Mostrar mensagens com a etiqueta Dicas saudáveis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dicas saudáveis. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 13 de março de 2015

Receita de Pão de Aveia e Linhaça

Baseei-me nesta receita e criei o meu primeiro pão! Fiquei encantada com o resultado. Fiquem com a minha versão:

Ingredientes:

  • 300g de farelo de aveia
  • 45g de linhaça castanha moída + 150g de água à temperatura ambiente;
  • 330 ml de claras pasteurizadas
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de coentros picados e secos
  • sementes de girassol, linhaça e chia


Como preparar:

  • Ligar o forno a 180º
  • Misturar a linhaça com a água até formar uma papa. Reservar.
  • Numa taça, misturar todos os ingredientes (excepto as sementes) e, por fim, a mistura anterior. Envolver bem até formar uma massa homogénea. Atenção que fica tipo pasta, não fica líquido!
  • Colocar a mistura numa forma de silicone de bolo inglês, polvilhar com as sementes e levar ao forno pré-aquecido. No meu caso, bastaram 25minutos mas depende dos fornos. Usem a técnica do palito na parte mais central para testar.


Fica um pão com cerca de 25cm de comprimento, não é fofo, é mais maciço, mas, na minha opinião, ficou muito bom mesmo! Experimentem!

sábado, 7 de março de 2015

Porque não ganhamos a massa muscular que queremos?

Li um post no Instagram interessante e resolvi deixar aqui os erros mais comuns que fazemos e que inviabilizam o ganho de massa muscular. Vou partilhar também as minhas dicas.


  • Pré-treino incorrectos: Se comermos mal antes do treino, diminuímos a nossa força e resistência. Por exemplo, a minha nutricionista recomenda que tenho de ingerir proteína ´+ hidratos de carbono de absorção lenta + gordura saudável. Um exemplo é pão funcional (depois deixo a receita) barrado com manteiga de amendoim e um queijo fresco magro ou babibel.
  • Pós-treino incorrecto: Se comermos mal após um grande esforço físico, podemos deitar tudo a perder. Um bom pós-treino pode ser 1 scoop de whey em água com 3 colheres de aveia e uma peça de fruta. Ou uma sopa com proteína de ervilha e uma fruta.
  • Jejum prolongado: É essencial distribuirmos bem os macro e micronutrientes durante o dia todo.
  • Proteína adequada: Temos de ingerir proteínas de alto valor biológico (tipo clara de ovo, carne, peixe ou whey da boa).
  • Comer só frango e batata doce: precisamos de variedade para adquirir um leque maior de nutrientes!
  • Cortar na gordura:O ideal é que 20 a 30% da nossa dieta seja à base de gordura, principalmente a insaturada. A gordura é essencial para o ganho de massa muscular de qualidade. Boas fontes são os frutos secos, o salmão, sardinha, cavala, abacate e óleo de coco.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Pão de microondas sem glúten - receita

Retirei a ideia geral desta receita algures de uma conta do Instagram mas fiz-lhe umas alterações. É um "pão" rápido e prático, não ficou tão fofo como esperava, até ficou um bocadinho mais massudo mas torrado com queijinho light/magro consegui comer muito bem! Experimentem. É sem glúten!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de arroz
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de fermento
  • 1 clara (a receita original era uma colher de sopa de leite mas eu não tinha nenhum leite aberto e substituí).

Misturei tudo com a varinha mágica e dispus numa tupperware com esta forma rectangular, própria para ir ao microondas.
Deixei no micro 3minutos, em potência máxima.

Levei para o lanche da tarde, no meu serviço e torrei, recheando depois com queijinho light. Ficou aprovado!




quarta-feira, 4 de março de 2015

Comparação de tostas

Trago 3 propostas de tostas para os nossos snacks e as devidas composições nutricionais, preços e ingredientes. 



  • Estas tostas de centeio e iogurte magro, compro no Lidl e de 200g. Custam 0,99€.
  • Nos ingredientes não refere especificamente que contém glúten mas, com farinha de centeio e devido à contaminação cruzada, é quase óbvio que tem.
  • A composição nutricional é muito básica mas a percentagem de gordura é baixa. Falta a composição exacta dos açúcares (só dá a ideia geral dos Hidratos de Carbono).
  • Apesar de tudo, não as acho nada doce e gosto bastante. Relação qualidade preço top!



  •  Estas tostas encontram-se no El Corte Inglés, Jumbo e penso que já vi também no Continente.
  • A embalagem também é de 200g e custa 1,99€.
  • Os ingredientes, pelas mesmas razões supracitadas, contém glúten.



