorito, não desilude. Assim é o meu sábado. Assim são as minhas cheat meals, sempre sem culpas.


Assim é a vida, como devia ser para toda a gente, com amor! :) Bom fim-de-semana pessoas bonitas*




sexta-feira, 10 de maio de 2013

Legumes à bolonhesa (de soja)

Então atentem nesta semi-invenção:

Ingredientes: 
Soja demolhada a gosto
Legumes a gosto para saltear (aconselho milho, ervilhas, cenoura e courgette)
Cogumelos
Pão ralado
Pimenta preta
Oregãos
Cebola
Alho
Um tomate
Tomate de frasco
Azeite

Fazer um refogado com alho, cebola, pimenta preta, orégãos, fio de azeite e duas colheres de tomate de frasco.
Juntar a soja demolhada e deixar refogar 10min (adicionem sal, se quiserem)
Adicionar os cogumelos e deixar refogar + minutos.

Ao mesmo tempo, saltear os legumes a gosto.

Quando a soja e os cogumelos estiverem prontos, passar com a varinha mágica mas não demasiado, para não ralar de mais (usei velocidade 2, nem dez segundos intervalados)

Juntar os legumes + soja, colocar pão ralado por cima e o tamate e levar ao microondas 1minuto, só para aquecer o tomate. Depois: ao ataque que fica mesmo bom! Acreditem!

Para sobremesa comi uma pêra sumarenta e ainda vou petiscar um bocadinho de chocolate :)





O que eu quero mesmo é contar sobre o jantar mas... [10.05]

Fim-de-semana à porta mas a sexta feira é recheadinha de trabalho até amanhã de manhã! Fiz manhã e volto a entrar daqui a bocadinho para mais uma noite de trabalho! Depois sim, é fim-de-semana :)
E vocês, já têm planos?

O meu dia alimentar correu muito bem mas o que eu quero mesmo é falar-vos do jantar. Que fica para o próximo post. Disso e de como hoje corri mais rápido e fiz os 8km em menos tempo! E de como ainda arrastei uma das minhas melhores amigas que se portou lindamente e demonstrou uma resistência fora do normal! Uma amiga que me agradeceu e disse: "Hoje estou feliz!" depois de semanas tão melancólica e a passar uma fase difícil. Eu digo-vos, o melhor do mundo são mesmo as minhas pessoas queridas! Vocês não sentem isso?
Em relação a alimentação e treinos:

P.A.: leite com cevada + uma fatia de fiambre de frango + queijo fresco magro + uma fatia de pão de centeio integral (a última) e uma tosta integral (tenho sempre muita fome ao pequeno-almoço!)

Meio da manhã: iogurte magro + maçã + uma bolacha de arroz, tudo misturado! (é uma pena que me tenha esquecido de tirar foto!)

Almoço: grão de bico (deixei um bocadinho, a salada encheu-me!) + peixe vermelho cozido + salada de alface, tomate, cenoura, milho, pepino e orégãos

Lanche/Pré-treino: banana passada com varinha mágica + cevada (para dar gosto a café) + cereais muesli + uma tosta integral com uma fatia de fiambre de frango

Treino: 45min de corrida (8,2km) + 10 minutos de abdominais. Já não corria há quase uma semana e soube-me tão bem!

Jantar: aguardem :p

quinta-feira, 9 de maio de 2013

De como há lanches que nos enchem a alma [09.05]

O dia foi um dia normal de trabalho. Não muito pesado mas sempre com coisas para fazer. Um dia que começou com chuva (e eu de sabrinas, que me recuso a voltar a calçar botas) e acabou com um dia de sol animador. Os planos eram para ir correr mas um lanche com os meus dois melhores amigos de cá obrigou-me a mudar de ideias. Um lanche que se pautou por uma conversa estranha sobre as nossas aspirações, os medos, o futuro. O quanto estamos cansados de uma cidade que se repete ao som da vida académica e pouco tem para além disto. O quanto gostávamos de estabilidade na nossa profissão e trabalho. Daqueles lanches que gostámos muito mas cuja conversa foi mesmo sentida. 

Enfim, divagações :)
Quanto à minha alimentação e treinos:

P.A.: Duas fatias de pão de centeio integral + um queijinho fresco + fiambre de frango + leite com cevada

Meio da manhã: maçã + iogurte magro com sementes de sésamo e linhaça + um bocadinho de bolo caseiro que uma colega fez + café

Almoço: Arroz integral + salmão no forno sem gordura, só com especiarias e sementes + laranja

Lanche: chá verde + scone + pêra (quando cheguei a casa)

Treino: 50min de bicicleta estática + 10min de abdominais (eu sei, ando repetitiva nos treinos mas, por uma questão de prioridades e por rentabilizar o tempo, já que tenho a bicicleta em casa, é o que tem sido mais fácil. Transpiro imenso e gosto, juro! Como vos disse, a minha paixão é o BTT e um dia, falo-vos disso e o quanto me tem custado já não andar há mais de um mês!)


