Aqui à uns tempos comprei no Celeiro Proteína de Ervilha. Estive a ler uns artigos e decidi experimentar, uma vez que a proteína whey é derivada do leite de vaca e esta proteína é de origem vegetal. Apesar de não ser intolerante à lactose, vocês sabem que tenho tentado reduzir porque a nível intestinal me sinto bem melhor. Mas sem fundamentalismos!
Uma das desvantagens desta proteína é o seu preço: por 200g são 8€ e tal e nós sabemos que a proteína whey (também depende da qualidade, claro), é bem mais barata. Mas depois também tem vantagens, especialmente para quem é vegetariano/vegan.
Atentem:
"As ervilhas amarelas fornecem um único conjunto de aminoácidos essenciais e não essenciais, blocos de construção de tecido corporal e músculos. Sendo especialmente rica em lisina e arginina, a Proteína de Ervilha é especialmente benéfico para estilos de vida activos.
Os músculos são estruturas feitas principalmente de proteína. As atividades de treino físico intenso ou simplesmente o dia-a-dia pode causar danos musculares e o corpo usa as proteínas.
A proteína dietética tem outro importante efeito para perder peso. O açúcar no sangue vai ter um pico em resposta ao hidrato de carbono presente nos alimentos obrigando assim o pâncreas a segregar a hormona insulina para facilitar o armazenamento de nutrientes circulantes. Grandes picos de insulina resultam de refeições ricas ou simples contendo carboidratos (por exemplo, arroz branco, pão branco ou doces) e podem provocar o armazenamento de gordura e levar à resistência à insulina. Isto pode também levar a quedas drásticas subsequentes de açúcar no sangue que resulta em fadiga. Consumir proteína ou combinando-a com uma refeição ajuda a regular o açúcar no sangue e este efeito da insulina evita o potencial armazenamento de gordura corporal.
Leguminosas, como ervilhas amarelas, fornecem uma fonte de compostos fenólicos que ocorrem naturalmente, as substâncias bioactivas têm uma vasta gama de propriedades terapêuticas e farmacológicas. Num estudo de 2009, foram extraídas quantidades variáveis de 8 compostos fenólicos diferentes em diferentes amostras de ervilhas. O ácido gálico, ferúlico e tânico estavam entre os mais comuns. O ácido gálico e ferúlico são mais conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, enquanto o ácido tânico tem mostrado potencial de propriedades antivirais e antibacterianas."
Na minha perspectiva, não vou deixar de consumir whey mas esta é uma boa opção para, de vez em quando, substituir. Misturo-a na sopa mas também dá em batidos. Não tem um sabor nada intenso e passa quase despercebida. Ficam as fotos para compararem.