  • Têm mais gordura que as tostas do Lidl e menos hidratos de carbono mas não é significativo. 
  • Têm uma informação nutricional mais detalhada.
  • O gosto é bom mas, de todas, é o mais característico.


  • As tostas Pain de Fleurs encontro no Celeiro e Jumbo. Estas são de trigo sarraceno e das mais baratas.
  • Custam cerca 2€/ quase 3€, não me recordo ao certo, por 150g. São as mais caras.
  • Não têm glúten, o que é um bom ponto a favor.
  • A gordura é semelhante às outras tostas e têm pouco açúcar.


Já experimentaram? O que escolheriam?


terça-feira, 3 de março de 2015

Bolinhos de aveia e manteiga de amendoim

A receita que partilho hoje é óptima como pré e pós-treino. Tem hidratos de carbono de absorção lenta e de absorção rápida, tem proteína e gorduras saudáveis. Também serve como ceia ou para uma sobremesa mais fit.

Ingredientes:

  • 1 banana madura
  • 1/2 chávena de chá de manteiga de amendoim
  • 1 ovo L
  • 1/4 chávena de chá de syrup de panquecas da walden farms (podem substituir por mel)
  • 1/2 chávena de chá de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de linhaça moída
  • 1 colher de café de fermento
Misturar tudo com a varinha mágica. Fica uma papa um bocadinho "colante". 
Com o auxílio de duas colheres de sobremesa, formar os bolinhos e colocar em forminhas de papel ou silicone.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante, pelo menos 10minutos. No meu forno é quanto basta.

Não fica muito doce mas, na minha opinião, são óptimos. Podem adicionar bocadinhos de frutos secos/oleaginosas, pedaços de chocolate ou mirtilos à massa antes de ir ao forno.












sábado, 28 de fevereiro de 2015

A minha receita de Granola


O que se faz numa tarde chuvosa, em que já se treinou de manhã e o sofá fica apenas reservado para o pós-jantar? Inventam-se, criam-se, testam-se receitas.

Hoje a tarde foi profíqua neste sentido. Fiz Granola, pela primeira vez; uns muffins e uma mistura simples de linhaça e sementes de girassol para promover um bom trânsito intestinal.

Deixo-vos hoje a minha receita de Granola, adaptada de várias que fui registando no meu caderninho :)

Ingredientes:

  • 1 chávena chá de aveia
  • 1 chávena de chá bem cheia de mistura de nozes, amêndoas, sementes de girassol, amendoins, chia e sésamo. Os frutos secos devem ser partidos grosseiramente.
  • 3 tâmaras cortadas aos pedaços
  • 1/3 de chávena de sultanas
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de syrup de sabor a panquecas da Walden Farms (podem substituir por outra colher de mel)
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 colher de sobremesa de canela
Misturar tudo com a ajuda de um salazar.
Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal (eu não tinha e tive de improvisar com papel de alumínio) a mistura, bem espaçada.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º. O tempo em que fica no forno é variável. Devem ir mexendo e vigiando para não torrar. No meu forno foram uns 15minutos.
Retirar, quando estiver já bem dourada e esperar que arrefeça.

O cheiro que fica na cozinha é inconfundível e o sabor? Era capaz de comer aquele pote todo, como se fossem pipocas!





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sobremesas fit*

Durante o dia, eu passo mesmo bem sem comida doce. Mas depois do jantar, o meu desejo por algo mais açucarado sobe em flecha. E isto, pelos vistos, tem uma justificação científica. Nós temos uma hormona - Cortisol - que auxilia o organismo a moderar o stress, reduz a inflamação, ajuda na manutenção de um bom sistema imunitário e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. Como não necessitamos de tanta energia à noite, os níveis de Cortisol diminuem, pois é uma forma de passar a informação que temos de ir dormir. Como estamos acordados, tentamos compensar a queda de açúcar no sangue com a ingestão de alimentos mais açucarados/gordurosos. O fim do dia também é sinónimo de mais cansaço e mais vontade de compensar com comida.

