terça-feira, 19 de março de 2013

19. 03


Dia que re-começa às 7h30, no término de mais uma noite de trabalho. E em dias em que faço noite ando sempre com uma fome desmesurada. Mas há explicação científica: quando dormimos, segregamos hormonas que saciam (nomeadamente a grelina). Se passamos uma noite em branco, não produzimos essas hormonas o que faz com que andemos sempre cheios de fome e a petiscar.

Então, e ainda no serviço, o pequeno-almoço foi: pão torrado com manteiga e um iogurte líquido

Meio da manhã: maçã, café e uma natinha

11h30: 50min seguidos de natação

Almoço: sopa + frango churrasco com uma colher de sopa de arroz e muita salada

Tarde: dormir ;)





Jantar: batata cozida + meio ovo + cavala + um bocadinho de broa (adoro broa com azeite) + uma gelatina (o pai adora :p)

segunda-feira, 18 de março de 2013

18.09 (jantar)


Jantar e muito sono combinam em algo muito rápido de se cozinhar. Mas depois relembro-me que tenho uma noitinha de trabalho pela frente e a motivação impele-me a fazer algo mais composto:

Prato de sopa + bife de vaca estufado + um bocadinho de alface + legumes salteados em azeite e tomate fresco. Para sobremesa comi morangos e um quiwi com canela. Será que ainda vou comer um quadradinho de chocolate preto? Penso que sim ;)

18. 03



Acordar cedinho para mais um turno matinal e, como sempre, um pequeno-almoço minimamente energético: Pão de mistura tostado com uma fatia de queijo flamengo (com - 50% de gordura) + iogurte bífidus com cereais de fibra.

Meio da manhã: cha + laranja + meio pão torrado

Almoço: sopa + maçã

Lanche (a desgraça): duas fatias de um bolo de chocolate divinal, feito por uma auxiliar do serviço + um chá verde. É um daqueles bolos húmidos, com recheio de leite condensado e calda de brigadeiro. Uma verdadeira bomba calórica mas foi impossível resistir! (até me esqueci da fostos :p)

Treino: 25min de corrida + 35min de caminhada + 5min de abdominais

Pós treino: uma tosta integral. Infelizmente eu nunca consigo comer grande coisa após o exercício físico. Fico sem fome durante umas duas horas. Será normal?

domingo, 17 de março de 2013

17. 03

Em continuação de um fim-de-semana de trabalho mas já sem tanta asneirada :)

Pequeno-almoço: pão saloio com uma fatia de queijo flamengo + leite com cevada

Meio da manhã: café + iogurte bífidus magro + dois quiwis (já vos disse que sou de rotinas?)
Almoço: uma almoçarada no serviço que se constituiu por migas + frango churrasco + um bocadinho de batatas fritas e laranja

Lanche pré-treino: uma maçã


Treino: 4km de corrida em 20min + 1hora a caminhar

Lanche pós-treino: chá-verde com sabor a mel, ginseng e limão (que é muito bom) e uma bolacha de arroz

Jantar: sopa (abóbora, feijão, couve, alho francês e alho) + salada de alface e tomate + omelete com queijo no microondas + gelatina.

A omelete que faço no microondas é muito saudável: bato dois ovos com um bocadinho de água fria e junto o que quiser (salsa, fiambre, queijo, vegetais, e tudo o que vos apetecer, dentro dos limites :p). Neste caso juntei um bocadinho de queijo. Devem-se juntar, também, umas pedrinhas de sal mas eu esqueço-me sempre e improviso com sal fino, no fim. Coloca-se tudo num recipiente próprio da Tupperware (que permite fazer outros petiscos, como um pequeno bolo de chocolate) e vai 3min ao microondas. Fica muito bom. Eu nunca fui fã de ovos mexidos ou omeletes fritos. Quando tinha ovos, cozia sempre ou fazia, esporadicamente, um ovo estrelado. Mas fritar não é, de todo, a minha forma de cozinhar favorita e só como fritos em casa da minha avó. Por tudo isto, não tenho grandes comparações entre estas omeletes em microondas ou fritas mas, quem já provou destas que eu faço, diz que ficam igualmente boas.

14. 15. 16. 03 (Parte III)

Sábado foi dia de trabalho mas, nem por isso, dia de menor restrição!
Para o pequeno-almoço: pão tostado com queijo e leite com cevada.

Meio da manhã: dois quiwis, um iogurte bífidus magro e uma fatia do bolo de chocolate que uma colega fez (e eu não ia ser desmancha prazeres, certo?):p


Almoço: sopa e uma laranja

Meio da tarde: pão tostado com tapas de mexilhão e de camarão

Jantar: Bacalhau assado no forno e salada (o arroz da foto não foi para mim). E sobremesa? Mais um crepe com morangos e um quadrado de chocolate negro. Para acompanhar um bom vinho tinto, ora pois :)



14. 15. 16. 03 (Parte II)


Dia 15

Dia de folga e com direito a ir experimentar um restaurante novo.

