sábado, 20 de abril de 2013

[Beringela recheada após tanta resistência] 20.04

O meu sábado não foi de fim-de-semana. O meu sábado foi um dia qualquer de semana, com direito a acordar cedo e enfrentar um turno cansativo. Tanto que hoje foi dia de descanso [só fiz uma caminhada de meia hora para ir visitar uma feira medieval]. Há uma semana que não descansava de treinos e soube mesmo bem.

Hoje também foi dia de experimentar uma nova receita: beringela recheada. Atentem:

1 beringela
1 bife de vaca
1 linguiça
meia lata de cogumelos laminados
um alho
cebola q.b
temperos a gosto
2 colheres de sopa de tomate de frasco para o refogado
um bocadinho de vinho branco
1 fatia de queijo flamengo com menos 50% de gordura

Cortar a parte de cima da beringela e retirar o conteúdo da mesma. Fazer um refogado com alho, cebola, azeite, tomate, orégãos e pimenta. Depois de ferver, colocar o bife cortado aos bocados, devidamente descongelado e temperado com limão. Adicionar o conteúdo interna da beringela e a linguiça cortada em 4 e deixar refogar aí uns 20minutos (adicionar água para não torrar). Adicionar os cogumelos e deixar refogar mais 10 minutos ou até existir o mínimo de molho possível. Apagar e passar tudo com a varinha mágica. Rechear a beringela com esta mistura de carne picada, colocar uma fatia de queijo flamengo cortada por cima e um bocadinho de pão ralado. Vai ao forno até gratinar et voilá. Que coisa boa! :)


Em relação ao meu diário alimentar:

P.A.: leite com cevada + duas fatias de pão de centeio integral (este comprei no lild e acho bem melhor que o anterior que comprei no Celeiro. Pelo menos não é tão "picante"!) + um queijo fresco magro e uma fatia de fiambre de frango + um quiwi

Meio da manhã: iogurte magro e maçã

Almoço: sopa (fica assim avermelhada porque coloquei beterraba) + um tomate pequeno com um carapau assado sem gordura + uma laranja

Lanche: uma bolacha de arroz com uma fatia de fiambre de frango e chá verde. Não imaginam o quão salivei na feira medieval a que fui! Eu adoro frutos secos e cristalizados bem como crepes e sangrias. E aquilo estava apinhado de barraquinhas com estas delícias. E havia pão com chouriço, doces conventuais... Bem, que fome que fiquei para o jantar.

Jantar: um restinho de sopa + beringela recheada com meio tomate + uma pêra bem docinha

E o vosso sábado, como foi? Já agora, acham que como muita fruta? Eu adoro fruta e se pudesse comia a todas as refeições mas se calhar exagero, não?



4 comentários:

  1. Olá! Para mim foi dia de descanso, também ja merecia. Trabalhei nos dois últimos fins de semana. Eu também gosto muito de fruta e como sempre que posso. Só evito comer depois do almoço e jantar.
    Beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas é quando me apetece mais: no fim das refeições. Em minha casa sempre se comeu muita fruta e eu adoro! Mas às vezes penso se não como fruta a mais :/

      Eliminar
  2. Olá Vi!
    Também gostei muito do teu blog, achei as tuas receitas muito saborosas e apetitosas, parecem as que fazemos em minha casa. Por exemplo, essas beringelas recheadas pareciam óptimas! Quanto à tua pergunta sobre a fruta, acho que incluía-la em todas as refeições depende dos teus objectivos: se queres perder peso, podes incluía-la se não excederes o teu limite de calorias; se estás em manuntenção, em princípio deves poder incluía-la sem exceder um limite de calorias (percebi que comes pouco) :) A fruta mal não faz, e só tem vantagens para o nosso corpo!
    Há alguns pormenores acerca de ti que ainda não percebi: tens uma paixão por alimentação saudável e por isso criaste o blog OU queres emagrecer e ter um estilo de vida mais saudável? Saber isto ajudava-me a perceber-te :)
    Beijinho, vou passando por aqui ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita :) Sim, tenho uma paixão por vida saudável e por isso criei o blog. Nunca tive excesso de peso mas quando entrei para a faculdade, há 8 anos, engordei uns 5kg e isso levou-me, mais tarde, a não querer voltar a ter aquele peso porque me custou re-adquirir novos hábitos alimentares. Às vezes acho que tenho uma paranoia por comida saudável e exercício e queria aproveitar mais o lado positivo da vida, a abusar quando tem de ser e a controlar-me quando me excedo. Quero tonificar o meu corpo, dar-lhe bons nutrientes e fazer comida diferente, saudável e que me deixe sem fome. E partilhar tudo isto e as minhas dúvidas no blog, tem-me ajudado a viver com mais equilíbrio, a tentar receitas novas, a empenhar-me no exercício e a sentir-me melhor comigo mesma :)
      Sê bem-vinda! ;)

      Eliminar