segunda-feira, 1 de abril de 2013

Motivação

Ontem foi um "cheat day".  Ontem não me apeteceu pensar demasiado no que me faz bem nem mal porque poder ter tido duas folgas e estar em família, foi do melhor. Ontem comi bem e fora do meu registo. Decidi, apenas, cortar nos hidratos de carbono e beber os meus 1,5l de água diários. Sentia-me bem com o o meu corpo, com a minha última semana e sabia que dias, não são dias. E assim foi e correu lindamente. Sem culpas, sem remorsos, com muitos sorrisos.

A confiança, como eu li, é o nosso trunfo, a nossa arma, o escudo. Ontem foi um dia livre? Hoje e amanhã e nos restantes dias, vão ser dias contidos, equilibrados e, se possível, felizes na mesma. A comida ou o regime alimentar devem proporcionar-nos prazer. Eu adoro inventar e inovar na cozinha, brincar com ingredientes. Um regime alimentar nunca pode ser rígido, caso contrário, perdemos rapidamente a motivação. Portanto, a partir de hoje, é re-começar uma nova alimentação. Nem digam dieta! Dieta é logo conotado como algo restritivo. A nossa meta é termos uma alimentação saudável porque, com uma alimentação saudável, conseguimos emagrecer e tratar muitos problemas de saúde.
 Mais do que a nossa aparência, é a nossa saúde, o nosso brilho interior, a nossa personalidade e equilíbrio mental

E a fórmula é sempre a mesma: refeições saudáveis + exercício = alterações no nosso corpo e muitos sorrisos!

Vamos lá, meninas ? :)

domingo, 31 de março de 2013

30.03

Olá pessoas bonitas ;) Antes de mais, uma boa Páscoa, cheia de família, sorrisos e muita saúde. E, como dias não são dias, cheia de comidas boas, ora pois !

Ontem saí da noite e vim até casa, a minha casa onde está a minha família, para aproveitar dois dias de folga. E, como sempre acontece quando venho, a minha mãe e avó planeiam comida boa que se torna irresistível e impossível de recusar. Não se espantem se se aperceberem que a Páscoa, por cá, começou mais cedo!

P.A. (ainda no serviço): Pão torrado com manteiga e um iogurte magro, bífidus

Meio da manhã, quando cheguei a casa: 6 morangos + duas tostas pequeninas, integrais

Treino: 30 min de corrida (+/- 5.4 km percorridos) + 5min de caminhada + 5min de abdominais
Almoço: sopa + três colheres de sopa de feijão frade cozido + 3 pataniscas de bacalhau (estavam tão boas que, na altura que tirei a foto, só tinha tirado para o prato 2 mas tive de ir buscar outra) + uma laranja

Jantar: uma batata cozida esmagada + salada de alface, tomate e cebola + frango churrasco. Sobremesa: uma fatia de tarte de ananás merengada (especialidade da mãe e cuja foto não faz jus ao sabor) e um bolinho de coco.






Fui sair um bocado e, quando cheguei, comi uma fatia de fiambre de frango e 4 tostas pequeninas integrais


sexta-feira, 29 de março de 2013

Mais ideias para wraps (jantar)

Como li nos comentários deixados sobre o meu jantar de wraps, de ontem, muitas de vocês ainda não se renderam a esta maravilha. A primeira vez que comi foi no Mc donalds e, rapidamente, se tornou no snack/refeição favorita, quando lá vou. Adoro a massa e a infinita possibilidade de a rechear. Estes wraps biológicos que comprei, têm 122 Kcal cada, sendo que, o nutriente mais presente são os hidratos de carbono. É óbvio que se pudermos fazê-los em casa, é melhor, mas à falta
de uma boa receita, estes servem muito bem. Têm pouca gordura e nenhum açúcar e são saudáveis.

Hoje voltei a inseri-los ao jantar: wraps com courgete e alho francês. 

Ingredientes:
meia courgete cortada, fininha, às metades de rodelas;
um alho francês cortado às rodelas finas
meia cebola pequena
um alho
um fio de azeite
sal, pimenta preta e oregãos a gosto

Cortar a cebola aos bocadinhos + o alho e colocar o fio de azeite
Levar a lume fraco durante 10 segundos e mexer;
Adicionar a courgete e o alho francês mais os condimentos
Deixar refogar uns 7/8 minutos e ir mexendo, para não pegar.