Jantar: sopa (eu não consigo passar sem sopa) + bife de frango grelhado no tacho, sem gordura e sem sal (só com muito limão, pimenta preta e orégãos) + salada de alface e tomate cherry. Sobremesa: morangos com cereais de fibra. Adoro estas combinações estranhas :D







quarta-feira, 8 de maio de 2013

Re-organizar [08.05]


Pessoas bonitas, um post rapidinho para vos mostrar o que comi hoje e o treininho que fiz. Mais uma vez fiz turno da tarde, o que me faz vir cá, já tardiamente, apesar de a caminha estar ali a chamar por mim (amanhã às 7h re-começa o meu dia). Ando com umas dores de garganta já previsíveis (todos os anos tenho dor de garganta e/ou amigdalite) e vá de me abastecer de líquidos, chá de limão quente e brufen (eu sou muito anti-medicação mas já conheço os sintomas e quero prevenir nova infecção e novo antibiótico!). Mas a motivação e a energia estão cá! Não peguei na dissertação, só li umas coisas mas senti-me bem. Estou a re-organizar horários e planear os meus dias para incluir: trabalho + dissertação+ treinos + cozinha + hobbies e pessoas queridas. Não é fácil mas se eu tiver um esquema, é melhor.
No meu 12º ano, quando só havia exames nacionais no 12º ano (não foi assim há tanto tempo, ok? :p), eu fiz um plano de estudos consoante o cronograma dos exames nacionais. A regra era, mais ou menos: dormir 8h30, estudar 9h e o resto do tempo aproveitar . E tudo dividido por disciplinas, matéria e tempo para resumos e re-capitulações. Não me saí mal. Acho que estou a precisar disso. Apesar de não gostar muito de rotinas, há alturas em que são muito necessárias:)
E o vosso dia? 

Em relação ao dia alimentar e treinos:

P.A.: leite com cevada e uma colher de cereais de fibra + 3 tostas integrais com um queijo fresco magro + fatia de fiambre de frango + uma laranja (apeteceu-me fruta ao pequeno-almoço)

Treino: 50minutos de bicicleta estática + 10min de abdominais

Almoço: sopa + wrap com saldada de alface e tomate + atum + 1 barrinha e meia de delícias do mar (a outra barra e meia ficou para o jantar) + taça de morangos com canela + café

Lanche (igual ao de ontem): pão torrado com queijinho tipo a a vaca que ri + iogurte magro + quiwi

Jantar: salada de alface e pepino + espinafres cozidos com barrinha e meia de delícias do mar + carapau no forno com sementes de linhaça e sésamo + maçã

Agora, enquanto escrevo: punhado de cereais de fibra :p




Isto não é só um blog de comida [07. 05]

Antes de tudo, obrigada pelas vossas palavras de ânimo ao post anterior. Acabei por ficar até tarde a alterar tudo e consegui enviar às orientadoras. Hoje já recebi nova lista de coisas a alterar mas fica para amanhã.

Como digo no título, este blog não é só sobre treinos nem comida. É sobre vida saudável e hábitos saudáveis, em geral. Deste modo, tudo o que contribua para o nosso equilíbrio deve ser tido em conta. Se estamos mais tristes isso reflecte-se na forma como comemos (há pessoas que deixam de comer e outras que comem mais), na forma como nos motivamos para treinar, na forma como nos relacionamos com o mundo. Do que vale andarmos a treinar muito se sentimos um cansaço desmesurado, um humor terrível e não convivemos com as pessoas à nossa volta?

A nossa vida é mais do que controlar calorias ingeridas e calorias perdidas. O que traz cor ao nosso dia são as nossas vitórias e, apesar de me sentir muito bem quando me controlo nos treinos e alimentação, sei que nada me faz mais feliz do que juntar os amigos num jantar tardio, namorar, ficar em silêncio a ouvir música, ler, viajar Eu sou uma pessoa de gostos simples, acreditem e hoje, ao estar em silêncio, com um copo de vinho tinto do bom, com dois dos meus melhores amigos, apercebi-me que não posso ser tão negativista. Se me dizem que tenho de melhorar, eu melhoro. Se me dizem que estou mal, eu analiso, reflicto e mudo, se assim entender. A minha saúde é metade a minha parte física e metade o meu bem-estar psicológico e eu quero sentir-me bem, quero sentir-me a superar-me, não só a nível de treinos. E se os treinos me ajudam a ser mais resistente fisicamente, também me têm ensinado muito a resistir mentalmente às frustrações, aos medos, às inseguranças.

Portanto, tudo isto só para vos deixar uma mensagem de incentivo, tal como me deixaram ontem a mim. Apesar de serem quase 2h, de ter voltado para a cidade onde trabalho e ter trabalhado o turno da tarde, de ter estado com os meus amigos num after work, quis vir cá porque vocês têm sido muito importantes neste meu caminho. Um obrigada enorme por isso!