P.A.: leite com cereais de fibra

Almoço: No tal restaurante, em serviço de Buffet e que tem uma vista deliciosa pela cidade onde trabalho. Optei por sopa + raia no forno com uma colher de arroz e muita salada. Comi um bocadinho de pão. Sobremesa? Esqueci-me da foto mas comi metade de um llaollao (iogurte natural com toppings à escolha).
Meio da tarde: morangos

Corridinha de fim de dia: 3,5 km e mais uns tantos de caminhada.

Jantar: uma massa de ovo com frango estufado + linguiça + bocadinhos de bacon. Ficou brutal. A foto não traduz o sabor. Para sobremesa comi manga e uma fatia de bolo de iogurte.


14. 15. 16. 03 (parte I)

Mas que ausência daqui e já que saudades! Têm sido dias de trabalho mas também de namoro. Tive a visita do meu namorado cá na cidade onde trabalho e esqueci-me um bocadinho deste mundo virtual. Mas não me esqueci do blog e fui registando parte das refeições. Preparadas para o regabofe? A partir de hoje mantemos a sessão habitual, regular e, espero, mais saudável :p

14.03

P.A: leite com cevada e pão integral com manteiga magra
Meio da manhã: dois quiwis e um iogurte magro bifidus

Almoço: sopa + laranja

Lanche tarde: bolo de iogurte (caseirinho)



Jantar: salada de alface e tomate + dourada no forno. Sobremesa?? Um crepe com um quadrado de chocolate preto e morangos. Eu não disse que foi um festim? E ainda só estamos no início :p


quarta-feira, 13 de março de 2013

13.03


Que dia agitado hoje! Estou, finalmente, a conseguir abrandar o ritmo para voltar a acordar às 7h para mais uma manhã de trabalho! 


Pequeno-almoço nada original mas que é o que eu mais gosto: leite meio-gordo + cevada + pão tostado com fiambre de frango e queijo flamengo.

Meio da manhã: iogurte magro, dois quiwis e um café

Almoço: carapau cozido + grão de bico + laranja

Lanche: cereais de fibra + uma maçã cortada em pedaços + aveia (enquanto comia, li 2 páginas do meu livro actual). Ainda petisquei uma bolacha de arroz.

Jantar (bem tarde, já): sopa (a que fiz ontem) + meia pizza congelada + tomate + uma clementina




Entre 8h de trabalho + arrumar a casa a fundo e duas horas de espera para uma consulta + consulta ´+ farmácia  não tive hipótese de fazer exercício. Mas estou tão cansada como se o tivesse feito!

terça-feira, 12 de março de 2013

12.03


Dia cheio, hoje. Acordei cedo pois fiz o turno da manhã e, como sempre que faço manhã, despendo mais tempo a tomar um bom pequeno-almoço pois nunca sei quando as coisas podem complicar e a que horas posso voltar a comer algo.

Assim, para o P.A.: leite meio gordo + cevada, um pão integral tostado na tostadeira com uma fatia de fiambre de frango e meio queijinho fresco.

Meio da manhã (sem foto que foi, literalmente, a correr): iogurte líquido magro + 2 quiwis

Almoço: salmão no forno com azeite e especiarias + arroz + 1 laranja (eu sei que parece que só como arroz mas a minha mãe manda sempre comida a mais e ele tem rendido... e claro que não desperdiço!). E ainda apreciei quatro amêndoas de chocolate que um familiar de uma utente levou lá para o serviço. Adoro amêndoas (amêndoas a sério, ou seja, amêndoa coberta por chocolate). 

Lanche (após ter ido às compras para a casa e ter resistido, estoicamente, a pão quentinho acabado de cozer, pastéis de nata, pão com chouriço, bolachas e um sem fim de coisas boas que os hipermercados nos brindam): uma bolacha de arroz + o resto do queijo fresco do pequeno-almoço com 4 morangos cortados aos bocados e 3 colheres de sopa de cereais de fibra

Fiz um treininho de 50 min de um vídeo da Jilian Michaels.


Jantar: fiz sopa (podem ver a preparação) e esta é composta por: cenoura, beterraba, couve-flor, abóbora  brócolos, 2 couves pequenas, cebola, alho e meia courgete. Nada de batata! Mas acabei por jantar salada de alface e tomate + um bife de peru estufado + duas porções de legumes gourmet à venda, congelados e já temperados, no Lidl. Sobremesa: maçã!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Soja!

Descobri a soja no meu tempo de faculdade e consegui introduzi-la, sorrateiramente, na ementa familiar. No entanto, houve um interregno e apenas a minha mãe (intolerante à lactose) continuou a ingerir soja sob forma de leite.