E o que fazer para proporcionar os melhores nutrientes ao nosso corpo e não nos deixarmos vencer pelas compulsões? Comer bem, saudável e fazer opções inteligentes:


  • Bater morangos com a varinha mágica (fica tipo mousse) e adicionar um topping crocante (como frutos secos/sementes)






  • Uma mousse de manga fit








  • Base de iogurte/queijo fresco batido com fruta à escolha por cima






  • Maçã aos gomos (com canela e sumo de limão fica do céu)







  • Gelatina com frutos secos


E vocês, o que me aconselham? :)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Das minhas manhãs e uma receita*

Cada manhã pode ser um novo re-começo. Cada manhã pode ser o que nós quisermos (ou quase). Pode ser um início de um dia bom ou o início de um dia em que só desejamos voltar à cama. Pode ser vivida em silêncio, num ritual solitário ou num ambiente de palavras, música e/ou pessoas. Uma manhã pode ser iniciada com as notícias do dia, com uns parágrafos do livro do momento ou com conversas boas. Ou então pode ser um rodopio de pequenos-almoços, crianças e mil e uma tarefas. As manhãs podem ser de sol ou de chuva. Mas são sempre melhores quando temos um sol dentro de nós.
As minhas manhãs perfeitas não têm de ser as de folga. Têm de ser em casa, em silêncio, com calma. Têm de ter um bom pequeno-almoço. Têm de ter uma leitura. Têm de ser simples mas que me dêm combustível físico e mental para o dia que virá. Sei que um dia, com família própria, as coisas terão de mudar e não quer dizer que não vá gostar. Mas, por enquanto, gosto assim. Mesmo quando estou em casa com os meus pais e irmão, gosto do meu tempo, do meu silêncio, de me sentar de faca e garfo. Eles acham piada, até porque o meu pai almoça de pé e tudo :p Mas tentam respeitar :)

Ontem o pequeno-almoço foi às 9h30. Após 55minutos de natação e com direito a panqueca.
Fica a receita e a foto:
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de farinha de milho (maizena)
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa cheia de proteína whey em pó (sabor de ananás)
  • 1 colher de café de sementes de chia
  • 1 clara
  • 1 colher de sopa de leite de soja
Bater tudo, levar a uma frigideira pré-aquecida anti-aderente e tapar enquanto cozinha.
Decorei com queijo fresco magro e quiwi e acompanhei com um chá verde bem quente. A leitura: um artigo sobre o glúten.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Proteína vegetal



Aqui à uns tempos comprei no Celeiro Proteína de Ervilha. Estive a ler uns artigos e decidi experimentar, uma vez que a proteína whey é derivada do leite de vaca e esta proteína é de origem vegetal. Apesar de não ser intolerante à lactose, vocês sabem que tenho tentado reduzir porque a nível intestinal me sinto bem melhor. Mas sem fundamentalismos!
Uma das desvantagens desta proteína é o seu preço: por 200g são 8€ e tal e nós sabemos que a proteína whey (também depende da qualidade, claro), é bem mais barata. Mas depois também tem vantagens, especialmente para quem é vegetariano/vegan.

Atentem:


"As ervilhas amarelas fornecem um único conjunto de aminoácidos essenciais e não essenciais, blocos de construção de tecido corporal e músculos. Sendo especialmente rica em lisina e arginina, a Proteína de Ervilha é especialmente benéfico para estilos de vida activos.

Os músculos são estruturas feitas principalmente de proteína. As atividades de treino físico intenso ou simplesmente o dia-a-dia pode causar danos musculares e o corpo usa as proteínas.


A proteína dietética tem outro importante efeito para perder peso. O açúcar no sangue vai ter um pico em resposta ao hidrato de carbono presente nos alimentos obrigando assim o pâncreas a segregar a hormona insulina para facilitar o armazenamento de nutrientes circulantes. Grandes picos de insulina resultam de refeições ricas ou simples contendo carboidratos (por exemplo, arroz branco, pão branco ou doces) e podem provocar o armazenamento de gordura e levar à resistência à insulina. Isto pode também levar a quedas drásticas subsequentes de açúcar no sangue que resulta em fadiga. Consumir proteína ou combinando-a com uma refeição ajuda a regular o açúcar no sangue e este efeito da insulina evita o potencial armazenamento de gordura corporal.

Leguminosas, como ervilhas amarelas, fornecem uma fonte de compostos fenólicos que ocorrem naturalmente, as substâncias bioactivas têm uma vasta gama de propriedades terapêuticas e farmacológicas. Num estudo de 2009, foram extraídas quantidades variáveis ​​de 8 compostos fenólicos diferentes em diferentes amostras de ervilhas. O ácido gálico, ferúlico e tânico estavam entre os mais comuns. O ácido gálico e ferúlico são mais conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, enquanto o ácido tânico tem mostrado potencial de propriedades antivirais e antibacterianas."