Ficou muito bom. Comi um carapau cozido, para introduzir proteína e um bocadinho de alface + tomate. A sobremesa foi uma pêra. 
Espero que tenham gostado da sugestão. Sobraram-me 4 wraps que congelei. Depois conto se ficam comestíveis, congelados. É que no frigorífico, depois de abertos, só duram 3 dias e eu não os vou consumir nesse tempo.

29.03

Mais uma manhã de trabalho que me fez acordar às 7h, E que dia triste, o de hoje! Aliás, que dias tristes, estes com chuva e cinzentões. Já não há paciência para tanto Inverno!

E não sei se é do tempo, do cansaço do trabalho, do turno menos bom de hoje mas estou cinzentinha, também. Estou mesmo apática, a precisar de um shot de motivação para mais uma noite de trabalho. Eu, que adoro e sou viciada em exercício físico, nem senti motivação para ir correr. Desculpei-me com o tempo e tal mas o que é facto é que estou é aborrecida. 

Mesmo assim, arranjei um dose mínima de motivação e fiz um treininho de 50 minutos de um vídeo da Jillian Michaels. Incidi mais nos abdominais e coxas.

Cá vai a alimentação:

P.A.: iogurte magro + duas colheres de sobremesa de cereais de fibra + uma fatia de pão de centeio + uma fatia de queijo flamengo + um quiwi

Meio da manhã: iogurte magro bífidus + uma maçã pequena + uma fatia pequena de um folar feito por uma colega de trabalho

Almoço: bacalhau cozido e desfiado + batata cozida aos quadrados + salsa e pimento, tudo misturado e foi a tostar ao forno com ovo por cima. Faço em grande quantidade, congelo em doses individuais e, depois, é só aquecer no microondas. Fica muito bom. Sobremesa: laranja e umas 10 amêndoas caseiras, feitas por outra colega e que são as minhas preferidas.

Treino de 50 minutos.
Pós-treino: Sopa! Um prato de sopa. Pois. Estou mesmo estranha hoje mas foi o que me apeteceu. Peguei numa tosta integral, partia-a aos bocadinhos e coloquei na sopa. Soube divinamente, enquanto via a chuva a cair.




quinta-feira, 28 de março de 2013

Omelete saudável e wraps

Ontem, na minha deambulação por ingredientes diferentes e comida saudável, decidi trazer uns wraps biológicos, que vêm acondicionados numa embalagem com 6 e que podem ser aquecidos no forno, no microondas ou colocar na frigideira com um bocadinho de gordura. Adoro wraps mas não os sei fazer (também ainda não me debrucei bem sobre o assunto, confesso).

E com o que é que podia fazer os wraps? Ora, tinha dois ovos no frigorífico que precisavam de ser comidos. Omelete? Omelete! Que combinação improvável mas...mãos à obra. Assim, bati os dois ovos, com umas pedrinhas de sal, orégãos e meia fatia de queijo flamengo. Adicionei uns 20ml de água e coloquei na tupperware própria de ir ao microondas. 3 min e feito. Entretanto, preparei alface e tomate, levei o wrap 10 segundos ao microondas e saiu o que se vê. Estava delicioso, este jantar improvável. Sobremesa: uma pêra docinha.

28.03





Mais um turno da manhã que começou com um pequeno-almoço estruturado, completo mas, um bocadinho "escangalhado". Não é que o pão se colou à tostadeira e tive de o tirar em 3 ou 4 bocados? :9

Assim, para o P.A.: leite meio gordo + cavada, pão de centeio com uma fatia de queijo flamengo + um quiwi
Meio da manhã: iogurte magro bífidus + uma maçã pequena + um bocadinho de folar (que um doente ofereceu ao serviço). Estava bom mas não ligo grande coisa, daí que só tenha, praticamente, provado.