Em relação ao meu dia, a nível da alimentação (e perdoem-me a qualidade das fotos):

P.A.: Iogurte magro + morangos + 3 colheres de cereais de fibra

Almoço: sopa + salada de alface e morangos + duas colheres de sopa de feijão preto + carne de vaca assada + laranja

Lanche: iogurte magro + pão torrado com queijinho light

Jantar: peru estufado + salada de alface, pepino e tomate + pêra

Ceia: (conta o vinho tinto?:p): duas tostas integrais



segunda-feira, 6 de maio de 2013

bad day [ou de como tinha tudo para ser um dia bom] 06.05

O dia bem que começou enérgico. Um treino vigorante, pequeno almoço e almoço delicioso, cinema bom com o namorado (e sem ceder às pipocas dele :p) mas depois, abro o mail e descubro que, basicamente, as últimas semanas de trabalho para a dissertação foram para nada. Não há nada que a minha co-orientadora não me aponte. E a orientadora principal vai atrás. Chamou-me a atenção de todos os parágrafos. Um capítulo todo de metodologia que tem de ser todo reformulado. 

E não sei porquê mas tive uma crise descomunal de choro (no momento em que escrevo isto volto a ficar com os olhos marejados). Eu sei que isto é normal. Mas eu estou cansada do Mestrado. Já é o segundo ano  (o 1º foi de aulas )e não é fácil conciliar mestrado + trabalho por turnos + trabalhar longe de família e namorado + treinos e cuidados com a saúde + amigos dos dois sítios (e os seus problemas) + situação instável a nível de emprego minha e do meu pai. Não é. Os ânimos cá em casa alteram-se, apesar de ser uma família super unida. E há dias em que deixamos cair a ficha e temos estas convulsões de choro. Acabou de me acontecer isso. Amanhã já passa, eu sei. Mas hoje estou assim (e tinha tirado a noite para trabalhar... já só me apetece aninhar-me na cara com uma série ou livro).

Desculpem o desabafo. Isto não é um problema a sério. Problemas a sério, continuo a dizer, são aqueles que envolvem a nossa saúde (e, claro, neste momento, o desemprego e todas as suas consequências). Mas eu estou desmotivada para dissertação. E gostava muito que em vez de críticas, me pudessem elogiar em qualquer coisa. Não sou presunçosa mas sei que escrevo, minimamente, bem. Aliás, eu sempre gostei de escrever. E aliar a críticas + desmotivação só me põe para baixo. Eu sou tão feliz quando estou com as minhas pessoas queridas, quando treino, quando invento receitas, quando tiro tempo para ler o jornal com um café, quando leio um bom livro, quando vejo uma boa série ou filme. Eu sou optimista e agradeço todos os dias a minha vida. Mas a dissertação está-me a causar tédio, desinteresse. Parece que não ando a aproveitar a vida, sabem?  
Mas, em relação ao meu dia alimentar e de treinos, sinto-me plena. Ora atentem:

P.A.: Papas de aveia com morango e canela + um café. Finalmente fiz umas papas de aveia decentes, tal como prometi ontem. Ficaram no ponto :)

Treino: 1h seguida de natação. Como vou sempre à mesma hora, acabo por conhecer as pessoas que também vão e já começo a arranjar conhecidos simpáticos! Adoro este espírito que se cria entre desportistas!

Almoço: sopa + bacalhau assado com broa e feijão frade (não consegui comer quase nenhum feijão, pois a broa já tem Hidratos de carbono e encheu-me imenso) + laranja

Meio da tarde (em pleno cinema): Iogurte líquido magro + maçã. Sou só eu quem tem imensa dificuldade em arranjar snacks para fazer fora de casa, saudáveis? Bolachas e barritas normais estão carregadas de açúcar. Só se andar com bolachas de arroz ou milho ou uma sandes! O namorado lá me mandava as pipocas para o meu lado mas eu só provei! :D

Jantar (sem fome, devido ao mail): Sardinhas assadas (adoro e estas são as primeiras do ano) + batata cozida esmagada com meio ovo cozido + couves. Nem me apetece sobremesa mas como me vou obrigar a reformular o capítulo, sei que a fome pode aparecer e faço uma ceia leve, se me apetecer. Desejem-e inspiração e motivação, sim? E obrigada por estarem aí, a aturar esta maluca :)








domingo, 5 de maio de 2013

05.05 [e de um dia com pouca fome]

Espero que o vosso domingo tenha sido solarengo. Eu acordei cedo, fui correr (e fiz o esforço para chegar aos 8km, tendo adicionado mais 1 minuto ao meu tempo total de corrida), tive um almoço delicioso em família, fui passear à beira-mar e aproveitar esta Primavera florida.

A nível da alimentação portei-me bem melhor que ontem mas sem remorsos ou arrependimentos. Ontem foi mesmo bom porque fui à minha pizzaria favorita que nunca desilude! Assim, hoje:
P.A.: Iogurte magro + cereais de fibra + um café

Treino: 46min de corrida (8km) + 10min de abdominais

Almoço: duas fatias de presunto magro + melão + salada de alface, cenoura e tomate + duas batatas assadas pequenas (não consegui comer o arroz) + carne de coelho assada no forno de lenha. Para sobremesa: uma fatia de "Delícia de Morango" que estava, literalmente, uma delícia :)

Lanche: Um bocadinho de tremoços (estava sem fome)

Jantar: sopa + uma fatia de bolo seco caseiro (continuo sem fome. Será normal?)



E o vosso domingo pessoas bonitas?