Na minha perspectiva, não vou deixar de consumir whey mas esta é uma boa opção para, de vez em quando, substituir. Misturo-a na sopa mas também dá em batidos. Não tem um sabor nada intenso e passa quase despercebida. Ficam as fotos para compararem.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pequeno-almoço paleo

Hoje decidi variar o meu pequeno-almoço. Eu sou (ou era?:p) a maior adepta de pão ao pequeno-almoço. Adoro pão torrado com queijo fresco e uma bebida quente. É aquela comida de conforto. Mas como têm visto, as minhas opções de pequeno-almoço têm sido muito mais vastas, visto que ando a tentar perceber alguns aspectos do meu corpo, nomeadamente como reage com menos quantidade de glúten. 

Desta forma, hoje foi um início de dia diferente e, nem por isso, menos saboroso:
  • Tinha legumes salteados em cebola e alho feitos do dia anterior, com cogumelos. 
  • Na horas fiz ovos mexidos (2 claras e uma gema) com coentros. 
  • Adicionei meio abacate, uma mini tangerina e um quiwi (tudo biológico).
  • Polvilhei tudo com bagas goji, sementes de abóbora e de girassol.
  • Acompanhei com um chá.

Acreditam que fiquei saciada? E que tive bastante energia durante a manhã? Claro que ainda lhe podia ali colocar uma fatia de pão mas pronto, fica para uma próxima :) Hoje tinha de ser assim ;)




segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A influência do sono no nosso peso

O sono e o descanso são fundamentais para a nossa saúde mental e física. Na revista Prevenir deste mês, analisam vários parâmetros influenciados pelo sono, sendo um deles, o nosso peso.

Diz o artigo que enquanto dormimos, são produzidas duas hormonas super importantes: a leptina (com origem nas células do tecido adiposo - gordura) e a grelina (produzida no estômago). A leptina comunica com o hipotálamo, emitindo sinais de saciedade. Por seu turno, a grelina estimula o apetite.

Se não dormirmos bem ou o suficente, o organismo produz menos leptina (hormona da saciedade) e mais grelina (hormona da fome). Assim surge um desiquilíbrio hormonal  que favorece o aumento de peso. Há um aumento do risco de obesidade e diabetes, devido à desregulação dos hidratos de carbono e do metabolismo de gordura.

Dicas para dormir melhor:

  • Praticar exercício físico (até 3 horas antes de adormecer) pelo menos 3 dias/semana.
  • Evitar dormir a sesta.
  • Evitar os açúcares após as 18h (mesmo os da fruta): fornece energia e adia o sono.
  • Devemos jantar até 2/3 horas antes de irmos para a cama e optar por frango, peixe gordo, ovos, laticínios, nozes e tofu. Estes alimentos são ricos em triptofano que será convertido em serotonina e nos ajuda a relaxar. Os hidratos de carbono complexos (abóbora, arroz, massa, batatas) também são amigos do sono.
  • O quarto deve estar silencioso, escuro e não devemos levar gadgets para a cama. 
  • Os tons do quarto devem ser neutros e a temperatura deve ser agradável (entre os 18 e os 22º).

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Organizar/Marmitar

Tupperwares, tirar tempo para rentabilizar a cozinha e organizar tudo. Em duas horas, poupa-se tempo para várias refeições.~

Não há desculpas!

Nesta foto tem: bacalhau, red fish e raia no forno sem gordura; legumes salteados; cogumelos salteados com coentros e malagueta; quinoa cozida; ovo cozido e quiche low carb e protéica.





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dicas de organização e reciclagem*

Quem gosta de cozinhar, regra geral, gosta de ter os ingredientes à mão, arrumados e bem identificados. Eu não sou excepção: adoro ver tudo em frasquinhos, tupperwares transparentes, arrumados, alinhados e limpos. Reciclo muitos frascos. Na primeira imagem e da esquerda para a direita temos: quinoa, sementes de chia e sésamo, couscous de milho, bagas goji, linhaça moída amarela e aveia.

Cá em baixo, faltam-me mais frascos para as farinhas: de milho (maizena), de arroz, de trigo integral (não tenho usado porque tenho preferido as sem glúten) e de alfarroba.