Almoço: sopa de legumes + legumes salteados em azeite, ervas aromáticas e sementes de sésamo (fiz a mais, ontem) com uma lata de atum em azeite + uma laranja

Lanche pré-treino: uma banana + cereais de fibra + um bocadinho de aveia ao natural

Treino: Corrida de 6 km em 29 min, à chuva

Pós-treino: chá quentinho de limão

quarta-feira, 27 de março de 2013

27.03

Dia de trabalho em que acordei cedo para fazer manhã. Custa-me sempre acordar cedo mas é só mesmo aquele momento inicial de levantar porque o dia de trabalho termina às 16h e é como se tivesse ainda umas longas horas, pela frente, de tempo útil. E, com o Verão e a mudança da hora, ainda prefiro mais trabalhar de manhã em vez de tarde. Ficamos com muitas horas de sol para passear, lanchar, fazer exercicio e até ir à praia. Além disso, sempre que faço manhã reforço no pequeno-almoço. E eu adoro estar sentada, calmamente, a comer um bom pequeno-almoço. Sou capaz de pôr o despertador mais cedo só para poder tomar o pequeno-almoço com calma!

E hoje portei-me bem melhor! Regularizei a minha alimentação, apesar de não ter tido tempo de fazer exercício. Com esta chuva queria mesmo correr mas, além de não poder devido ao tempo, também tive outra consulta e fui fazer uma visitinha, calmamente, a uma loja celeiro. Mas isso fica para outro post ;)

Então, atentem:

P.A.: Pão de centeio + um fatia de queijo flamengo + uma fatia de fiambre de frango + leite meio gordo com cevada + um quiwi

Meio da manhã (sem foto): um iogurte bifidus magro + uma maça pequena + um café

Almoço: sopa de legumes (alho, alho francês, cebola, brócolos, cenoura, couve flor, abóbora, feijão verde) + uma dourada no forno sem azeite, com tomate + laranja




Lanche: uma barrita de chocolate (deliciosa) + uma pêra

Jantar: prato de sopa + salmão no forno sem gordura + legumes salteados num bocadinho de azeite (só condimentado com especiariasl) com sementes de sésamo + uma maçã

terça-feira, 26 de março de 2013

26.03


Dia de folga (finalmente) que aproveitei para descansar! Dormi até tarde. Tanto que o meu pequeno-almoço esteve quase para ser um brunch. Mas depois optei por comer menos, tendo em conta a noite de ontem !

Assim, para o P.A. que foi já a horas do almoço: Leite meio gordo com um bocadinho de cereais de fibra + 3 tostas integrais com um queijo fresco + uma laranja.

Tarde ocupada a trabalhar para a dissertação num cafézinho muito agradável e com uma vista maravilhosa sobre a cidade. Lanchei um café e uma torrada em pão saloio com manteiga e alho. Estava mesmo boa e tenho de repetir em casa. A torrada vinha acompanhada por uma pequena embalagem de mel mas eu abomino mel e nem experimentei a combinação.

Jantar: tostas com paté de atum (feito em casa) + massa com frango estufado e bocadinhos de bacon + um crepe com morangos e quiwi. (sem foto, que me esqueci!) Ainda estamos em modo romance. Amanhã retomamos comida mais saudável :p

Hoje fala-se do amor 25.03

Hoje falo-vos mesmo do amor. Ontem, foi um dia muito especial para mim e para o meu namorado. Comemorámos mais um aniversário juntos. Ontem e anteontem foram dias especiais. Tal como têm sido estes anos ao lado dele. 
E em dias especiais, esquecem-se os problemas, as inseguranças, as contagens de calorias e tudo isso que, muitas vezes, nos atormenta. Esquece-se também que estamos em crise e festeja-se. O amor deve ser festejado todos os dias mas há dias realmente especiais.

Como ontem saí da noite, quase não tirei fotos mas vou dizer-vos:






Meio da noite: um queijo fresco partido aos bocadinhos com uma maçã

P.A: pão torrado com manteiga e leite meio gordo

Trieno: 40 min de um workout que encontrei na net e que me fez transpirar imenso

Meio da tarde (quando acordei): prato de sopa + duas tostas com fiambre de frango + uma laranja

Jantar: O melhor do dia! Não se babem nem me digam que exagerei nas calorias nem me chamem à terra! Soube bem, fiquei super bem sem estar demasiado cheia e a felicidade não tem preço!

Então, as entradas foram pão de alho. Depois comemos uma mariscada (com quentes e frios) acompanhada por um vinho verde branco (prefiro tinto mas com marisco não fica bem). Sobremesa: waffle com gelado e frutos vermelhos (especialidade da casa).

domingo, 24 de março de 2013

24.03




Hoje o dia foi muito semelhante ao de ontem, não só a nível da alimentação mas também do trabalho: fiz manhã e do treino. Querem ver como eu não minto?