Há uns meses voltei a comprar e soube-me mesmo bem. Desde então, tenho feito refeições de soja frequentemente. Substitui perfeitamente a carne e o peixe, é uma alternativa válida para pessoas vegetarianas e é super barato! Comprei uma embalagem que dá, à vontade, para mais de 12 refeições por menos de 2€!

 Atentem:


  • Demolhei a soja 30min em água corrente
  • Fiz um refogado com: alho, azeite, cebola, oregãos, pimenta preta, uma colher de sopa de tomate em frasco e pouco sal
  • Coloquei a soja, após estar demolhada, no refogado
  • Refogar 10/15min em lume baixo
  • Servir a gosto!


Podem ver que servi com alface e comi um prato de sopa. Para sobremesa foi uma pêra.

11.03

Hoje foi dia de colher sangue e consulta de rotina. Para o pequeno-almoço preparei em casa um pão com fiambre de frango e 1/2 fatia de queijo flamengo e levei comigo para comer após me tirarem sangue. Fui ao bar do hospital e complementei com um galão bem quentinho.

Almoço: arroz e red fish no forno + uma laranja

Lanche da tarde após 45 min de bicicleta estática: duas bolachas de arroz barradas com meio queijinho em triângulo cada uma + uma maçã cortada aos bocadinhos com canela e duas colheres de sopa de cereais fibre 1.


domingo, 10 de março de 2013

Boa  noite mundo :)

Após uma noitinha de trabalho soube bem dormir até às 16h! A minha alimentação fica um bocadinho confusa, atentem:

Às 2h da manhã: pequeno pão torrado com manteiga + uma laranja

Às 7h45: pão médio torrado com um triângulo de queijo + uma caneca de leite.

Cheguei a casa e fiz 45min de bicicleta estática. Queria ir correr mas estava a chover imenso. Tomei um duche super quentinho e cama. Quando acordei ingeri: uma bolacha de arroz com uma fatia de fiambre e uma pêra. E, para não passar o dia em casa, fui ate à pastelaria e bebi uma meia de leite e comi uma fatia de tarte maravilhosa, enquanto lia o jornal. Adoro estes programas solitários após sentir que já trabalhei.

Ao jantar e, já com fotos: sopa de legumes + salada de alface com uma tangerina + uma lata de atum em azeite. Sobremesa: maçã!


sábado, 9 de março de 2013

09. 03

Hoje o dia começou às 7h! E para um dia de trabalho, um pequeno almoço reforçado! A ver: leite meio gordo + cevada + um pão integral aquecido na tostadeira com uma fatia de fiambre de frango e um queijo integral. Eu adoro pequenos-almoços com tempo e recheados de coisas boas. Neste só faltou a fruta para ser equilibrado.

A meio da manhã (esqueci-me da foto) bebi um iogurte magro e comi uma maça + um café.

Às 13h30 almocei algo semelhante ao meu jantar de ontem: arroz e um pouco de carne assada. Sempre que almoço/janto no serviço nunca levo uma refeição pesada ou completa até porque, como não tenho hora de almoço, só venho comer quando tenho tudo orientado e, muitas vezes, rapidamente. Para sobremesa: laranja!

Ao lanche bebi um carioca e comi 1banana+ 1 kiwi com canela. Yummiii :p
Foi uma espécie de comida pré-treino: fiz 45 min de bicicleta estática.

Ao jantar: prato de sopa + uma dourada pequena no forno temperada só com limão, pimenta preta, oregãos, alho e um fio de azeite + alface. Sobremesa? Três morangos. Corteio-os e misturei canela. Delícia!

Como ainda vou fazer o turno da noite e dá-me imensa fome por volta das 2h, vou reforçar com uns quadradinhos de chocolate preto (comi hoje umas 6 amêndoas, pois ofereceram lá no hospital uma caixa enorme delas... devia prescindir do chocolate mas é a minha rotina pré-noite :))

08.03 (completo)


Hoje é dia de trabalho, tal como será o fim-de-semana e, por este facto, não tive tempo de passar as fotos para o blog mas prometo atualizar logo que consiga:)

P.A: leite do dia meio gordo + 3 colheres de sopa de cereais fibre1 + cevada

Almoço: sopinha (ora pois), alface e tomate (grande porção) + uma coxa de frango assado + 3 colheres de sopa de arroz. Laranja para sobremesa !

Lanche da tarde (no serviço): pão pequeno torrado com um queijinho em triângulo e iogurte de beber magro + uma tosta integral.

Jantar: em tupperware, pois claro! arroz e dois bocados de carne de vaca mais maça para sobremesa!

Quando cheguei a casa ainda petisquei uma tosta com uma fatia de queijo magro.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Sou só eu que fico cheia de fome/apetite quando estou a estudar ou a fazer trabalhos? Apetece-me petiscar de tudo! Auto-controlo. Auto-controlo. Auto-controlo. AUTO-CONTROLO.