Quem mais é assim? :)





terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Marmitar está na moda #3

Para quem é vegetariano ou não. Para quem prefere carne ou para quem prefere peixe. Para os desenrasques ou para impressionar os colegas. Ficam algumas dicas para inovarem nas vossas marmitas, marmitarem com estilo e manterem a alimentação ao vosso gosto :)





Feijão preto, atum de lata ao natural e salada



Salada + batata doce + soja estufada com cogumelos
Quiche de legumes sem massa + filetes de peixe no forno sem gordura (estes são de tilápia)
Legumes + ovo cozido + atum em água ´+ couscous de milho
Peixe espada preto no forno sem gordura + noodles de arroz com legumes salteados
Legumes salteados com bacalhau cozido
Bife de peru com arroz + delícias do mar + salada

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Sumo verde/detox - nova receita

Segunda-feira decidi começar o dia com um sumo verde. Fazia manhã, o turno ia ser trabalhoso e queria ter energia para enfrentar bem o dia de trabalho e de treinos.

Receita:


  • 2 cubos de espinafres congelados (deixei a descongelar no frigorífico durante a noite)
  • 1/2 pepino com casca
  • 2 folhas de alface
  • 1 laranja inteira (evitei tirar a parte branca porque é a que tem mais fibra)
  • 1 rodela de 1cm de gengibre
  • chá barriga lisa (+/- 150ml)
  • 1 colher de sobremesa de spirulina
  • 1 colher de sopa de mistura de sementes de chia e sésamo
Bati tudo com a varinha mágica e como a base era chá quentinho, soube mesmo bem, até porque a laranja adoça bastabte :) Enfeitei com goji e 2 amêndoas.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Receita de Panqueca pós-treino

Deixo aqui uma receita nova de panquecas para pós-treino. Esta ficou no ponto: não se desfez, nem ficou doce nem salgada, o que a torna ideal para acompanharem com qualquer topping a gosto.

Ingredientes:


  • 100ml de claras (+/-3 claras grandes)
  • 1 scoop de whey (a minha é de ananás)
  • 2 colheres de sopa cheias de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa cheia de queijo fresco batido 0% mat. gorda
  • 1 colher de chá de canela


Bater tudo com a varinha mágica e levar a uma frigideira anti-aderente até dourar. Eu recheei com um queijinho light e coloquei canela :)


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Folhado fit e protéico - Receita

A receita não me saiu propriamente da imaginação: foi uma junção de ideias de algumas receitas que fui vendo por contas do Instagram e blogs. Chamei-lhe "Folhado fit e protéico" porque este mimo é rico em proteínas de alto valor biológico e faz lembrar um folhadinho daqueles muito apelativos que se vêm nas pastelarias. Ou então não. Mas a mim faz e é uma óptima alternativa para quando estamos com desejos, já para não referir que é super prático, rápido de confeccionar e saboroso!

Ingredientes:

  • 2 fatias de fiambre de frango não muito finas
  • 1 ovo

Preparação:


  • "Forrar" uma forma de silicone que possa ir ao microondas (ou forno, conforme preferirem) com as duas fatias de fiambre.
  • Quebrar a clara para dentro da forminha.
  • Levar ao microondas por uns 40/50 segundos (depende da potência, convém vigiar).

Observações:
  • Com o ovo inteiro deve ficar muito bom também. Quando testar, dou o feedback.
  • Não usei temperos porque este tipo de fiambres já tem sal q.b. mas uns orégãos e uma pimenta preta acompanham sempre bem.
  • O "Folhado" ficou perfeitinho, não se desfez e a clara cozida.
  • As formas de silicone comprei há uns tempos no Continente e são top. Nunca as tinha usado mas vou passar a fazer muito mais receitas.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Para motivar o fim-de-semana

Dizem os sites de meteorologia oficiais (consulto sempre o de Portugal e o de Espanha) que o fim-de-semana vai estar solarengo. A temperatura máxima sobe um bocadinho e já se nota que os dias estão a crescer.

Portanto, aproveitem o dia! Saiam para uma caminhada, corrida, ginásio ou voltinha de bicicleta (ou qualquer coisa que vos faça mexer!).

E comecem bem, com um pequeno-almoço nutritivo, colorido e que vos dê energia! Deixo algumas imagens para vos inspirar!

Bom fim-de-semana pessoas bonitas!


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Waffle/Panqueca low carb

Mais uma receitinha para dias em que não há treinos e óptima como pequeno-almoço e/ou lanche.

Ingredientes:

  • 2 claras
  • 1 colher de sopa de linhaça moída
  • 1 colher de sopa de farinha de milho
  • 2 colheres de sopa de leite de soja light
Bater tudo e levar ou à máquina de waffles ou a uma frigideira anti-aderente. Eu decorei com quiwi, nozes e amêndoas.