P.A.: leite meio gordo + cevada, pão integral tostado com parte de um queijo fresco e uma fatia de fiambre de frango + um quiwi (que nunca aparece na foto porque só me lembro de ir buscá-lo no fim!)

Meio da manhã: metade de um pão torrado sem nada + uma maçã + um iogurte bífidus de quiwi, magro

Almoço: juntou-se a malta toda que estava a trabalhar no serviço e fez-se uma almoçarada, de novo, tal como no domingo passado. Comi  migas (bocadinhos de broa ´+ feijão + couve cozida)+ frango churrasco + batatas fritas. Sobremesa: uma fatia de torta de chocolate, mais uma pequenina de torta de morango (shame on me!) e uma laranja. Não fiquem com ideias erradas ao olhar para o meu prato. Só não repeti as batatas fritas ;p adoro convívios assim, o turno passa a correr e a boa disposição eleva o espírito de equipa !

Treino: 25min de corrida (5km) + 5km a caminhar + 5 min de abdominais (+ arrumar a casa!)
Não consegui comer nada antes do treino! Tinha almoçado tarde e estava cheia.

Pós-treino: chá de limão.

Jantar: prato cheio de sopa ´+ carapau cozido com salada de alface, tomate e cebola + morangos com canela. E como ainda vou fazer noite: dois quadrados de chocolate preto! Confesso que desde o almoço comi pouco mas acreditem que ainda estou cheia do almoço!

sábado, 23 de março de 2013

23.03


Dia de trabalho e há que reforçar na alimentação para não se desfalecer :)

P.A.: pão integral com queijo fresco e uma fatia de fiambre de frango + leite meio gordo e cevada + quiwi


Meio da manhã: iogurte bífidus magro + maçã (esqueci-me da foto)

Almoço: arroz + carne assada de vaca + 2 batatas assadas + uma laranja (Mais uma vez só aqueci um terço do arroz. E sim, eu sei que arroz e batata não se deve misturar mas tentem persuadir uma avó super amorosa que vos diz constantemente que estão magrinhas e que vos faz o favor de cozinhar a mais para trazer para a cidade onde trabalho)


Lanche pré-treino: uma banana + uma pequena porção de cereais de fibra + um bocadinho de queijo fresco que tinha sobrado do pequeno-almoço


Treino: 5km em 24min a correr + 45 min de caminhada rápida + 10min de abdominais

Pós-treino (e a minha inexistência de fome): chá verde com sabor a mel, ginseng e limão






Jantar: sopa + red fish e salada de alface e tomate. Sobremesa: morangos com canela

22.03 (atrasado, que é sempre o que acontece quando faço tarde)

Ora, acordando antes duas horas do almoço, nunca penso num pequeno-almoço muito substancial. Desta forma opto sempre por cereais (em pouca quantidade) e leite. Foi o que aconteceu ontem:

P.A.: cereais de fibra + um bocadinho de cereais de fruta + cevada + leite meio-gordo + um quiwi

Os meus cereais favoritos são os cereais com frutas/amêndoas. Adoro mesmo fora da refeição. Mas quando olho para a composição nutricional e vejo o açúcar que este tipo de cereais tem, sei que devo ser moderada/ponderada no seu consumo. Deste modo, em vez de só comer esses cereais, encho a chávena com cereais integrais de fibra e coloco só um bocadinho dos outros, para ter o seu sabor e desfrutar de um pequeno prazer.

Almoço: sopa de legumes sem batata + salada de alface e morangos + duas batatas assadas + bocadinho de peru assado (um assado fabuloso no fogão de lenha, feito pela doce da avó) + laranja como sobremesa.

Meio da tarde, já no local de trabalho: chá + iogurte bifidus magro + pão torrado com um queijinho tipo a vaca que ri

Jantar: arroz (não o consegui comer todo, esta tupperware já vinha preparada de casa da avó e nem metade comi) + duas batatas assadas + peru. Sobremesa: maçã





Ceia: bolacha de arroz

quinta-feira, 21 de março de 2013

21. 03 (parte II)






Jantar super saudável: um bocadinho de sopa (estava a ficar esfomeada e antes que atacasse o pão, comi sopa de legumes sem batata) + uma batata (esmagada..manias minhas :)) + couve + um carapau cozido. De sobremesa foram 3 quadradinhos de um chocolate super diferente: cada quadrado tinha um recheio diferente. Delicioso!